Mostrando postagens com marcador sobremesa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sobremesa. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 4 de março de 2015

A obsessão pelo abacate - mousse de chocolate

Já que o assunto é abacate, a metade de um que comi pela manha foi transformada em mousse de chocolate! Deliciosa, cremosa e mais saudável do que uma mousse tradicional, chocolate ou bolo/doce cheio de acucares, ovos e farinha branca!

Ingredientes para 1 porcao abundante ou 2 pequenas como as da foto:
- 1/2 abacate (levando em conta que estou falando do abacate que se vende na Alemanha e nao os gigantes que existem no Brasil)
- 1 colher de sopa de leite de amendoas (ou outro leite vegetal)
- 1/2 colher de sopa de cacau em pó
- 1/2 colher de sopa cheia de maple syrup (ou o adocante de sua preferencia, eu diria mel, agave ou acucar mascavo/demerara)
- pitada de baunilha (opcional, mas com certeza fica mais gostoso)
Processar tudo com o mixer até ficar homogeneo e cremoso. 
Perfeito para os momentos de carencia por doces! :-)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

SABOR DE FRUTAS

Temos um corpo que perece.
E este corpo necessita de cuidados especiais para vivermos com saúde e longevidade.
Somos o que comemos.
E escolher bem os alimentos é indispensável para termos uma boa qualidade de vida.

Cozinhar para mim é uma terapia e uma arte.
As cores e formas dos alimentos é algo que me deixa inebriada.
Este espaco é para aliar prazer com nutricao e sabor.

Já fui em muitas cozinhas de restaurantes por este mundo afora em busca de receitas que chamava a minha atencao e agucava os sentidos do meu paladar.

Amo cozinhar e chamar os amigos pra degustar comigo.
Nao sei seguir a risca uma receita.
Tenho sempre que modificar a minha maneira, ousando com temperos e especiarias, criando um "toque"diferente.

Na minha vida optei pela alimentacao natural, integral, com muitas verduras, soja e vegetais .
Aqui usaremos de tudo um pouco, sem radicalizar.

Hoje eu vou falar de uma SOPA DE FRUTAS deliciosa.
Além de ser deliciosa, faz uma figura na mesa e impressiona os convidados.
É servida na poncheir
a. (mas se nao tiver, sirva como puder).
É característica de alguns países.
Ela é servida em Israel, Letonia, alguns países árabes, e cada um com algum "toque" diferente.
Apresento a de Israel e sua característica.




SOPA DE FRUTAS .

2 macas + 2 kiwis + 1 pera + 1/2 melao + 2 laranjas pera + 2 tangerinas + 1 manga + 2 bananas prata + 1 pedaco de mamao + 1 pedaco de abacaxi + 1 xíc. chá de uvas verdes partidas ao meio + 3 pessegos em calda cortados, ou da época + 8 damascos secos cortados em quatro + 1 xíc.de café de uvas passas brancas e 1 xíc. de café de uvas passas pretas + 1 colher de sobremesa de canela em pó + 1 pedaco de canela em pau + 1 colher de chá de noz-moscada + 1 colher de chá de cravo da India moído + alguns cravos inteiros + 10 ameixas secas em calda + 3 litros de água + 3 xíc de chá de acucar mascavo

Corte todas as frutas, menos as bananas, que sao em rodelas, em quadrados nao muito pequenos, acrescente as frutas secas, a água, o acucar mascavo, e as especiarias. Leve numa panela grande ao fogo e deixe ferver bem, macerando as frutas, formando uma calda grossa, sem dissolve-las por completo, mais ou menos 1 hora.
Sirva como sobremesa quente ou fria.

* Pode ser servida com um sorvete de sua preferencia.
* Pode acrescentar mais frutas segundo o gosto, para cozinhar junto a estas.
Degusta e comente!

*Meu amigo David Amorim, faz esta delicia com sabor da Letonia! Bye, bye!!