sábado, 23 de abril de 2016

Salada de pepino e rabanete

Uma saladinha refescante e simples mas muito gostosa! Ótima pra quando a primavera chegar de vez por aqui...!

Ingredientes para 1-2 pessoas:

- 1/2 pepino grande
- 4 rabanetes
- 3 colheres de sopa de mirin (se vc não sabe o que é mirin, clique aqui )
- 1 colher de sopa de shoyu (ou tamari)
 - pimenta do reino a gosto
- gergelim tostado a gosto
- sal para desidratar o pepino e o rabanete

Modo de preparo:

- Cortar o pepino e os rabanetes usando uma mandolina, pra ficar bem fininho.
- Colocar num escorredor de macarrão com sal grosso marinho e deixar alguns minutos pra perder um pouco de água.
- Passar bem um papel toalha pra retirar o excesso de sal e tb secar um pouco.
- Levar a um prato de servir fundo e temperar com o mirin, shoyu e pimenta. Por ultimo acrescentar o gergelim tostado.

Bom apetite!

terça-feira, 12 de abril de 2016

Plumcake de abobrinha e alho poró

Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer a todos que me seguem e eu nem sabia! Muito obrigada pelas mensagens no facebook e também pelo apoio em relação ao post da Mãe Terra! Podem me escrever aqui nos comentários que também vou adorar!
Desculpem pelo sumiço mas o tempo anda curto!!
Hoje vou postar uma receita que consegui veganizar e gostei muito do resultado!

Ingredientes (pra 3 pessoas):

- 100gr de farinha de espelta integral (ou a farinha que preferir)
- 1 colher de sopa de cremor tartaro
- 1 colher de sopa de linhaça moida misturada a 3 colheres de sopa de água fria
- 1/2 xic de iogurte vegetal sem açucar (usei de soja)
- 100ml de leite vegetal (usei soja com arroz)
- 3 colheres de sopa rasa de tahini (ou azeite, se preferir)
- sal, pimenta e temperos a gosto
- 2 colheres de sopa cheias de levedura nutricional (opcional)
- 1/2 xic de alho poró cortado em rodelas
- 1/2 abobrinha pequena cortada em cubinhos

Modo de preparo:

- Pré aquecer o forno a 180°C e forrar uma forma de plumcake pequena (forma de bolo ingles) com papel pra forno.
- Misturar a linhaça e o iogurte. Adicionar a farinha e misturar bem. Juntar o leite e continuar misturando. Incorporar o tahini, sal e pimenta a gosto e o cremor tartaro. Misturar delicadamente até criar um composto homogeneo. Neste ponto, unir à massa a levedura nutricional, o alho poró e a abobrinha.
- Colocar o composto na forma e nivelar a superficie. Levar ao forno a 180°C por cerca de 40 minutos (20min estático e 20min com ar baixando pra 160°C pra quem usar forno elétrico), até ficar douradinho (fazer o teste do palito).
- Quando estiver fora do forno, deixar amornar bem e desenformar. Cortar em fatias e servir.

Fica uma delícia acompanhado de hummus e salada!

Dica: nao desenformar enquanto a forma ainda estiver quente, corre o risco de quebrar no meio. 
Dica2: a abobrinha e o alho poró podem ser substituidos pelo que quiser, como tomates secos e azeitonas, pimentão e tomate, palmito etc.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Batatas douradas

  Aqui em casa estamos viciados nessas batatas - receita de uma amiga grega - sao DE-LI-CI-O-SAS!!! Ótimo acompanhamento pra saladas, verduras cozidas e até pra comer sem nada! Muito fácil de preparar. 

Ingredientes pra 3-4 porcoes, dependendo da fome ;-) :

- 8 a 10 batatas do tipo "mehlig kochend" (aqui tem uma explicacao em alemao dos tipos mais comuns de batatas vendidas na Alemanha);
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem;
- curcuma, sal*, pimenta** a gosto;
- 1 colher de chá abundante de mostarda de Dijon (aquela com graozinhos);
- 3/4 xicara de água.

Procedimentos:

- Descascar as batatas e cortar em fatias médias e depois ao meio (como na foto), colocar numa vasilha funda;
- adicionar a colher de sopa de azeite, curcuma, sal e pimenta a gosto e misturar bem pra pegar em todas as batatas;
- distribui-las numa forma pincelada com azeite extra virgem;
- dissolver a colher de chá de mostarda na água e regar as batatas.

Levar a forno pré-aquecido na temperatura máxima (250°C) e assar por 35-40 min, até ficarem douradas.
Ainda dá tempo de fazer pro jantar de hoje! :-)


* eu uso sal rosa do Himalaya, que nao é refinado e é rico em sais minerais, inclusive ferro, ou seja, um sal saudável!

** qdo digo pimenta, é "bunter pffefer", uma mistura com pimenta do reino, pimenta branca, pimenta verde e pimenta rosa, nao é picante mas dá um sabor especial aos pratos.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Pumpkin mood

O outono comecou! Com ele, o frio que eu nao gosto, mas também as minhas adoradas abóboras! De todos os tipos e tamanhos!
Ultimamente compro as verduras e etc num quiosque de produtores locais e tenho notado muita diferenca. No gosto, na variedade e no preco. Resolvi experimentar uma abóbora "cinza esverdeada", que infelizmente nao lembro o nome. O sabor é menos doce comparado às outras que normalmente consumimos (Hokkaido e Butternut).
Assei no forno e improvisei um recheio. Ficou uma delícia, ideal pra nos esquentar e confortar nestes dias frios!

Ingredientes:

- 1 abóbora "cinza esverdeada" (ou a de sua preferencia) de tamanho pequeno/médio
- 1 xícara de grao de bico cozido (eu sempre tenho grao de bico cozido congelado)
- 1/2 xícara de alho poró cortado em rodelas (tb sempre tenho congelado)
- 1 tomate
- um punhado de espinafre fresco
- azeite, curcuma, paprica defumada, gergelim, salsinha, sal e pimenta a gosto

Procedimento:

- Lavar bem a abóbora (pro caso de querer comer a casca, que dá um toque especial depois de assada), cortar em quatro, tirar as sementes e levar ao forno previamente aquecido na temperatura máxima por 30-40 minutos;
- enquanto a abóbora assa, preparar o recheio. Esquentar o azeite e refogar o alho poró (se estiver congelado, nao precisa descongelar) e o tomate com uma pitada de curcuma e paprica defumada;
- acrescentar o grao de bico previamente descongelado, cozinhar por alguns poucos minutos em fogo baixo, sempre mexendo e por ultimo acrescentar o espinafre. Cozinhar por 1-2 minutos, até o espinafre comecar a arrefecer, apagar o fogo e abafar com a tampa da panela;
- ajustar sal e pimenta;
- rechear os pedacos das abóboras com 2-3 colheres de sopa do recheio e servir salpicado com gergelim, salsinha a gosto e um fio de azeite extra virgem.

Boa estacao das abóboras!! :-)

obs: quando digo que tenho o grao de bico congelado, eu cozinhei e depois congelei. Mesma coisa o alho poró, comprei fresco, lavei, cortei e congelei.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Smoothie laranja

Após um longo e maravilhoso verão (talvez tenha passado mais tempo do que isso, mas não importa), eis-me aqui com uma receitinha fácil pra manter o bronzeado por mais uns dias!
Você vai precisar de:
- 1 pedaço de mamão (mais ou menos 1/4 do mamão)
- 1 ou 2 pêssegos, depende do tamanho dele
- 3/4 (ou seja, um copo quase cheio, mas tudo também depende do quão cremoso você queira o smoothie) copo de leite de coco caseiro (calma, já vou explicar como faz)
- 1 colher de sopa de chia
Bater tudo no liquidificador, colocar no copo e cobrir com a chia. Muito fácil!!
Para o leite de coco:
Se você não mora no "país tropical, abençoado por Deu", bata 1 xicara de coco ralado sem açucar com 3 xicaras de agua filtrada. Coe e o seu leite está pronto! O coco que fica no ralador pode ser usado como farinha de coco, é só "secar" numa frigideira anti-aderente.
Bom setembro cuidando do bronze!!

quarta-feira, 4 de março de 2015

A obsessão pelo abacate - mousse de chocolate

Já que o assunto é abacate, a metade de um que comi pela manha foi transformada em mousse de chocolate! Deliciosa, cremosa e mais saudável do que uma mousse tradicional, chocolate ou bolo/doce cheio de acucares, ovos e farinha branca!

Ingredientes para 1 porcao abundante ou 2 pequenas como as da foto:
- 1/2 abacate (levando em conta que estou falando do abacate que se vende na Alemanha e nao os gigantes que existem no Brasil)
- 1 colher de sopa de leite de amendoas (ou outro leite vegetal)
- 1/2 colher de sopa de cacau em pó
- 1/2 colher de sopa cheia de maple syrup (ou o adocante de sua preferencia, eu diria mel, agave ou acucar mascavo/demerara)
- pitada de baunilha (opcional, mas com certeza fica mais gostoso)
Processar tudo com o mixer até ficar homogeneo e cremoso. 
Perfeito para os momentos de carencia por doces! :-)

segunda-feira, 2 de março de 2015

Meu querido abacate

Confesso: por muito tempo só gostei do abacate na versao doce (o famoso creme de abacate brasileiro), mesmo tendo experimentado várias vezes a versao salgada em algumas partes do mundo onde o abacate é algo "normal". Quando cheguei à Alemanha, o povo nem sabia que existia e agora é uma febre! 
Resumindo, hoje em dia nao pode faltar na minha casa (e isso nao tem nada a ver com a atual modinha) e gosto de qualquer jeito. 
 
Voltando sempre à questao "o que come no café da manha, uma pessoa que nao quer comer manteiga, queijo etc etc?". Come ABACATE! Além de ser super versatil, contém vitamina E, contém luteína, ajuda a regular o nivel do colesterol e ainda protege contra algumas doencas cardíacas e tipos comuns de cancer.
 
*****
Idéias para duas fatias pequenas de pao integral torradas (o meu é caseiro) ou 2 bolachas de arroz:
 
- 1/2 abacate amassado 
- suco de meio limao siciliano (ou tahiti, o que preferir)
- pimenta rosa, sal defumado e salsinha ou
- sementes várias (girassol, gergelim, abóbora) e mel (ou maple syrup ou agave)  ou
- fatia de tomate, sal marinho, aceto balsamico e folhas de manjericao
- as combinacoes sao milhares, use a imaginacao! :-)
 
Misturar o abacate com o suco do limao, passar nas torradas como se fosse manteiga e cobrir com o que preferir.
*****
 
Como comprar abacate na Alemanha? Tire o "pininho" de cima e verifique a cor da abertura: se estiver verde, nao está maduro, pode levar e aguardar amadurecer. Se estiver marrom, já passou do ponto, nao compre. "No ponto" é um misto de verde com marrom, como a foto ao lado.