Mostrando postagens com marcador cenoura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cenoura. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Espelta com grão de bico - em meia hora o almoco está pronto!

Coisa mais fácil nao tem! Tudo dentro da panela, 20-30 minutos e um almoco super saboroso e nutritivo está pronto!
A espelta (farro em italiano, dinkel em alemao, spelt em ingles) é um tipo de grao muito antigo rico em fibras, sais minerais, vitaminas, ferro e proteína. Contém pouco glutem, pouca gordura e poucas calorias, comparando a outros graos.

Receita para duas porcoes:

- 1 xicara de espelta sem casca (importante que seja sem casca senao altera o tempo de cozimento, tendo inclusive que deixar de molho antes)
- 3/4 xicara de grao de bico cozido (eu sempre tenho congelado, mas se preferir pode usar em lata, prestando atencao nos conservantes e afins)
- 1/2 xicara de alho poró
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem
- 1/2 batata doce cortada em cubinhos
- 1/2 cenoura grande cortada em rodelas bem finas
- 1 colher de chá de za'atar
- 500ml de água quente
- pitada de curcuma
- pimenta a gosto e caso o za'atar nao tenha sal, uma pitada de sal
Modo de fazer:
- Esquentar o azeite numa panela média e acrescentar o alho poró, a batata doce, a cenoura e a espelta, deixando refogar um pouquinho.
- Misturar o za'atar aos 500ml de água quente e adicionar à preparacao na panela. Cobrir e cozinhar em fogo médio por 10-15 minutos. Após esse tempo, acrescentar o grao de bico e o restante dos temperos.
-Continuar cozinhando por mais uns 10 minutos até praticamente secar a água (como se fosse arroz).

Acompanhar de uma saladinha e o almoco está servido!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Minha sopa de miso

De vez em quando escuto: "Como?? Voce nao gosta de sopa de miso?? A hora que voce tomar uma boa, vai viciar!"
Em todos os restaurantes asiáticos que fui, nunca me convenceu, entao resolvir fazer a minha primeira sopa de miso hoje! E, por incrivel que pareca, realmente dá pra viciar!!

Ingredientes:

- 500gr de brócolis
- 1 pimentao amarelo
- 1 xic de alho poró cortado em rodelas
- 2 cenouras grandes
- 1 batata grande
- 1 colher de sopa de miso em pasta
- 700ml de água
- 1 colher de sobremesa de óleo de gergelim
- 1 colher de sopa de shoyu
- gengibre fresco ralado a gosto
- pimenta vermelha a gosto
- 1 pitada de lemongrass em pó
- gergelim a gosto

Modo de preparo:

- Cortar o brócolis em macos pequenos. Cortar o pimentao, as cenouras e a batata em julienne. Levar a uma panela grande junto com o alho poró, o gengibre fresco, o óleo de gergelim e o shoyu. Temperar com a pimenta e o lemongrass, tampar e cozinhar por 10 min em fogo médio-baixo.
- Adicionar metade da água e cozinhar por mais 5-10 min, até a batata estar no ponto mas sem que as outras verduras amolecam demais.
- Em uma panelinha separada, ferver o restante da água, diluir o miso e juntar às verduras.
- Servir a sopa com gergelim salpicado.

Sejam bem vindos ao vício!!

obs: se voce nao sabe o que é miso, clique aqui .

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Creme de verduras com grao de bico

Um creme muito simples mas sinceramente um dos melhores dos ultimos tempos. Tenho usado muito o "spiralizer*"e isso faz com que sobre pedacinhos de batata doce e abobrinha, por exemplo, que nao tenho coragem de jogar fora. Resolvi criar uma sopa com esses "restos" e ficou uma delicia! Mas, por isso, nao tenho como informar a quantidade exata de alguns ingredientes.

Serve 2 pessoas.

Ingredientes:

- alguns pedacos de batata doce
- alguns pedacos de abobrinha
- 1 cenoura grande
- 1/2 xícara de alho poró
- 1/2 xícara de salsao
- 1 pimentinha vermelha
- 1 + 1/2 xícara de caldo de legumes (ou o necessário p/cobrir as verduras)
- 1 xícara de grao de bico cozido
- harissa** a gosto
- curcuma a gosto
- 1 pitada de sal marinho defumado
- sementes de girassol para servir

Modo de fazer:

- Refogar o alho poró e o salsao em 1 colher de sopa de azeite.
- Adicionar harissa, curcuma e o restante das verduras cortadas em dadinhos.
- Cobrir com o caldo de legumes, deixar ferver, tampar e cozinhar por 20 minutos no fogo baixo.
- Deixar esfriar um pouco e bater no liquidificador. Levar de volta à panela e ao fogo baixo pra reaquecer e acrescentar o sal marinho defumado. Se estiver muito grossa, acrescentar um pouquinho de água até chegar à consistencia desejada.
- Servir com um punhado de grao de bico no centro do prato e sementes de girassol em volta.

Bom apetite!

Obs:

* (http://www.lurch-shop.com/D/ProductFrames.asp?SessionId=A5B829555002418B9E8465877AA3580F&adilang=D&KatId=40&ArtNr=00010306&Offset=0&IsAktion=)

** um tempero da Tunisia

domingo, 20 de outubro de 2013

Sanduiche saudável (vegan)

Após um longo "inverno", aqui estou de volta! Esse sanduíche virou o "hit" aqui de casa, entao resolvi compartilhar com voces, porque é realmente maravilhoso!

Ingredientes:

- 1 maco grande de salsinha
- 1 mao cheia de castanhas de caju
- 1/4 a 1/2 xícara de azeite extra virgem (como faco a olho, nao sei bem, diria pra comecar com 1/4 e se for pouco aumentar até 1/2)
- algumas gotas de limao siciliano espremido (na verdade, eu uso o suco de 1/4 dele, se for grande)
- sal e pimenta a gosto
- meio pimentao vermelho
- algumas fatias de tofu com amendoas defumado
- algumas "listras" de cenoura
- broto de alfafa (o meu é feito por mim em casa)
- 1 baguete integral

Modo de fazer:

* Pesto de salsinha

- num processador colocar a salsinha, as castanhas, o azeite, suco de limao, sal e pimenta e bater até ficar numa consistencia de pate.

* Recheio do sanduíche

- aquecer uma colher de sopa de azeite numa frigideira anti-aderente e colocar as fatias de tofu, deixando bem douradas. Devem ficar crocantes mas nao queimadas. Separar.
- nesse mesmo azeite, passar o pimentao vermelho cortado em fatias fininhas até perder a água e dourar. Separar.
- descascar a cenoura e cortar com o descascador de verduras.

* Montagem do sanduíche

- abrir a baguete e colocar uma porcao generosa do pesto nos dois lados.
- distribuir as fatias de tofu, o pimentao, a cenoura e o broto de alfafa de um lado.
- caso goste picante, salpicar com pimenta calabresa.
- fechar com a outra parte da baguete e degustar essa delicia!

obs: baseado numa receita de Attila Hildmann (cozinheiro vegan alemao)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Creme de cenoura com cranberries secas

Ingredientes para 2 porcoes:

- 2 cenouras médias em dado
- 1 batata média em dado
- 1 cebola pequena picada
- 1 punhado de cranberries secas
- 1 colher de chá de manteiga light
- 200ml de caldo de legumes
- 100 ml creme de leite de soja 
- uma pitada de curry
- salsinha
- sal e pimenta a gosto
- um pouco de cranberries e cebolinha passados na manteiga light para servir

Modo de fazer:

- Refogar a cebola na manteiga. Juntar as cenouras, a batata, as cranberries, o curry, a salsinha e o caldo de legumes. Esperar ferver, tampar a panela e cozinhar por 20 minutos no fogo baixo.
- Deixar esfriar um pouco e bater tudo no liquidificador (ou usar o mixer, assim nem precisa esperar esfriar), vai virar um pure. Voltar para a panela, juntar o creme de leite de soja, colocar sal e pimenta. Esquentar se necessário.
- Derreter uma colher de chá de manteiga light numa panelinha para refogar um pouco de cranberries e cebolinha e colocar em cima da sopa para servir.

É uma delícia!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

HUMMMMMM.... Cuscuz brasileiro + DICAS DE SAÚDE!


Rápido e prático, para degustar ao meio dia,
ou fazendo companhia para um cafezinho amigo pelas tardes;
ou ainda desfrutando aleatóriamente do jantar, acompanhado de uma bela salada verde!

 
CUSCUZ DE PANELA DE ATUM E LEGUMES (pra quem nao come atum, somente legumes)


INGREDIENTES: 1cebola picada + 3 alhos amassados + 3 colheres (sopa) de azeite + 1 abobrinha em cubos pequenos + 1 berinjela em cubos pequenos +
1 xícara de chá de milho verde + 1 lata de ervilha + 50 gramas de azeitonas pretas picadas + 1 xícara chá de palmito picado (opcional) +
1 lata de atum light+ sal a gosto + cheiro verde a gosto + 1/2 xícara de polpa de tomate + 1 cenoura ralada no ralo grosso + 1 colher de café de orégano + 1 colher de café de gengibre em pó + 1 colher de café de cominho + 1 1/2 xícara de chá de farinha de milho amarela em flocos (na Alemanha pode usar "Maismehl" diminuindo a quantidade para 1 xicara e tendo em mente que nao vai ficar igual ao cuscuz que se faz no Brasil)

FAZENDO... Coloque todos os ingredientes, exceto a farinha de milho, em uma panela com tampa e cozinhe por 12 a 15 min no fogo médio.
Retire do fogo, adicione a farinha de milho e mexa bem até obter uma mistura firme.
Coloque numa forma pequena de buraco no meio, sem untar, e enfeitada com ingredientes da própria receita, (separados antes de irem ao fogo,) e leve ao forno por + ou - 20
-25 min. Deixe esfriar um pouco, coberto com um pano. Transfira da forma para o prato e sirva.

Posso garantir que fica uma delícia!!!!! Degustem!!


DICAS:

 1- Observe a data de fabricacao e validade de todos os produtos.
Mercadorias com prazo de validade vencido nao podem estar a venda.
2- Atencao com as promocoes. Geralmente, as mercadorias em promocao estao próximas do prazo de validade
3- Verifique a higiene dos corredores dos Supermercados, balcoes, prateleiras e dos funcionários que manipulam os alimentos.

 
HORTIFRUTI

* VERDURAS-devem ter a coloracao bem viva. Nao leve para casa folhas amareladas, furadas e com manchas escuras. Folhas que se soltam facilmente indicam que a verdura nao está tao fresca.
* FRUTAS-Nao devem ter manchas escuras na casca. Examinar a fruta é necessário, mas nada de ficar apertando muito, pois poderá amassar. Confie nos seus sentidos: fruta fresquinha e no ponto tem aroma inconfundível.
*LEGUMES- Nao devem estar amolecidos, com brotos ou manchas esverdeadas. (Revista Guia da cozinha-ano 2- n° 21)

Bye bye!!!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

VEGETAIS COM MOLHO BRANCO


Se tem uma coisa que me agrada numa mesa, além dela estar sempre muito bonita e arrumada, é um belo prato de vegetais!

Vegetais sao uma fonte rica em sais minerais, vitaminas, carboidratos e fibras.
Em geral apresentam poucas calorias e baixos conteúdos de sódio e colesterol.
Os verdes ou amarelos estao entre as principais fontes de vitamina C:
Aspargos, brícolos, couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor, espinafre, nabo, tomate e mostarda.
Considerados "alimentos livres", pois contem um número insignificante de calorias:
Abobrinha, acelga, agriao, aipo, alface, almeirao, chicória, chuchu, cogumelo, couve, endivia, escarola, espinafre, mostarda, palmito, pepino, rabanete e repolho crú.
(Cozinhando com baixas calorias*Alimentacao Saudável n° 1)




LEGUMES COM MOLHO BRANCO

Cortar em rodelas meio grossas duas abóbrinhas italianas + 2 cenouras em rodelas + 1 couve-flor em pedacos + 1 brócolis também em pedacos + 1/2 pimentao vermelho em tiras grossas + 1/2 pimentao amarelo em tiras grossas + 1/2 pimentao verde em tiras grossas.
Cozinhe "al dente" salteando todos os legumes com um pouco de sal. Reserve num pirex ou assadeira.

MOLHO BRANCO

Levar ao fogo 3 colheres de sopa de azeite de oliva, + 2 cebolas cortadas em pequenos quadrados + 3 dentes de alho triturado no espremedor e refogar.
Acrescentar 1/2 ricota ou um copo de coalhada, com 1/2 litro de leite de soja (ou qualquer outro leite) + 1 colher de sobremesa rasa de sal + 2 colheres de café de záttar (tempero árabe) + 1colher café de tomilho seco + 2 colheres de sopa de farinha de trigo dissolvida em 1/2 copo de água fria e apurar o ponto conforme o gosto mais espesso ou mais fino.

Depois de apurado mesclar nos legumes tapando-os por quase completo.
Salpicar 50 gramas de um bom queijo parmesao ralado e levar ao forno por mais ou menos 30-35 min.
Pode ser prato principal servido com uma salada crua e arroz integral para os vegetarianos, ou com carne ou peixe para outros.
Posso garantir que esta mescla de temperos é muito boa!!!! Hummmmm

Záttar - tempero árabe
Faca um mix de gengibre, cominho, orégano, gergelim branco, gergelim preto, salsa desidratada, pimenta do reino preta, e já tens aí um bom záttar.
Este da foto eu fiz num jantarzinho muito gostoso na Alemanha.

Bye!!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

UMA PAELLA COM CERTEZA!!!!!!!!


CONSELHOS:

1-Leia e compreenda toda a receita antes de comecar a cozinhar
2-Tenha em maos o que vai usar
3-Empenha-te com carinho ao prato em si
4-Degusta-o com pessoas que te dao prazer


Maos a obra!!!!!!

PAELLA VEGETARIANA!

1 xíc café de azeite extra virgem + 1 cebola grande picada + 4 dentes de alho macerado + 1 abobrinha italiana média em quadrados +
1 cenoura grande em rodelas + 1 xíc chá de pimentao vermelho em tiras + outra de pimentao verde em tiras+ outra de pimentao amarelo em tiras + 1 xíc de chá de ervilhas fresquissimas + 2 tomates picados em cubos + 4 xíc de chá de arroz integral cozido e molhadinho, com os temperos preferidos + sal marinho a gosto + pimenta seca vermelha ou a preferida + acafrao a gosto (3 colheres de sopa +ou-) + 1 colher de sobremesa de noz-moscada.

Aqueca o azeite e doure a cebola e o alho.
Em seguida acrescente a cenoura, a abobrinha, as ervilhas, adicione os tomates + metade dos pimentoes vermelhos ,verdes, amarelos (reserve a metade) e salteie na wok por + ou - 10 min, mexendo sem parar e sem deixar cozinhar demais.
Acrescente o sal, a pimenta, o acafrao, a noz-moscada, misturando bem.
Em seguida acrescente o arroz cozido.
Misture e deixe aquecer em fogo baixo.
Decore com os pimentoes em tiras, reservados.

É um prato vegetariano, e eu e a Roberta, minha filha, nos deliciamos com esta iguaria, junto a uma bela salada de folhas verdes!!!!!
Bom apetite!!!!!

Bye!!!!!