Experiencias culinárias vegetarianas, tentando ser o mais saudável possivel e com forte tendencia vegan.
Mostrando postagens com marcador noz-moscada. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador noz-moscada. Mostrar todas as postagens
domingo, 18 de janeiro de 2015
Bolo vegan de laranja siciliana
Estou numa fase de bolos! Tenho recebido bastante visita pro cafézinho e gosto de servir alguma coisa. Essa semana comprei laranjas sicilianas (vermelhas, blood oranges, blutorangen) e assim resolvi "veganizar" o delicioso bolo de laranja da minha mae!
Ingredientes para um bolo pequeno:
- 1 laranja siciliana com casca bem lavada
- 2/3 de tofu (2 partes de um bloco de tofu natural de 200gr)
- 1 xicara de oleo de girassol misturado com leite de soja (encher pouco menos de 1/4 da xicara de oleo e o restante de leite)
- 1 xicara de acucar mascavo (se gosta mais doce, acrescentar mais 1/4 xicara)
- 1 xicara de farinha de espelta 630 (ou trigo normal)
- 1 + 1/2 xicara de farinha de espelta integral (ou trigo integral)
- 1 colher de sopa de cremor tártaro (ou fermento quimico)
- 1 pitada de canela, curcuma e noz moscada
Modo de preparo:
- Bater no liquidificador a laranja cortada em pedacos com o tofu e a mistura de óleo e leite.
- Colocar numa vasilha e juntar com o restante dos ingredientes
- Levar a forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos no estático e mais 10 minutos no ventilado; fazer o teste do palito pra ver se está pronto.
- Cobrir com a calda enquanto o bolo estiver ainda morno. Enfeitar com um punhado de nozes trituradas.
Ingredientes e modo de fazer a calda:
- Suco de uma laranja siciliana (se quiser menos forte, usar o suco de meia laranja)
- 1/4 xicara de cacau em pó
- 1/4 xicara de maple syrup (ou agave)
Misturar tudo e levar a fogo médio até aquecer bem. Colocar no bolo ainda morna e cobrir com as nozes trituradas.
Ingredientes
acucar mascavo,
bolo,
cacau em pó,
canela,
cremor tártaro,
curcuma,
farinha de espelta,
laranja siciliana,
leite de soja,
maple syrup,
noz-moscada,
nozes,
óleo de girassol,
sem ovos,
tofu,
vegan,
xarope de agave
sábado, 3 de novembro de 2012
Sformato di funghi (torta de cogumelos frescos)
Ingredientes (uma torta do tamanho da que está na foto abaixo):
- pure de batatas
- 1 colher de sopa de azeite
- alho poró (a gosto)
- 250gr de champignons frescos
- 100ml de creme de leite de soja
- queijo ralado
Modo de fazer:
- Preparar um pure de batatas (nao coloquei receita do pure porque cada um faz à sua maneira - o meu faco com manteiga light e leite de soja, temperando com um pouco de noz moscada). Deixar de lado.
- Limpar os champignons, cortar bem fininhos.
- Aquecer o azeite e refogar um pouco o alho poró. Acrescentar os champignons, temperar com sal e pimenta e esperar secar toda a água que soltar. Quando secar, juntar o creme de leite de soja, misturar bem e tirar do fogo.
- Num refratário untado com azeite, colocar uma camada generosa do pure de batatas, colocar os cogumelos e cobrir com mais uma boa camada do pure de batatas. Polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 10-15 minutos.
Bom apetite!
terça-feira, 8 de maio de 2012
Sopa de aspargos frescos com Prosecco
- 500gr de aspargos brancos
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de acucar mascavo
- 3 colheres de chá de caldo de legumes em pó
- 1 colher de sopa de manteiga light
- 1 colher de sopa de farinha
- 100ml de Prosecco
- 250ml de creme de leite de soja
- sal, pimenta, noz moscada e cebolinha a gosto
Modo de fazer:
- Descascar os aspargos e cortar em pedacos médios. Cozinhar em abundante água com a colher de chá de sal e de acucar mascavo por mais ou menos 10-12 minutos.
- Com uma escumadeira, tirar os aspargos da água e reservar as duas coisas (aspargo e água).
- Derreter a manteiga numa panela e misturar a farinha com a ajuda de um fuê. Juntar 600ml da água onde os aspargos foram cozidos ainda misturando com a ajuda do fuê para nao formar grumos, as 3 colheres de chá de caldo de legumes e deixar ferver. Adicionar o Prosecco, o creme de leite de soja, sal, pimenta e noz moscada a gosto.
- Colocar os aspargos dentro do caldo preparado e servir salpicado com cebolinha.
É maravilhosa!
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Gnocchi alla Romana (sem ovos)
Apesar do nome, dizem que este gnocchi nao tem nada a ver com a cidade de Roma, na Itália. E realmente nunca comi isso lá. Mas, ok, no momento o que interessa é que é um prato muito gostoso ;-)
Claro que minha versao é "mais vegetariana", por causa do leite de soja, da ausencia de ovos e de manteiga, mas pode-se fazer com leite de vaca, óbvio e tb acrescentar duas gemas à massa (depois que tirar do fogo), a quem possa interessar.
Ingredientes para duas pessoas:
- 125gr de semolina
- 1/2 litro de leite de soja
- pitada de noz moscada
- 2 colheres de sopa de margarina (quem quiser pode usar manteiga)
- sal a gosto
- queijo ralado
Esquentar o leite com o sal, uma colher de sopa de margarina e adicionar, mexendo sempre com o fué, a semolina. Misturar até virar uma "polenta".
Apagar o fogo, adicionar a noz moscada e uma colher de sopa de queijo ralado.
Untar uma forma com azeite e estender a "polenta" na forma, com uma espessura de 1cm mais ou menos e deixar esfriar.
Quando estiver frio, é hora de fazer os disquinhos. Como eu nao queria os gnocchi muito grandes, cortei com uma xicara pequena de café, sempre banhando no azeite (ter ao lado um pires com um pouco de azeite p/ir molhando as bordas da xicara) para nao grudar a massa. À medida que for cortando, dispor na forma untada de azeite que vai ao forno, sobrepondo levemente um ao outro (como mostra a foto).
Dissolver a margarina restante numa panelinha e pincelar os gnocchi. (eu misturei um fio de azeite na margarina).
Cobrir com um pouco de queijo ralado e levar ao forno p/dourar. Como nao vai ovo, nao vai ficar super dourado. Quando o queijo estiver gratinado, está pronto.
Obs:
Pode ser servido com molho de tomate a parte.
Outra dica p/dar mais gosto, é dissolver a margarina com 2 folhinhas de sálvia.
Bom apetite!
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
INTEGRAL É VIDA!!!!!!
Uma das coisas boas da vida é realmente o paladar das iguarias que encontramos nos sabores.
É uma infinidade de sabores e gostos por este mundo afora.
Eu tenho uma memória gustativa fantástica! O que nao sinto, vou buscar na memória e, pronto, eis o gosto.
Há duas correntes médicas em relacao a esta memória. Uma diz que a memória gustativa nao existe e a outra considera. Eu estou aqui para dizer que ela existe e eu interajo com ela todos os dias na hora de comer e sentir o paladar apurado.
Pra quem nao entende direito o que estou falando, entra no meu outro blog http://www.marlenemaravilha.blogspot.com/, (entra no meu testemunho), ou vai direto daqui, e vai entender melhor; porque este espaco só fala de comidinhas e dicas de saúde!!!!!
BOLO DE PANQUECAS (INTEGRAL)
Massa
2 xícaras de leite desnatado + 1 ovo + 1 pitada de sal + 1 pitada de acucar ( para dar mais cor) + 1 cebola branca + 1 dente de alho +2 xícaras de chá (bem cheias) de farinha de trigo integral .
Bater tudo no liquidificador. Se a massa ficar dura acrescentar mais um pouquinho de leite.
Usar uma concha pequena e fazer as panquecas numa frigideira anti-aderente com um pingo de azeite e ir reservando.
(mantenha-as aquecidas)
MOLHO BRANCO (DE ESPINAFRE) ou cogumelos ou o que tu preferires
2 colheres de sopa de azeite extra virgem + 1 cebola branca em cubos pequenos ou raladas + 2 xícaras de chá de leite desnatado + + 1 pitada de noz moscada + + 1 cubo de caldo de legumes + 1 pote de iogurte natural desnatado + 1/2 xícara de chá de salsa picada ou desidratada.
Aqueca o azeite e refogue a cebola. Acrescente o leite desnatado e quando comecar a ferver desfaca o caldo de legumes. Mexa bem e agregue a noz moscada e o pote de iogurte natural ou (1 caixa de creme de leite de soja), e 1colher de sopa bem cheia de amido de milho tipo Maizena, mexa sem parar dando o ponto. Veja se a quantidade do sal do caldo é suficiente, se nao for, acrescente sal a gosto.
Faca o espinafre, ou o cogumelo, refogado com alho e azeite e pique-o acrescentando no molho que deve estar bem quente.
MONTAGEM
Ponha uma concha de molho branco com espinafre no fundo e uma panqueca. Agregue mais molho emcima e assim sucessivamente até a ultima, acrescentando todo o molho restante. Coloque uma porcao de queijo ralado na hora de servir.
Sirva a seguir, em fatias, com o arroz da sua preferencia, peixe ou legumes.
E aproveite este momentos delicioso!
DICAS DE SAÚDE!!!!!
Intestino - Consuma regularmente sementes de linhaca, porque ela ajuda e reforca os anticorpos do corpo criando defesas necessárias que aliviam sintomas de menopausa, ajudam o transito intestinal, fazendo com que a pele fique clara, saudável e linda!
Misture uma colher de sopa de linhaca na sua banana amassada diariamente pelas manhas!
O potássio da banana e a potencia da linhaca dao um equilibrio saudável ao corpo.
Bye bye!!!!!
domingo, 15 de novembro de 2009
DELICIA SAUDAVEL!!!!
Comer um doce com sabor de saúde é algo inusitado. Eu vivo procurando estas delícas!
Sou mais chegada a salgados, porém um docinho tem sempre um lugar guardado!!
DELICIA DE AVEIA
1 xíc (chá) de leite desnatado + 1 xíc (chá) de água + 1 colher (sobremesa) de maisena + 1 sache de gelatina sem sabor + 4 colheres (sopa) de mel + 200 g de iogurte natural desnatado + 1 colher (sobremesa) de essencia de baunilha + 1 pitade de noz-moscada +3 colheres (sopa)de aveia em flocos + 1 lata de creme de leite light ou de soja + 1/2 xícara (chá) de acucar.
1-Levar o leite ao fogo até levantar fervura.
2-Acrescente a aveia, metade do mel, a essencia de baunilha, a noz-moscada e o acucar. Misture bem.
3-Mexendo com uma colher de pau, adicione a maisena dissolvida na água e cozinhe por 2 minutos.
4-Retire do fogo e coloque cuidadosamente a gelatina sem sabor, preparada de acordo com as instrucoes da embalagem.
5-Junte o iogurte natural desnatado e o creme de leite, misturando bem.
6-Disponha em uma forma de fundo removível e leve para gelar por, no mínimo 2 horas.
Sirva com o restante do mel e acrescente mais, dependendo do gosto pessoal.
(Esta receitinha é de um Guia da Cozinha-Especial, n°11-ano 3 -doces gelados, acrescentei a parte light e noz-moscada)
DICAS DE SAÚDE!!!
ALIMENTOS QUE MELHORAM O HUMOR!!!!!
Segundo pesquisadores, alguns alimentos tem o poder de espantar a tristeza, combater a depressao e a ansiedade e melhorar o humor.
Isso acontece porque estimulam a producao e liberacao de neurotransmissores, substancias responsáveis por transmitir ao cérebro as
sensacoes de prazer e bem-estar.
O QUE CONSUMIR?
Uma dieta rica em carboidratos (paes e massas) é importante para manter o humor em alta, mas deve ser adotada com cuidado e orientacao de um nutricionista, para evitar um ganho excessivo de peso. Já os doces, embora também sejam ricos em carboidratos, podem
melhorar o humor no momento do consumo, mas logo depois agravar um quadro de tristeza ou depressao. Isso acontece porque o excesso
de acucar no organismo reduz a tolerancia aos fatores que geram estresse.
Outros nutrientes que contribuem para manter o animo é a vitamina B6, encontrada nos cereais integrais, na banana e no atum, e o selenio, presente nas castanhas, nozes e peixes.
PODEROSO ÁCIDO FÓLICO
O ácido fólico, encontrado em grandes quantidades no espinafre, na laranja, na maca e na soja, é um potente antidepressivo.
É importante lembrar que nao existe um alimento que possa alterar o nosso humor sozinho, mas um conjunto de nutrientes apropriados
para melhorar o estado de espírito. (Revista Guia da Cozinha-agosto 2009)
Bye bye!!
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
JANTAR NADA VILAO!!
Tu fazes parte do clube das que nunca jantam e, pior, acham que isso faz emagrecer? Pois é melhor rever
os teus conceitos. Evitar essa refeicao pode levar-te a passar a noite beliscando e comer muito mais do que se tivesses
preparado uma refeicao equilibrada.
Quando nao jantamos, corremos o risco de comer pequenas porcoes de alimentos diante de programas de tv,
do computador, lendo ou conversando, sem nos darmos conta das calorias que ingerimos.
4 passos para preparares um cardápio semanal nutritivo e magro:
1- Comece escolhendo a proteína (carne de panela, salmao grelhado, frango assado ou soja).
Associe um carboidrato, que pode ser arroz integral, batata, macarrao, mandioquinha.
2- Estabeleca para a semana uma salada que possa ser guardada, como grao-de-bico, berinjela, abobrinha.
Escolha um ou dois tipos de folhas, lave bem, seque e guarde em porcoes.
3- Eleja uma fruta da estacao para ser consumida de formas variadas. Abacaxi, por exemplo, que pode ser servido
fresco fatiado, com raspas de limao, cozido com adocante, assado com canela. (Hum...que delícia!)
Sao palavras da endocrinologista e nutróloga Ellen Paiva (SP) Revista Corpo a Corpo Ano xx n° 223
Uma receitinha diet e saborosa!
BOLO DE REPOLHO
500 grs de repolho crú cortado bem fininho + 3 ovos + 3 colheres sopa de queijo ralado + 1/2 copo de azeite +
4 colheres sopa de farinha de trigo + 1 colher de sopa de fermento tipo Royal + 1 cebola grande cortada em quadradinhos +
azeitonas verdes a gosto + 1 pimentao vermelho em quadradinhos +
1 pitada de noz-moscada + orégano a gosto + hortela picadinha a gosto, cheiro verde ou manjericao.
Misturar todos os ingredientes e colocar num pirex untado e polvilhado com farinha de rosca.
Polvilhar uma boa quantidade de queijo ralado e levar ao forno até assar e ficar dourado + ou - 35-40 min
Posso garantir que fica uma delícia e saudável!
Bye bye!!!
terça-feira, 26 de maio de 2009
MIX DE IDÉIAS E TEMPEROS!
O mundo está cheio de idéias, recheios, saladas, ensopados, assados, tortas e afins.
E com certeza, a grande vantagem que temos em diversificar, é ver as diversas maneiras que cada um tem em preparar as suas receitas, dando o seu toque especial.
Este blog é um mix de idéias, temperos e diferencas, e cada um é um na sua maneira de ser.
Depois de experimentar muitas receitas de massa de Quiche, eu optei por esta.
QUICHE DE ALHO-PORÓ
MASSA - 3 xíc de chá de farinha de trigo (que pode ser 1 1/2 de trigo branco e 1 1/2 integral) +
200 grs de manteiga em temperatura ambiente + 1 colher de chá de sal + 8 colheres de sopa de água gelada + 1 colher de chá de záttar (tempero árabe) ou 1 pitada de noz-moscada.
Amasse todos os ingredientes obtendo uma massa homogenea formando uma bola maleável.
Abra-a formando o disco para forrar uma forma de aro removivel própria para quiches.
Fure com um garfo e leve-a ao forno, por 15 min. (200°)
CREME - (molho base)
3 colheres sopa de manteiga + 2 colheres de sopa de farinha de trigo + 1 cebola grande ralada + 1/2 litro de leite desnatado ou (de soja) + 1 pitada de noz-moscada + sal + pimenta do reino branca + 1 caixa de creme de leite (ou creme de leite vegetal de soja).
Derreta a manteiga na panela e frite a cebola sem deixar queimar. Acrescentar a farinha de trigo e ir dourando aos poucos. Vá colocando o leite vagarosamente até ficar consistente e mexa sem parar para nao criar crumos.
Use o sal, a pimenta a noz-moscada.
Se ficar crumos use a peneira. Coloque entao o creme de leite, a gema e misture bem.
RECHEIO DE ALHO-PORÓ
3 alhos-porós ( eu uso um pouco da parte verde que estiver fina e boa) cortados em rodelas bem finas.
3 colheres de sopa de manteiga + 1 tablete de caldo de legumes
1/2 xícara chá de água quente
Doure o alho-poró na manteiga e acrescente o caldo de legumes desmanchado na água e ferva por 10 minutos +ou-
Deixe esfriar e coloque na massa pré cozida antes do creme.
Leve ao forno a quiche montada por mais 20-25 minutos.
* acrescente, uma boa dosagem de queijo ralado em cima para gratinar.
* Fica mais interessante esperar uns 10 minutos antes de degusta-la.
* Pode fazer tb em pequenas porcoes como na foto.
Há pessoas que misturam o recheio ao creme para colocar na massa pré-cozida.
Outros fazem por ordem: massa + recheio + creme. Use a tua preferencia.
(Esta receita eu fiz na casa da Roberta e do Martin em Erfurt e foi um "Su"cesso!!
********************************************************
LI E ACHEI INTERESSANTE!!
Descubra o que te faz comer sem ter fome
1- Angústia - tente descobrir o que está causando essa sensacao de aperto
e faca algo que ajude a dissolve-la como caminhar ou, simplesmente, respirar fundo.
2- Ansiedade - identifique qual o problema que despertou essa sensacao e depois procure relaxar.
3- Carencia - busque pessoas que tragam trocas gratificantes.
4- Medo - descubra a causa e analise os riscos que ele de fato pode acarretar.
5- Monotonia - encontre coisas interessantes para fazer.
6- Raiva - lute pelos teus direitos e lute também com a pessoa que desencadeou essa sensacao.
7- Rejeicao - Analise por que isso aconteceu e, a partir daí, mude a sua forma de agir.
8- Solidao - Ligue para uma ou um amigo ou encontre alguém que preencha a sensacao de vazio.
9- Tristeza - Chore, esperneie ou , simplesmente, curta o momento.
(Revista Dieta Já Ano 1 n° 3, pag. 70 - dez 96)
Bye!!
Assinar:
Postagens (Atom)



