sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A magia dos temperos - Parte 1


Uma amiga pediu pra eu fazer um post com alguns esclarecimentos sobre os temperos/condimentos que costumo usar, entao resolvi escrever um pouco sobre eles:

Za'atar -> é usado no Oriente Médio. Literalmente significa "tomilho" mas é uma mistura composta de tomilho, gergelim, sumagre e um pouco de sal. Já vi alguns que também levam orégano. Cada país tem sua variante, mas a base é essa. Usa-se muito em paes e também é ótimo em vegetais e molhos de saladas. Eu sinceramente uso em tudo, inclusive no meu "tofu mexido" do café da manha...!

Ras El Hanout -> também um tempero árabe, muito usado no Marrocos. Pode ser uma combinacao de até 50 especiarias. Algumas delas sao: cominho, cardamomo, coentro, pimenta do reino, primenta branca, erva doce, canela, mostarda... costumo usar nas minhas sopas de cenoura, principalmente.

Baharat -> literalmente significa "especiaria" em árabe e normalmente é um tempero usado na Siria e no Iraque, formado por até 7 especiarias, entre elas: paprica, cominho, coentro e canela. Usa-se para condimentar vegetais e também sopas.

Por hoje paro por aqui pra nao cansar voces ;-)

Uma boa dica é usar o tempero pra diminuir o sal na comida!

Na Alemanha é muito fácil encontrar tudo isso já pronto nas lojas árabes ou entao, as especiarias separadas e voce mesmo pode preparar o seu tempero.


* As fotos foram feitas numa viagem ao Egito, em Al Qusayr, na regiao do Mar Vermelho. 
* Pesquisa feita sobre os temperos principalmente no livro "Veggiestan" (Sally Butcher)