sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Tapioca na "Zoropa"


Muita gente se pergunta (e ME pergunta) o que come no café da manha alguém que nao quer comer queijo, manteiga, margarina, presunto, requeijao, cream cheese, pao frances e outras opcoes mais "normais" pro "pequeno almoco". Uma das alternativas é a tapioca! E sim, dá pra fazer fora do Brasil.
Confesso, eu NUNCA tinha comido na vida e a primeira vez que experimentei foi semana passada, depois de quase jogar uma frigideira novinha no lixo porque queimei tudo!
Entao, vamos lá, à explicacao de como fazer sem ter a farinha brasileira.

Para uma unidade como essa da foto voce vai precisar de:

- 1/2 xicara de fécula de mandioca (na Alemanha chama-se "tapiokamehl" e compra-se nas lojas turcas ou asiáticas. Em ingles, "tapioca starch")
- algumas gotas de água
- 1 peneira com rede que nao seja de plástico
- 1 frigideira revestida de teflon
- 1 gota de azeite espalhada com papel toalha na frigideira (só pra evitar surpresas, vai saber...)

Como hidratar e peneirar a fécula:

- Colocar gotas de água aos poucos e esfregar a farinha com os dedos, tipo esfarelando, até formar bastante grumos pequenos. Nao exagerar na água senao a fécula se desfaz.
- Depois de toda hidratada, peneirar numa vasilha a parte com a ajuda de uma colher de chá. Vai sair uma farinha bem fininha.

Como formar a tapioca:

- Untar a frigideira bem de leve e esquentar no fogo médio.
- Quando estiver quente, colocar a farinha peneirada no centro e dar a forma com uma colher.
- Deixar alguns minutos e a tapioca se formará sozinha. Rechear ali mesmo e fechar no meio.

Essa da foto tem chia (assim que der a forma na tapioca, na frigideira, acrescentar uma colher de chá de chia por cima) e é recheada com creme de amendoim sem acucar e banana, coberta com um pouquinho de mel (se quiser fazer vegan, omitir o mel).

Já pode comecar bem o dia!!

Um comentário: