terça-feira, 1 de setembro de 2009

HUMMMMMM.... Cuscuz brasileiro + DICAS DE SAÚDE!


Rápido e prático, para degustar ao meio dia,
ou fazendo companhia para um cafezinho amigo pelas tardes;
ou ainda desfrutando aleatóriamente do jantar, acompanhado de uma bela salada verde!

 
CUSCUZ DE PANELA DE ATUM E LEGUMES (pra quem nao come atum, somente legumes)


INGREDIENTES: 1cebola picada + 3 alhos amassados + 3 colheres (sopa) de azeite + 1 abobrinha em cubos pequenos + 1 berinjela em cubos pequenos +
1 xícara de chá de milho verde + 1 lata de ervilha + 50 gramas de azeitonas pretas picadas + 1 xícara chá de palmito picado (opcional) +
1 lata de atum light+ sal a gosto + cheiro verde a gosto + 1/2 xícara de polpa de tomate + 1 cenoura ralada no ralo grosso + 1 colher de café de orégano + 1 colher de café de gengibre em pó + 1 colher de café de cominho + 1 1/2 xícara de chá de farinha de milho amarela em flocos (na Alemanha pode usar "Maismehl" diminuindo a quantidade para 1 xicara e tendo em mente que nao vai ficar igual ao cuscuz que se faz no Brasil)

FAZENDO... Coloque todos os ingredientes, exceto a farinha de milho, em uma panela com tampa e cozinhe por 12 a 15 min no fogo médio.
Retire do fogo, adicione a farinha de milho e mexa bem até obter uma mistura firme.
Coloque numa forma pequena de buraco no meio, sem untar, e enfeitada com ingredientes da própria receita, (separados antes de irem ao fogo,) e leve ao forno por + ou - 20
-25 min. Deixe esfriar um pouco, coberto com um pano. Transfira da forma para o prato e sirva.

Posso garantir que fica uma delícia!!!!! Degustem!!


DICAS:

 1- Observe a data de fabricacao e validade de todos os produtos.
Mercadorias com prazo de validade vencido nao podem estar a venda.
2- Atencao com as promocoes. Geralmente, as mercadorias em promocao estao próximas do prazo de validade
3- Verifique a higiene dos corredores dos Supermercados, balcoes, prateleiras e dos funcionários que manipulam os alimentos.

 
HORTIFRUTI

* VERDURAS-devem ter a coloracao bem viva. Nao leve para casa folhas amareladas, furadas e com manchas escuras. Folhas que se soltam facilmente indicam que a verdura nao está tao fresca.
* FRUTAS-Nao devem ter manchas escuras na casca. Examinar a fruta é necessário, mas nada de ficar apertando muito, pois poderá amassar. Confie nos seus sentidos: fruta fresquinha e no ponto tem aroma inconfundível.
*LEGUMES- Nao devem estar amolecidos, com brotos ou manchas esverdeadas. (Revista Guia da cozinha-ano 2- n° 21)

Bye bye!!!