sábado, 13 de dezembro de 2014

Biscoitinhos de avelã (podem ser vegan ou nao)

Bom dia!! Cheguei a tempo de postar uma receitinha de biscoitos pro terceiro Advento! Esse já é um pouco mais "tradicional". Nao tao saudável porque tem margarina vegan, um tipo de gordura que nao gosto, mas uma vez ao ano nao vai matar ninguém ;-)

Ingredientes (mais ou menos 50 biscoitos, dependendo da forma):

- 150gr farinha de espelta 630
- 150gr farinha de espelta integral
- 1 colher de chá cheia de cremor tartaro
- 100gr de avelãs moídas (ou amendoas, a oleaginosa que quiser. Na Alemanha encontram-se já moídas, mas pode usar inteira e moer no processador)
- 60gr de acucar mascavo batido no processador até ficar super fino, tipo acucar de confeiteiro (quem preferir pode usar direto o acucar de confeiteiro normal)
- 2 colheres de chá de canela
- 200gr de margarina vegan (usei Alsan Bio, que nao é tao ruim como as outras. Quem preferir manteiga ou margarina normal, pode substituir)
- 1 colher de sopa de maizena diluida em 2 colheres de sopa de água (ou 1 ovo pra quem usa ovo)
- chocolate de sua preferencia e granulados para enfeitar

Modo de fazer:

- Misturar as farinhas e o cremor tartaro em uma vasilha usando um fue (batedor de claras), assim nao precisa peneirar. Adicionar as avelãs, acucar, canela, a margarina em flocos e a maizena por ultimo e amassar tudo.
- Formar uma bola, envolver com uma pelicula plastica e deixar descansar na geladeira por uma hora.
- Após os 60 minutos, pré-aquecer o forno a 200°C e preparar uma superficie forrada com papel de forno.
- Pegar um pedaco da massa, colocar em cima do papel de forno e cobrir com um outro pedaco de papel e com a ajuda de um rolo de macarrao estender até ficar fina (sem exagerar). Assim nao precisa enfarinhar a casa toda pra massa nao grudar ;-) . O pedaco que nao estiver usando no momento, deixar na geladeira pra nao amolecer.
- Cortar em formas variadas (bota, sino, estrela, lua...). Caso nao tenha, pode usar uma xicara de cafézinho e fazer bolachinhas redondas. Repetir a operacao até terminar a massa, levando ao forno aos poucos.
- Assar por mais ou menos 10-12 minutos, no meio do forno e colocar para esfriar em cima de uma grade. Os biscoitos endurecem depois de sair do forno.
- Quando estiverem frios, derreter o chocolate em banho maria e cobrir e decorar como desejar. Estao prontos quando o chocolate endurecer.
- Como sao fininhos, também pode-se fazer "sanduiche" e rechear com geléia, por ex.

obs: a farinha usada por de ser de trigo.

Bom Terceiro Advento!!

Um comentário: