Mostrando postagens com marcador za'atar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador za'atar. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Espelta com grão de bico - em meia hora o almoco está pronto!

Coisa mais fácil nao tem! Tudo dentro da panela, 20-30 minutos e um almoco super saboroso e nutritivo está pronto!
A espelta (farro em italiano, dinkel em alemao, spelt em ingles) é um tipo de grao muito antigo rico em fibras, sais minerais, vitaminas, ferro e proteína. Contém pouco glutem, pouca gordura e poucas calorias, comparando a outros graos.

Receita para duas porcoes:

- 1 xicara de espelta sem casca (importante que seja sem casca senao altera o tempo de cozimento, tendo inclusive que deixar de molho antes)
- 3/4 xicara de grao de bico cozido (eu sempre tenho congelado, mas se preferir pode usar em lata, prestando atencao nos conservantes e afins)
- 1/2 xicara de alho poró
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem
- 1/2 batata doce cortada em cubinhos
- 1/2 cenoura grande cortada em rodelas bem finas
- 1 colher de chá de za'atar
- 500ml de água quente
- pitada de curcuma
- pimenta a gosto e caso o za'atar nao tenha sal, uma pitada de sal
Modo de fazer:
- Esquentar o azeite numa panela média e acrescentar o alho poró, a batata doce, a cenoura e a espelta, deixando refogar um pouquinho.
- Misturar o za'atar aos 500ml de água quente e adicionar à preparacao na panela. Cobrir e cozinhar em fogo médio por 10-15 minutos. Após esse tempo, acrescentar o grao de bico e o restante dos temperos.
-Continuar cozinhando por mais uns 10 minutos até praticamente secar a água (como se fosse arroz).

Acompanhar de uma saladinha e o almoco está servido!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A magia dos temperos - Parte 1


Uma amiga pediu pra eu fazer um post com alguns esclarecimentos sobre os temperos/condimentos que costumo usar, entao resolvi escrever um pouco sobre eles:

Za'atar -> é usado no Oriente Médio. Literalmente significa "tomilho" mas é uma mistura composta de tomilho, gergelim, sumagre e um pouco de sal. Já vi alguns que também levam orégano. Cada país tem sua variante, mas a base é essa. Usa-se muito em paes e também é ótimo em vegetais e molhos de saladas. Eu sinceramente uso em tudo, inclusive no meu "tofu mexido" do café da manha...!

Ras El Hanout -> também um tempero árabe, muito usado no Marrocos. Pode ser uma combinacao de até 50 especiarias. Algumas delas sao: cominho, cardamomo, coentro, pimenta do reino, primenta branca, erva doce, canela, mostarda... costumo usar nas minhas sopas de cenoura, principalmente.

Baharat -> literalmente significa "especiaria" em árabe e normalmente é um tempero usado na Siria e no Iraque, formado por até 7 especiarias, entre elas: paprica, cominho, coentro e canela. Usa-se para condimentar vegetais e também sopas.

Por hoje paro por aqui pra nao cansar voces ;-)

Uma boa dica é usar o tempero pra diminuir o sal na comida!

Na Alemanha é muito fácil encontrar tudo isso já pronto nas lojas árabes ou entao, as especiarias separadas e voce mesmo pode preparar o seu tempero.


* As fotos foram feitas numa viagem ao Egito, em Al Qusayr, na regiao do Mar Vermelho. 
* Pesquisa feita sobre os temperos principalmente no livro "Veggiestan" (Sally Butcher)

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Polpetta de lentilha com za'atar

Ingredientes para 20 polpette (plural de polpetta, em italiano):

- 2 xic de lentilha cozida
- 1/2 cebola grande
- 2 punhados de oleaginosas várias (nozes, avelas, castanhas, amendoas, castanhas do Pará)
- 4 colheres de sopa de aveia
- 5 colheres de sopa de farinha de milho
- 2 colheres de sopa de água
- 1 colher de sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto
- za'atar a gosto (se vc nao sabe o que é, clique aqui )

Modo de fazer:

- Processar a cebola, as oleaginosas e a aveia no mixer, sem exagerar, nao precisa virar "pó".
- Juntar as lentilhas e processar um pouco, sem deixar virar creme.
- Tirar do mixer e adicionar o restante dos ingredientes.
- Fazer bolinhas de tamanho pequeno a médio, colocar numa forma forrada com papel pra forno ou levemente untada com óleo e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos.
- Servir com maionese vegan, creme de abacate com menta, como na foto, ou o molho que preferir.

Delícia!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

DELÍCIAS DE QUEIJO!!!!


EMPADINHAS SABOROSAS E FACÍLIMAS

MASSA

2 ovos inteiros + 1 xícara de chá de leite + 1/2 xíc de óleo + 2 xícaras de chá de farinha de trigo +
2 colheres de sopa bem cheias de queijo ralado + 1 colher de sopa de fermento em pó, tipo Royal +
1 colher de óregano + 1 pouco de salsinha + 1 pitada de záttar (tempero árabe comercializado) + 1 pitada de sal

RECHEIO

O legume da preferencia salteado com cebolas, alho e azeite. Eu usei escarola refogada.

PREPARO

Bater todos os ingredientes no liquidificador.
Untar e enfarinhar as forminhas de empada e despejar levemente metade da massa, recheio e massa.
Salpicar queijo ralado em cima antes de levar ao forno quente por 20 min + ou -

O leite pode ser de soja e a farinha, integral ou misturada com a branca.

DICAS DE SAÚDE

COMER VÁRIAS VEZES AO DIA FAZ BEM??

Sim. Ao contrário do que se pode imaginar, o organismo nao fica sobrecarregado, pois tudo o que consumimos
é aproveitado aos poucos. O ideal, segundo especialistas, é fazer de 4 a 6 pequenas refeicoes por dia.
Isso inclui café da manhä, lanche, almoco, lanche da tarde, jantar e ceia.
Mas nada de ficar beliscando entre uma refeicao e outra. Nao substitua, por exemplo, os lanches por bolachas,
salgadinhos e outros produtos industrializados. Um lanche nutritivo, por exemplo, pode combinar iogurte com
frutas, paes e torradas. (Rev.Guia da Cozinha n°39 )

PIZZA CONGELADA E EXCESSO DE GORDURA

Pesquisa realizada pelo idec (Inst. de Defesa do Consumidor) revela que as pizzas congeladas (aquelas que sao
encontradas prontas nos supermercados) apresentam quantidade de gordura e de sódio acima do ideal.
De acordo com o instituto apenas 2 pedacos de pizza contém toda a gordura saturada e metade da quantidade de
sódio que um adulto deve consumir durante o dia.
É importante lembrar que o excesso de sódio está diretamente relacionado a hipertensao arterial.
Já a gordura saturada contribui para o aumento de colesterol ruím no sangue, podendo causar o entupimento
das artérias. Ambos sao fatores de risco cardiovascular.
Vale a pena ressaltar a importancia de moderar o consumo desse tipo de alimento para a saúde.
Fique de olho! (Rev. Guia da Cozinha n° 39)

Quero agradecer o carinho da minha amiga Margarida Fernades, do blog A sombra do vento, pelo selo
(This blog makes me happy), que me ofereceu.

Bye bye!!!!!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

VEGETAIS COM MOLHO BRANCO


Se tem uma coisa que me agrada numa mesa, além dela estar sempre muito bonita e arrumada, é um belo prato de vegetais!

Vegetais sao uma fonte rica em sais minerais, vitaminas, carboidratos e fibras.
Em geral apresentam poucas calorias e baixos conteúdos de sódio e colesterol.
Os verdes ou amarelos estao entre as principais fontes de vitamina C:
Aspargos, brícolos, couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor, espinafre, nabo, tomate e mostarda.
Considerados "alimentos livres", pois contem um número insignificante de calorias:
Abobrinha, acelga, agriao, aipo, alface, almeirao, chicória, chuchu, cogumelo, couve, endivia, escarola, espinafre, mostarda, palmito, pepino, rabanete e repolho crú.
(Cozinhando com baixas calorias*Alimentacao Saudável n° 1)




LEGUMES COM MOLHO BRANCO

Cortar em rodelas meio grossas duas abóbrinhas italianas + 2 cenouras em rodelas + 1 couve-flor em pedacos + 1 brócolis também em pedacos + 1/2 pimentao vermelho em tiras grossas + 1/2 pimentao amarelo em tiras grossas + 1/2 pimentao verde em tiras grossas.
Cozinhe "al dente" salteando todos os legumes com um pouco de sal. Reserve num pirex ou assadeira.

MOLHO BRANCO

Levar ao fogo 3 colheres de sopa de azeite de oliva, + 2 cebolas cortadas em pequenos quadrados + 3 dentes de alho triturado no espremedor e refogar.
Acrescentar 1/2 ricota ou um copo de coalhada, com 1/2 litro de leite de soja (ou qualquer outro leite) + 1 colher de sobremesa rasa de sal + 2 colheres de café de záttar (tempero árabe) + 1colher café de tomilho seco + 2 colheres de sopa de farinha de trigo dissolvida em 1/2 copo de água fria e apurar o ponto conforme o gosto mais espesso ou mais fino.

Depois de apurado mesclar nos legumes tapando-os por quase completo.
Salpicar 50 gramas de um bom queijo parmesao ralado e levar ao forno por mais ou menos 30-35 min.
Pode ser prato principal servido com uma salada crua e arroz integral para os vegetarianos, ou com carne ou peixe para outros.
Posso garantir que esta mescla de temperos é muito boa!!!! Hummmmm

Záttar - tempero árabe
Faca um mix de gengibre, cominho, orégano, gergelim branco, gergelim preto, salsa desidratada, pimenta do reino preta, e já tens aí um bom záttar.
Este da foto eu fiz num jantarzinho muito gostoso na Alemanha.

Bye!!