sábado, 31 de janeiro de 2015

Khachapuri vegan

Há alguns anos atrás, me deparei com a foto de um "khachapuri" na internet. Procurei por receitas e informacoes; achei muitas, umas diziam que era um pao russo, outras que era um pao indiano. Como nunca fui pra nenhum dos dois lugares, infelizmente nao posso certificar a origem. De todo jeito é divino, muito fácil e essa é a versao vegana que fiz pro almoco de hoje, acompanhado de uma salada de rucula e tomatinhos (já sei, nao é época de tomates na Europa) com molho de vino cotto, mostarda e maple syrup.

Ingredientes para 4:

- 200ml de iogurte de soja (sem sabor, natural, de preferencia sem acucar)
- 1/2 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de acucar mascavo
- 1 colher de chá de sal do Himalaya
- 2 xícaras de farinha de espelta integral (pode ser trigo)
- 1/2 xícara de farinha de espelta 630 (pode ser trigo)

Ingredientes para o recheio:

usei minha receita do tofu mexido (clique no link para acessar) acrescentando quase no final 1 colher de sopa rasa de farinha de grao de bico

Modo de preparo:

- Misturar o bicarbonato, o acucar e o sal ao iogurte.
- Adicionar a farinha aos poucos até formar uma massa homogenea e macia (talvez precise acrescentar um pouco mais de farinha pra nao ficar muito grudenta).
- Dividir a massa em 4 bolas e deixar repousar por 15 minutos coberta por um pano.
- Após o repouso, abrir um circulo nao muito fino com cada massa e colocar aproximadamente 1 colher e meia de recheio no meio. Fechar todos os lados, colocando pra cima, como se estivesse fazendo um embrulho. Com o rolo de macarrao, amassar e esticar com cuidado a massa recheada, até dar mais ou menos a forma da foto, ou se conseguir, ainda mais redonda. (Sinceramente nao ligo muito pra forma, às vezes faco quadrado também)
- Aquecer uma frigideira anti-aderente, sem óleo, e assar os khachapuris de 2 a 3 minutos cada lado em fogo médio.

Bom apetite!!

obs: uma das receitas que encontrei e usei na época do meu "descobrimento", foi essa: http://www.zakuskas.blogspot.de/2009/06/khachapuri-pao-recheado-com-queijo.html

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A descoberta da aveia assada

Já tinha ouvido falar da aveia assada mas nunca tinha experimentado. Aprovada! Pouco calórica e deliciosa, além de café da manha, pode servir de sobremesa e lanche da tarde! Também é uma ótima maneira de introduzir chia e goji berries na sua dieta.

Ingredientes para uma forma de aprox 24x24cm:

- 2 + 1/2 xicara de aveia em flocos finos
- 1/2 xicara de coco ralado sem acucar
- 1 punhado generoso de amendoas picadas (nozes, castanhas, o que preferir)
- 1 colher de chá de cremor tartaro (ou fermento quimico)
- 2 colheres de sopa de goji berry
- canela e cardamomo a gosto
- 2 xicaras de leite vegetal (usei soja)
- 1/2 xicara de compota de maçã sem acucar (se for feita em casa, como a minha, que está ali linkada, o acucar é minimo. Apfelmuß em alemao, apple sauce em ingles - pode ser substituida por 1/2 xicara de banana amassada - claro que o gosto vai ser outro porque a banana nao é neutra)
- 1/3 xicara de maple syrup (ou agave. Para uma versao nao vegan, também pode ser usado mel. Pra quem gosta muito doce, talvez precise aumentar um pouco a quantidade)
- 1 colher de sopa de chia misturada em 1/4 xicara de agua

Modo de fazer:

- Antes de tudo, misturar a chia na água e deixar de lado.
- Pré aquecer o forno a 180°C.
- Misturar os ingredientes secos.
- Em outra vasilha, misturar os ingredientes molhados e por ultimo a chia com agua. Adicionar aos ingredientes secos e misturar bem.
- Colocar numa forma forrada com papel manteiga e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por 30-35 min.

Servir morna com calda de chocolate, calda de frutas, frutas, o que a imaginacao mandar! Pura e fria também é uma delicia!