Bom dia!! Cheguei a tempo de postar uma receitinha de biscoitos pro terceiro Advento! Esse já é um pouco mais "tradicional". Nao tao saudável porque tem margarina vegan, um tipo de gordura que nao gosto, mas uma vez ao ano nao vai matar ninguém ;-)
Ingredientes (mais ou menos 50 biscoitos, dependendo da forma):
- 150gr farinha de espelta 630
- 150gr farinha de espelta integral
- 1 colher de chá cheia de cremor tartaro
- 100gr de avelãs moídas (ou amendoas, a oleaginosa que quiser. Na Alemanha encontram-se já moídas, mas pode usar inteira e moer no processador)
- 60gr de acucar mascavo batido no processador até ficar super fino, tipo acucar de confeiteiro (quem preferir pode usar direto o acucar de confeiteiro normal)
- 2 colheres de chá de canela
- 200gr de margarina vegan (usei Alsan Bio, que nao é tao ruim como as outras. Quem preferir manteiga ou margarina normal, pode substituir)
- 1 colher de sopa de maizena diluida em 2 colheres de sopa de água (ou 1 ovo pra quem usa ovo)
- chocolate de sua preferencia e granulados para enfeitar
Modo de fazer:
- Misturar as farinhas e o cremor tartaro em uma vasilha usando um fue (batedor de claras), assim nao precisa peneirar. Adicionar as avelãs, acucar, canela, a margarina em flocos e a maizena por ultimo e amassar tudo.
- Formar uma bola, envolver com uma pelicula plastica e deixar descansar na geladeira por uma hora.
- Após os 60 minutos, pré-aquecer o forno a 200°C e preparar uma superficie forrada com papel de forno.
- Pegar um pedaco da massa, colocar em cima do papel de forno e cobrir com um outro pedaco de papel e com a ajuda de um rolo de macarrao estender até ficar fina (sem exagerar). Assim nao precisa enfarinhar a casa toda pra massa nao grudar ;-) . O pedaco que nao estiver usando no momento, deixar na geladeira pra nao amolecer.
- Cortar em formas variadas (bota, sino, estrela, lua...). Caso nao tenha, pode usar uma xicara de cafézinho e fazer bolachinhas redondas. Repetir a operacao até terminar a massa, levando ao forno aos poucos.
- Assar por mais ou menos 10-12 minutos, no meio do forno e colocar para esfriar em cima de uma grade. Os biscoitos endurecem depois de sair do forno.
- Quando estiverem frios, derreter o chocolate em banho maria e cobrir e decorar como desejar. Estao prontos quando o chocolate endurecer.
- Como sao fininhos, também pode-se fazer "sanduiche" e rechear com geléia, por ex.
obs: a farinha usada por de ser de trigo.
Bom Terceiro Advento!!
Experiencias culinárias vegetarianas, tentando ser o mais saudável possivel e com forte tendencia vegan.
Mostrando postagens com marcador maizena. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador maizena. Mostrar todas as postagens
sábado, 13 de dezembro de 2014
Biscoitinhos de avelã (podem ser vegan ou nao)
Ingredientes
acucar de confeiteiro,
acucar mascavo,
avelã,
biscoitos,
bolachas,
canela,
cookies,
cremor tártaro,
farinha de espelta,
maizena,
margarina,
sem leite,
sem ovos,
vegan,
vegetariana
sábado, 23 de fevereiro de 2013
Calda de morango FRS (fácil, rápida e simples)
Ingredientes:
- 1 xícara cheia de morangos picadinhos
- suco de 1 limao siciliano
- 1 colher de chá de maizena
- 25gr de acucar mascavo
Modo de fazer:
- Dissolver a maizena e o acucar no suco de limao e unir aos morangos picados, misturando bem.
- Levar ao microondas por 4 minutos na potencia máxima e mexer duas vezes durante o processo.
Pode ser usada em bolos, sorvetes, pudins, etc.
Servi quentinha em cima de um bolo de chocolate e foi um sucesso! Delícia!
domingo, 8 de julho de 2012
Substituicao do ovo nos cookies
Dica importante:
- como substituir 1 ovo (sem usar o substituto comprado em loja de produtos naturais) =
* 1 colher de sopa de linhaca moida + 3 colheres de sopa de água fria OU
* 1 colher de sopa de maizena + 2 colheres de sopa de água OU
* 2 colheres de sopa de leite de soja + 1 colher de chá de suco de limao + 1 colher de chá de bicarbonato
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Tortinhas vegetarianas de palmito
Ingredientes e modo de preparo para a massa:
- 100gr de farinha de trigo integral
- 50gr de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de farelo de trigo
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 pitada de sal
- água morna qb (ir colocando aos poucos de acordo com a necessidade)
Misturar tudo até ficar homogeneo. Embrulhar numa película plástica e levar à geladeira por 20 minutos.

Ingredientes e modo de preparo do recheio:
- 2 xícaras de palmito cortado em rodela
- 1/2 cebola picada
- 1/2 xicara de azeitonas verdes picadas
- 1 colher de sopa de alcaparras
- 3 colheres de sopa de tomatinhos sem pele com um pouquinho do molho
- 1 xícara meio a meio de leite de soja e água
- 1 colher de chá cheia de maizena
- sal e pimenta a gosto
Refogar a cebola no azeite e juntar os tomatinhos. Cozinhar por alguns minutos e juntar o palmito, as azeitonas e as alcaparras. Colocar sal e pimenta a gosto. Cozinhar por mais um tempinho e juntar a maizena dissolvida no leite/água. Deixar engrossar bem e aguardar esfriar.
Abrir a massa e forrar 4 formas untadas de azeite. Fazer vários furos com a ajuda de um garfo em todas elas. Rechear e levar ao forno pré-aquecido por 20-30 minutos a 180°C.
Servir com uma salada de folhas verdes e está pronto o almoco! Sao deliciosas!
- 100gr de farinha de trigo integral
- 50gr de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de farelo de trigo
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 pitada de sal
- água morna qb (ir colocando aos poucos de acordo com a necessidade)
Misturar tudo até ficar homogeneo. Embrulhar numa película plástica e levar à geladeira por 20 minutos.
Ingredientes e modo de preparo do recheio:
- 2 xícaras de palmito cortado em rodela
- 1/2 cebola picada
- 1/2 xicara de azeitonas verdes picadas
- 1 colher de sopa de alcaparras
- 3 colheres de sopa de tomatinhos sem pele com um pouquinho do molho
- 1 xícara meio a meio de leite de soja e água
- 1 colher de chá cheia de maizena
- sal e pimenta a gosto
Refogar a cebola no azeite e juntar os tomatinhos. Cozinhar por alguns minutos e juntar o palmito, as azeitonas e as alcaparras. Colocar sal e pimenta a gosto. Cozinhar por mais um tempinho e juntar a maizena dissolvida no leite/água. Deixar engrossar bem e aguardar esfriar.
Abrir a massa e forrar 4 formas untadas de azeite. Fazer vários furos com a ajuda de um garfo em todas elas. Rechear e levar ao forno pré-aquecido por 20-30 minutos a 180°C.
Servir com uma salada de folhas verdes e está pronto o almoco! Sao deliciosas!
Assinar:
Postagens (Atom)

