Mostrando postagens com marcador pao. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador pao. Mostrar todas as postagens

sábado, 31 de janeiro de 2015

Khachapuri vegan

Há alguns anos atrás, me deparei com a foto de um "khachapuri" na internet. Procurei por receitas e informacoes; achei muitas, umas diziam que era um pao russo, outras que era um pao indiano. Como nunca fui pra nenhum dos dois lugares, infelizmente nao posso certificar a origem. De todo jeito é divino, muito fácil e essa é a versao vegana que fiz pro almoco de hoje, acompanhado de uma salada de rucula e tomatinhos (já sei, nao é época de tomates na Europa) com molho de vino cotto, mostarda e maple syrup.

Ingredientes para 4:

- 200ml de iogurte de soja (sem sabor, natural, de preferencia sem acucar)
- 1/2 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de acucar mascavo
- 1 colher de chá de sal do Himalaya
- 2 xícaras de farinha de espelta integral (pode ser trigo)
- 1/2 xícara de farinha de espelta 630 (pode ser trigo)

Ingredientes para o recheio:

usei minha receita do tofu mexido (clique no link para acessar) acrescentando quase no final 1 colher de sopa rasa de farinha de grao de bico

Modo de preparo:

- Misturar o bicarbonato, o acucar e o sal ao iogurte.
- Adicionar a farinha aos poucos até formar uma massa homogenea e macia (talvez precise acrescentar um pouco mais de farinha pra nao ficar muito grudenta).
- Dividir a massa em 4 bolas e deixar repousar por 15 minutos coberta por um pano.
- Após o repouso, abrir um circulo nao muito fino com cada massa e colocar aproximadamente 1 colher e meia de recheio no meio. Fechar todos os lados, colocando pra cima, como se estivesse fazendo um embrulho. Com o rolo de macarrao, amassar e esticar com cuidado a massa recheada, até dar mais ou menos a forma da foto, ou se conseguir, ainda mais redonda. (Sinceramente nao ligo muito pra forma, às vezes faco quadrado também)
- Aquecer uma frigideira anti-aderente, sem óleo, e assar os khachapuris de 2 a 3 minutos cada lado em fogo médio.

Bom apetite!!

obs: uma das receitas que encontrei e usei na época do meu "descobrimento", foi essa: http://www.zakuskas.blogspot.de/2009/06/khachapuri-pao-recheado-com-queijo.html

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Paezinhos com malte e azeite

Ingredientes para 16 paezinhos:

- 3 xícaras de farinha de trigo integral
- 3/4 xícara de farinha de trigo
- 3/4 xícara de leite de soja morno
- mais ou menos 20-25gr de fermento fresco (pouco mais da metade de 1 tablete de fermento alemao, que tem 42gr)
- 1 colher de sopa de acucar mascavo
- 1 colher de sopa de malte
- 1/2 colher de chá de sal
- 3/4 xícara de azeite
- leite de soja para pincelar (ou uma gema de ovo, se preferir)

Modo de fazer:

- Reservar as farinhas num recipiente.
- Bater o restante dos ingredientes no liquidificador por 2 minutos.
- Juntar a massa à farinha reservada, misturar e sovar bem.
- Deixar descansar por uma hora ou até dobrar de tamanho.
- Dividir a massa em 16 pedacos, modelar os paezinhos e colocar num tabuleiro forrado com papel manteiga. Deixar crescer por 45 minutos, pincelar com o leite e deixar ainda em repouso por mais 45 minutos ou até que estejam bem crescidos.
- Pré-aquecer o forno na temperatura máxima e levar os paes p/assar a 180°-200°C (abaixar o fogo quando colocar os paes no forno) por mais ou menos 20 minutos ou até quando tirando um e batendo na parte de baixo saia um barulho oco.

obs: meu filho de 4 anos diz que o nome da receita deveria ser "paozinho lecker". Lecker significa "gostoso" em alemao.

domingo, 17 de outubro de 2010

Pao ázimo com azeite

Receita para 12 à 15 paes.

1 copo americano de farinha de trigo branca
1 copo americano de farinha integral
1/2 copo americano de água (temperatura ambiente)
1/3 copo americano de azeite
1 colher de chá de sal

Numa tigela colocar as farinhas e o sal.
Com o fue fazer uma mistura do azeite com a água, mexer bem até que parecam uma coisa só. Jogar a mistura em cima da farinha e mexer até criar uma pasta homogenea.
Esquentar o forno na temperatura máxima (250°-260°C). Já deixar no forno a bandeja/forma onde vao assar os paezinhos para esquentar também. (eu usei uma pedra onde faco pizza)
Cortar a massa em 12-15 pedacos e estender com o rolo numa superficie enfarinhada. Cada massinha tem que ficar bem fina, quase transparente.
Levar ao forno (nao todos de uma vez, o que couber na bandeja/forma) e assar por 2 minutos de um lado e um minuto do outro. É importante o forno estar bem quente qdo colocar os paes.
Eles vao criar bolhas e ficar crocantes.

(obs: receita baseada na receita de Mark Bittman)