Mostrando postagens com marcador baunilha. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador baunilha. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 4 de março de 2015

A obsessão pelo abacate - mousse de chocolate

Já que o assunto é abacate, a metade de um que comi pela manha foi transformada em mousse de chocolate! Deliciosa, cremosa e mais saudável do que uma mousse tradicional, chocolate ou bolo/doce cheio de acucares, ovos e farinha branca!

Ingredientes para 1 porcao abundante ou 2 pequenas como as da foto:
- 1/2 abacate (levando em conta que estou falando do abacate que se vende na Alemanha e nao os gigantes que existem no Brasil)
- 1 colher de sopa de leite de amendoas (ou outro leite vegetal)
- 1/2 colher de sopa de cacau em pó
- 1/2 colher de sopa cheia de maple syrup (ou o adocante de sua preferencia, eu diria mel, agave ou acucar mascavo/demerara)
- pitada de baunilha (opcional, mas com certeza fica mais gostoso)
Processar tudo com o mixer até ficar homogeneo e cremoso. 
Perfeito para os momentos de carencia por doces! :-)

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Muffin de chocolate "pá-pum"

Eu digo que é "pá-pum" porque é muito rápido, facil e nem suja a cozinha! :-)


Ingredientes:

- 1/2 xic de farinha integral
- 1/2 xic de farinha branca
- 1/2 xic de farelo de aveia
- 1/3 xic de cacau em pó
- 1 xic rasa de acucar mascavo
- 1 colher de chá de cremor tártaro
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de baunilha moída
- 1 pitada de pimenta da Jamaica
- 1/2 xic de óleo de girassol
- 1 copo de suco de laranja (suco 1 laranja espremida e completar o copo com água. Também pode ser usado café frio ou só água)

Modo de fazer:

- Misturar os ingredientes secos.
- Em outra vasilha misturar o suco e o óleo e juntar à mistura dos ingredientes secos.
- Misturar até que esteja tudo incorporado. Nao mexer demais senao o muffin fica duro.
- Levar ao forno pré-aquecido a 180°-200°C por 15-20 minutos. Fazer o teste do palito.

obs: se quiser um gosto de laranja acentuado, fazer o suco com 2 laranjas ao invés de uma.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Flaugnarde de damascos e pessegos sem ovos


Ingredientes:

- 250g de damascos secos
- 250g de pessego em calda
- 70g de semolina
- 1/2 xícara + 1 colher de sopa de amendoas picadas (quase moídas)
- 150g de acucar mascavo
- 50ml de leite de soja
- 1 xícara de iogurte natural
- 1 colher de sopa de manteiga light
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de essencia de baunilha (ou de amendoas, se preferir)
- 1 colher de sopa de rum
- lascas de amendoas para cobrir a torta

Modo de fazer:

- Hidratar os damascos por uma noite numa vasilha com água + colher de sopa de rum diluida.
- Pré aquecer o forno a 180°C; untar e enfarinhar uma forma de aro removível.
- Aquecer o leite com a pitada de sal até comecar a ferver. Acrescentar a semolina misturando com a ajuda de um fué, cozinhar no fogo baixo por alguns minutos (sempre mexendo para nao formar carocos). Vai formar uma massa compacta.
- Tirar do fogo e acrescentar a manteiga, misturando bem. Deixar esfriar.
- Num outro recipiente bater o iogurte com o acucar, até dissolver bem o acucar. Adicionar as amendoas picadas, a essencia de baunilha e a massa feita anteriormente com a semolina.
- Colocar na forma untada e enfarinhada e cobrir com os damascos e os pessegos. Espalhar as lascas de amendoas por cima.
- Levar ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 25 minutos, até que esteja firme e as amendoas comecem a ficar douradinhas. Vale também o teste do palito (mas nao pode deixar secar muito).

Muito gostoso!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Bolo de chocolate da minha infancia adaptado


O bolo de chocolate da minha mae tem um sabor doce na lembranca das pessoas que pelo menos uma vez na vida participaram de alguma festa de aniversário lá em casa... ou que estiveram lá só pra brincar uma tarde.
É uma delicia e, como nao podia deixar de ser, meu filho também adora!
Eu digo que é adaptado porque nao uso ovo, o leite é de soja e também modifiquei a calda.
Vamos à receita!

Ingredientes para um bolinho do tamanho desse da foto (com efeito "retro" de propósito):

- 1 xicara de farinha
- 1/2 xicara de farinha de trigo integral
- 1 xicara de acucar mascavo
- 1/2 xicara de chocolate em pó
- 1/2 xicara de óleo de girassol
- 1/4 xicara de iogurte de soja sem sabor (ou iogurte natural se nao for vegan)
- 1/2 colher de sopa de fermento quimico
- 1 pitada de sal
- 1 xicara de leite de soja morno

Misturar tudo delicadamente desfazendo os grumos e levar ao forno pré-aquecido, em forma com buraco untada e enfarinhada, a 180°-200°C por meia hora (fazer o teste do palito).
Qdo estiver pronto, tirar do forno e deixar amornar coberto com uma toalha. Desenformar quando estiver solto da forma. A calda deve ser colocada no bolo ainda morno.

Ingredientes para a calda "light":

- 1 xicara de água morna
- 1 xicara de chocolate em pó
- 1 colher de chá de essencia de baunilha
- 1 xicara de xarope de agave

Bater com o mixer a água morna, o chocolate e a baunilha. Acrescentar o agave e bater até misturar bem. Coloque a gosto em cima do bolo morno (vai sobrar calda que pode ser guardada na geladeira e utilizada para outras coisas tipo sorvete, frutas, etc).

domingo, 8 de julho de 2012

Limoncello cookies

Ingredientes (23 cookies):

- 75gr farinha de milho (fubá)
- 75gr farelo de aveia
- 20 gr farinha
- 80gr acucar mascavo
- 1 colher de sopa de fermento quimico
- 1 colher de sopa de lascas de amendoas
- 1 colherzinha de café de essencia de baunilha
- 1 colher de sopa de Limoncello (se quiser mais forte, adicionar + 1 colher e diminuir 1 de óleo)
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal (girassol, por ex)
- casca ralada de 1/2 limao siciliano
- 1 ovo (uso substituto comprado em loja de produtos naturais)

Modo de fazer:

- Misturar os ingredientes secos.
- Num recipiente bater o ovo com o óleo e o Limoncello e misturar aos ingredientes secos até formar uma massa.
- Enfarinhar uma superficie e trabalhar delicadamente a massa até formar um rolo liso, embrulhar em papel filme (plástico) e levar à geladeira por duas horas.
- Pré-aquecer o forno a 180°C, desembrulhar o rolo e cortar em fatias distribuindo num tabuleiro forrado com papel manteiga.
- Levar ao forno por mais ou menos 15-20 minutos ou até que estejam douradinhos e firmes (firmes nao quer dizer duros, eles só endurecem depois de frios). Deixar esfriar em cima de uma grade.

Deliciosos!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Mini-cornetti de goiabada (sem ovos)


Ingredientes:

- 100gr de farinha integral
- 150gr de farinha branca
- 125gr de manteiga light
- 125gr de iogurte desnatado
- 2 colheres de chá nao muito cheias de fermento quimico
- uma pitada de baunilha em pó
- uma pitada de sal
- acucar de confeiteiro
- goiabada (ou nutella ou geléia - o que quiser, contanto que nao seja muito liquido, tem que ser consistente)

Modo de fazer:

- Colocar no processador as farinhas, a manteiga, o iogurte, a baunilha, o fermento e uma pitada de sal e misturar tudo.
- Quando tiver formado a bola de pasta, passar p/superficie de trabalho polvilhada com farinha e cortar em 6 partes iguais.
- Abrir cada parte com o rolo de macarrao formando discos de mais ou menos 25cm de diametro que serao divididos em 8 partes (como se cortasse uma pizza).
- Colocar um pouquinho de recheio em cada parte e enrolar com cuidado.
- Levar ao forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos.
- Depois de prontos, polvilhar com o acucar de confeiteiro.

Simples e deliciosos a qualquer hora!


(receita baseada na de Anna Moroni - La prova del cuoco)

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sobremesa pro fim de semana - Panna cotta vegana

Receita para duas forminhas de pudim:

250ml de creme de leite de soja
2 colheres de chá de agar agar em pó
2 colheres de sopa rasa de maizena
1 colher de chá de adocante em pó (frutose, stevia, acucar mascavo, o que preferir)
1 colher de chá rasa de essencia de baunilha

Misturar tudo no fogo médio até comecar a ferver. Distribuir quente nas forminhas e deixar esfriar. Levar à geladeira por 2-3 horas.

Pode ser servido sem calda, com calda de caramelo, com calda de chocolate, frutas vermelhas...

Alteracoes: no lugar do creme de leite de soja, também pode ser usado o leite de soja sabor baunilha, na mesma quantidade, aí nao precisa ser adocado e nem precisa adicionar a essencia de baunilha.

domingo, 15 de novembro de 2009

DELICIA SAUDAVEL!!!!


Comer um doce com sabor de saúde é algo inusitado. Eu vivo procurando estas delícas!
Sou mais chegada a salgados, porém um docinho tem sempre um lugar guardado!!

DELICIA DE AVEIA

1 xíc (chá) de leite desnatado + 1 xíc (chá) de água + 1 colher (sobremesa) de maisena + 1 sache de gelatina sem sabor + 4 colheres (sopa) de mel + 200 g de iogurte natural desnatado + 1 colher (sobremesa) de essencia de baunilha + 1 pitade de noz-moscada +3 colheres (sopa)de aveia em flocos + 1 lata de creme de leite light ou de soja + 1/2 xícara (chá) de acucar.

1-Levar o leite ao fogo até levantar fervura.
2-Acrescente a aveia, metade do mel, a essencia de baunilha, a noz-moscada e o acucar. Misture bem.
3-Mexendo com uma colher de pau, adicione a maisena dissolvida na água e cozinhe por 2 minutos.
4-Retire do fogo e coloque cuidadosamente a gelatina sem sabor, preparada de acordo com as instrucoes da embalagem.
5-Junte o iogurte natural desnatado e o creme de leite, misturando bem.
6-Disponha em uma forma de fundo removível e leve para gelar por, no mínimo 2 horas.
Sirva com o restante do mel e acrescente mais, dependendo do gosto pessoal.

(Esta receitinha é de um Guia da Cozinha-Especial, n°11-ano 3 -doces gelados, acrescentei a parte light e noz-moscada)

DICAS DE SAÚDE!!!

ALIMENTOS QUE MELHORAM O HUMOR!!!!!

Segundo pesquisadores, alguns alimentos tem o poder de espantar a tristeza, combater a depressao e a ansiedade e melhorar o humor.
Isso acontece porque estimulam a producao e liberacao de neurotransmissores, substancias responsáveis por transmitir ao cérebro as
sensacoes de prazer e bem-estar.

O QUE CONSUMIR?
Uma dieta rica em carboidratos (paes e massas) é importante para manter o humor em alta, mas deve ser adotada com cuidado e orientacao de um nutricionista, para evitar um ganho excessivo de peso. Já os doces, embora também sejam ricos em carboidratos, podem
melhorar o humor no momento do consumo, mas logo depois agravar um quadro de tristeza ou depressao. Isso acontece porque o excesso
de acucar no organismo reduz a tolerancia aos fatores que geram estresse.
Outros nutrientes que contribuem para manter o animo é a
vitamina B6, encontrada nos cereais integrais, na banana e no atum, e o selenio, presente nas castanhas, nozes e peixes.

PODEROSO ÁCIDO FÓLICO
O ácido fólico, encontrado em grandes quantidades no espinafre, na laranja, na maca e na soja, é um potente antidepressivo.
É importante lembrar que nao existe um alimento que possa alterar o nosso humor sozinho, mas um conjunto de nutrientes apropriados
para melhorar o estado de espírito. (Revista Guia da Cozinha-agosto 2009)

Bye bye!!

domingo, 23 de agosto de 2009

DELICIAS COM SUCRILHOS!!!!!


Gente quanto tempo!!!!!
Mas minha ausencia foi por uma boa causa,
e junto com esta boa causa, estive uma semana num paraíso regado de quitutes, saladas e docinhos!
Coisa boa é pouco!
Depois de procurar nos cadernos de receitas um docinho diferente para o lanche da noite, minha amiga
Zuleika, enveredou pela cozinha e meteu a mao na massa mesmo!!!!! e saiu esta maravilha que tentei de toda maneira retratar fielmente.

Eu nao conhecia a iguaria, mas meu filho Lucas diz que a receita é proveniente dos Estados Unidos.
Bem, sem mais milongas, vamos ao que interessa:

BOLINHOS DE SUCRILHOS

4 ovos inteiros + 2 xícaras chá de acucar + 200 grs de manteiga + 4 colheres de sopa de creme de leite sem soro + 4 xícaras de chá de farinha de trigo + 1 colher sopa rasa de fermento tipo Royal + 1 colher de sobremesa de baunilha +1 pacote de sucrilhos.

MODO DE FAZER

Coloque o Sucrilho numa vazilha funda e reserve.
Colocar no liquidificador os ovos + a manteiga + o creme de leite. Bater bem.
Num outro recipiente adicionar este creme + a farinha de trigo + a baunilha + fermento
misturar. ( a massa fica bem grossa)

Pegar colheradas desta massa, embolar na mao e colocar dentro da vasilha dos Sucrilhos
e assar em forminhas de tefal sem untar, ou em forminhas de papel.
Levar ao forno quente por 35 min + ou -

Posso garantir que fica uma delícia!!!!!! Provem!!!!! A criancada vai adorar e os marmanjos agradecer!!!!

Bye!!!!