segunda-feira, 20 de abril de 2009

COZINHANDO COM AMOR!!!





O essencial é cozinhar com amor!! Tudo o que fazemos na vida, devemos fazer com dedicacao e carinho.
Cozinhar nao está longe disso. Muito pelo contrário.
Escolhemos o prato, compramos os ingredientes, executamos a obra, chamamos alguém (ou já temos) para
participar da criatividade, arrumamos a mesa com esmero e aproveitamos as delícias do paladar.
Se gostamos do que fazemos é gratificante e servir faz parte daquele que cozinha.
O Martin também tem esta experiencia com a cozinha.
Vamos nos deliciar com este
Aspargos frescos ao molho Holandes com batatas!!! (Nota 10!) 

Aspargos frescos ao molho Holandes com batatas
 2 ks de aspargos frescos + 3 litros de água + sal + 1 colher de café de acucar.
Descasque os aspargos e corte-os colcando na panela com a água, o sal e o acucar.
Eles tem que ficar totalmente cobertos pela água. Ferver mais ou menos de
10 a 15 min, até uma faca atravessa-los, este é o ponto de cozimento.
 
Molho Holandes
Coloque num recipiente 3 gemas + 2 colheres de sopa de vinagre de macä ou (2 colheres de sopa sumo de limao)+ sal a gosto e 1 pitada de pimenta do reino branca moída + 3 colheres de sopa de azeite + 2 xícara de leite desnatado + 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo. Leve ao fogo um pouco do leite com o azeite e a farinha de trigo. Mexa até homogeneizar. Ponha o restante do leite. Acrescente as gemas batidas com o sumo do limao ou vinagre de maca na mistura do leite quente sempre mexendo com o fouet, até ficar bem espesso. É importante nao deixar ferver. Tempere com o sal e a pimenta. Há receitas que usam manteiga clarificada, mas eu prefiro com azeite. Se quiser muito molho, dobre a receita ou triplique. Tudo depende do gosto.
* O molho Holandes que usamos foi o comprado pronto, e usamos 4 caixinhas para servir com os dois quilos de aspargos cozidos. E outro dia, para repetir a dose, compramos molhos prontos de pacote, pois é facílimo de encontrar a venda.
Nao esqueca de cozinhar as batatas com sal, descascadas cortadas em 4 partes. Sirva porcoes de aspargos e batatas, regados com bastante molho. (Nao jogue fora a água do cozimento dos aspargos.) Guarde-a na geladeira e no outro dia faca um
Risoto da Roberta à moda italiana

Prepare uma panela com 4 colheres de sopa de azeite, e deixe transparente sem dourar, 1 cebola branca ( a da foto é roxa). Acrescente 2 xícaras de chá de arroz arbóreo e mexa mesclando com a cebola e o azeite. Em seguida, despeje 1 xícara de chá de vinho branco e vá mexendo sem parar até evaporar o alcool, sem ficar seco. Coloque 500 grs de aspargos frescos, limpos e cortados. Vá usando a água do cozimento dos aspargos, (fervente) que estava guardada, mexendo sempre com um garfo grande. Vá acrescentando mais água até cozinhar, sem nunca deixar ficar seco. Observe o ponto al dente do arroz. Quando comecar a entrar no ponto acrescente 100 grs de parmesao ou Grana Padano ralado, e mexa até o queijo se dissolver. Por último, com o fogo já desligado coloque 1colher de sopa cheia de manteiga. Misture bem até derreter e sirva esta delícia quentissima.

*Parece difícil?? Leia bem a receitinha antes de comecar a cozinhar o prato, e deixe tudo o que for usar separado. É facílima e eu garanto a delícia!!

Bye bye!

6 comentários:

  1. Boas sugestões...vou testar!
    Dolly

    ResponderExcluir
  2. Olá Marlene, passei aqui para dizer que deixei um selinho lá no meu blog para você...
    bjs Dolly

    ResponderExcluir
  3. Wow espargos brancos ...bem especiais, são como ouro esses aí, que delicia fizeste com ele adorei mesmo tem um sabor único. jinhos xxx :)

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga, você é mais que um chefe coq como se diz em francês sabe fazer bem os seus pratos e também bem prepará-los. Agradeço de me ter convidado. Receba um beijo amigo.

    ResponderExcluir
  5. Apesar das receitas parecerem deliciosas houve algo que me tocou...a forma como a mesa está posta.
    Ministrou muito ao meu coração.
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir