Mostrando postagens com marcador azeite extra virgem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador azeite extra virgem. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 12 de abril de 2016

Plumcake de abobrinha e alho poró

Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer a todos que me seguem e eu nem sabia! Muito obrigada pelas mensagens no facebook e também pelo apoio em relação ao post da Mãe Terra! Podem me escrever aqui nos comentários que também vou adorar!
Desculpem pelo sumiço mas o tempo anda curto!!
Hoje vou postar uma receita que consegui veganizar e gostei muito do resultado!

Ingredientes (pra 3 pessoas):

- 100gr de farinha de espelta integral (ou a farinha que preferir)
- 1 colher de sopa de cremor tartaro
- 1 colher de sopa de linhaça moida misturada a 3 colheres de sopa de água fria
- 1/2 xic de iogurte vegetal sem açucar (usei de soja)
- 100ml de leite vegetal (usei soja com arroz)
- 3 colheres de sopa rasa de tahini (ou azeite, se preferir)
- sal, pimenta e temperos a gosto
- 2 colheres de sopa cheias de levedura nutricional (opcional)
- 1/2 xic de alho poró cortado em rodelas
- 1/2 abobrinha pequena cortada em cubinhos

Modo de preparo:

- Pré aquecer o forno a 180°C e forrar uma forma de plumcake pequena (forma de bolo ingles) com papel pra forno.
- Misturar a linhaça e o iogurte. Adicionar a farinha e misturar bem. Juntar o leite e continuar misturando. Incorporar o tahini, sal e pimenta a gosto e o cremor tartaro. Misturar delicadamente até criar um composto homogeneo. Neste ponto, unir à massa a levedura nutricional, o alho poró e a abobrinha.
- Colocar o composto na forma e nivelar a superficie. Levar ao forno a 180°C por cerca de 40 minutos (20min estático e 20min com ar baixando pra 160°C pra quem usar forno elétrico), até ficar douradinho (fazer o teste do palito).
- Quando estiver fora do forno, deixar amornar bem e desenformar. Cortar em fatias e servir.

Fica uma delícia acompanhado de hummus e salada!

Dica: nao desenformar enquanto a forma ainda estiver quente, corre o risco de quebrar no meio. 
Dica2: a abobrinha e o alho poró podem ser substituidos pelo que quiser, como tomates secos e azeitonas, pimentão e tomate, palmito etc.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Batatas douradas

  Aqui em casa estamos viciados nessas batatas - receita de uma amiga grega - sao DE-LI-CI-O-SAS!!! Ótimo acompanhamento pra saladas, verduras cozidas e até pra comer sem nada! Muito fácil de preparar. 

Ingredientes pra 3-4 porcoes, dependendo da fome ;-) :

- 8 a 10 batatas do tipo "mehlig kochend" (aqui tem uma explicacao em alemao dos tipos mais comuns de batatas vendidas na Alemanha);
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem;
- curcuma, sal*, pimenta** a gosto;
- 1 colher de chá abundante de mostarda de Dijon (aquela com graozinhos);
- 3/4 xicara de água.

Procedimentos:

- Descascar as batatas e cortar em fatias médias e depois ao meio (como na foto), colocar numa vasilha funda;
- adicionar a colher de sopa de azeite, curcuma, sal e pimenta a gosto e misturar bem pra pegar em todas as batatas;
- distribui-las numa forma pincelada com azeite extra virgem;
- dissolver a colher de chá de mostarda na água e regar as batatas.

Levar a forno pré-aquecido na temperatura máxima (250°C) e assar por 35-40 min, até ficarem douradas.
Ainda dá tempo de fazer pro jantar de hoje! :-)


* eu uso sal rosa do Himalaya, que nao é refinado e é rico em sais minerais, inclusive ferro, ou seja, um sal saudável!

** qdo digo pimenta, é "bunter pffefer", uma mistura com pimenta do reino, pimenta branca, pimenta verde e pimenta rosa, nao é picante mas dá um sabor especial aos pratos.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Espelta com grão de bico - em meia hora o almoco está pronto!

Coisa mais fácil nao tem! Tudo dentro da panela, 20-30 minutos e um almoco super saboroso e nutritivo está pronto!
A espelta (farro em italiano, dinkel em alemao, spelt em ingles) é um tipo de grao muito antigo rico em fibras, sais minerais, vitaminas, ferro e proteína. Contém pouco glutem, pouca gordura e poucas calorias, comparando a outros graos.

Receita para duas porcoes:

- 1 xicara de espelta sem casca (importante que seja sem casca senao altera o tempo de cozimento, tendo inclusive que deixar de molho antes)
- 3/4 xicara de grao de bico cozido (eu sempre tenho congelado, mas se preferir pode usar em lata, prestando atencao nos conservantes e afins)
- 1/2 xicara de alho poró
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem
- 1/2 batata doce cortada em cubinhos
- 1/2 cenoura grande cortada em rodelas bem finas
- 1 colher de chá de za'atar
- 500ml de água quente
- pitada de curcuma
- pimenta a gosto e caso o za'atar nao tenha sal, uma pitada de sal
Modo de fazer:
- Esquentar o azeite numa panela média e acrescentar o alho poró, a batata doce, a cenoura e a espelta, deixando refogar um pouquinho.
- Misturar o za'atar aos 500ml de água quente e adicionar à preparacao na panela. Cobrir e cozinhar em fogo médio por 10-15 minutos. Após esse tempo, acrescentar o grao de bico e o restante dos temperos.
-Continuar cozinhando por mais uns 10 minutos até praticamente secar a água (como se fosse arroz).

Acompanhar de uma saladinha e o almoco está servido!

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Tofu no café da manha (tofu mexido)

Bom dia! Lá vamos nós com mais uma opcao de café da manha vegan! Apesar de hoje eu ter comido quinoa "doce", fiquei com vontade de postar essa receita e a quinoa fica pra próxima.

Ingredientes:

- aproximadamente 100gr de tofu natural
- 1 tomate
- 1 cebola pequena
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de tamari (que é um tipo diferente de molho de soja, também pode usar shoyu, se preferir)
- pimenta, curcuma e paprica defumada a gosto
- gergelim e salsinha a gosto

Como preparar:

- Refogar a cebola no azeite numa frigideira.
- Apertar o tofu com um papel toalha pra tirar bem a água e despedacar com as maos dentro da frigideira. Misturar e tampar. Deixar por alguns minutos no fogo médio.
- Acrescentar a curcuma, a paprica defumada, os tomates em cubos e o tamari, misturar, abaixar o fogo e tampar. Mexer de vez em quando.
- Quando o tomate estiver quase se desmanchando, está pronto!
- Servir coberto de gergelim e salsinha picada.

Prometo que voce nao vai sentir fome até a hora do almoco!!

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Entrando no clima do "Adventszeit" - Cookies de aveia com azeite (vegan)

Comecou a corrida à preparacao dos biscoitos caseiros pra comemorar o Advento . Super tradicional na Alemanha, toda família prepara suas bolachinhas junto com as criancas pra distribuir entre amigos e familiares. Este ano comecei com os cookies de aveia, mais saudáveis do que as receitas cheias de margarina/manteiga, ovos e acucar, além de muito mais práticos e rápidos. O toque natalício está na canela, na baunilha e no cardamomo, podendo ainda acrescentar pimenta da Jamaica, noz moscada,cravo em pó, gengibre, todas essas especiarias com cheiro de Natal!

Ingredientes (20-25 biscoitos):

- 250gr de aveia em flocos finos
- 1 colher de sopa cheia de cremor tártaro
- 2 1/2 colher de sopa de acucar mascavo
- 1 envelope de acucar mascavo baunilhado (ou baunilha diretamente, aumentando meia colher de acucar mascavo na quantidade acima)
- 1/4 xic de azeite
- 1/2 xic de leite de soja
- 1 colher de café de canela e de cardamomo moído
- 1 colher de chá cheia de chocolate em pó

Modo de fazer:

- Misturar todos os ingredientes menos o chocolate e amassar bem até formar uma massa.
- Dividir em partes iguais e numa das partes acrescentar a colher de chá de chocolate em pó e amassar até misturar bem.
- Pré aquecer o forno a 180°C , forrar uma forma com papel pra forno e com as maos umidas dar forma aos biscoitos. Assar por 20 minutos.
- Deixar esfriar apoiados numa grade (se nao comerem tudo antes!) ;-)  e servir.

Bom Advento!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Bolinhos de brócolis com molho ranch vegan

Outro dia caí numa receita de hamburguer de brócolis. Toda animada fui tentar fazer e foi uma desgraca. Nao dava liga, na hora de fritar se desmanchava.... pra nao jogar tudo fora, tive que improvisar, mudar toda a receita e acabei criando esses bolinhos de brócolis, assados, que desaparecem da mesa!

Ingredientes para os bolinhos (10-12 unidades):

- 2 xic de brócolis cozidos al dente
- 1 dente de alho
- 1 punhado de oleaginosas várias (eu usei castanhas do Pará, amendoas e castanhas de caju)
- 50gr de aveia
- 50gr de farinha de milho integral (na Alemanha tem e nao é transgenica)
- 1 colher de sopa cheia de farinha de grao de bico (caso nao tenha, use a de milho ou a que preferir. A de grao de bico ajuda a dar liga)
- 1 punhado de salsinha fresca
- 1 colher de sopa de azeite
- colheres de água quanto basta (no máximo 10)
- sal e pimenta a gosto
- farinha de rosca ou de milho mais grossa para empanar

Modo de fazer:

- Triturar no processador a aveia com o alho e as oleaginosas. Adicionar o brócolis e o restante dos ingredientes com 5 colheres de sopa de água e processar sem deixar formar uma pasta.
- Verificar se precisa mais água e adicionar aos poucos, sempre à colheradas. Nao pode ficar molhada demais senao complica pra enrolar.
- Formar bolinhas e passar na farinha de rosca ou de milho grossa para empanar e colocar numa forma forrada com papel pra forno ou levemente untada com azeite/óleo.
- Pincelar com pouco azeite e levar a forno pré-aquecido a 180°C por 30-35 minutos.

Ingredientes para o molho ranch vegan:

- 1 xic de cafézinho de leite de soja (tem que ser de soja porque contém a lecitina de soja, o que dá a consistencia cremosa no molho)
- 1 xic de cafézinho de azeite extra virgem
- 1 xic de cafézinho de óleo de girassol
- 1 colher de café de vinagre de maca ou suco de limao
- 1 colher de café rasa de mostarda de Dijon
- 1 pitada de curcuma
- 1 colher de café de alho em pó
- sal e pimenta a gosto
- um punhado grande de salsinha e endro (dill) frescos

Modo de fazer:

- Usando um mixer de imersao (varinha mágica, como dizem meus amigos portugueses), misturar o leite de soja com o azeite, o óleo, o vinagre (ou suco de limao), a mostarda, a curcuma, o alho em pó, sal e pimenta, como se estivesse fazendo uma maionese.
- Quando estiver cremoso, acrescentar a salsinha e o endro, triturá-los e está pronto!

Bom apetite!!

ps: o queijo vegano que também acompanha os bolinhos fica pra uma próxima ;-)

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Falafel do meu jeito

Amo falafel, mas nao gosto dessas misturas prontas e estou sempre em busca de coisas mais saudáveis. Já segui várias receitas e nunca me dei bem. Entao resolvi criar a minha, meio que baseada nas polpette de lentilha e deu muito certo!

Ingredientes para 10 unidades:

- 1 xic de grao de bico cozido
- 1 dente de alho
- 1 punhado de oleaginosas (amendoas, castanhas, avelas, nozes, o que preferir ou um pouco de cada mesmo)
- 2 colheres de sopa de aveia
- 3 1/2 colheres de sopa de farinha de grao de bico
- 1 pitada de sal e pimenta
- salsinha fresca e/ou coentro fresco a gosto
- 1 pitada de tempero para falafel (eu trouxe do Egito mas tem pra vender. Ee todo jeito, uma pitada de cominho, de canela, de curcuma já está ótimo)
- 1 colher de sopa de tahini
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de água

Modo de preparo:

- Processar sem transformar em pó as oleaginosas com a aveia, o grao de bico cozido, o alho e a salsinha.
- Transferir para uma vasilha e juntar o restante dos ingredientes secos e misturar.
- Juntar os ingredientes liquidos e amassar. Formar bolinhas e achatá-las colocando numa forma forrada com papel pra forno. Pincelar com um minimo de azeite.
- Levar a forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos.

Servir com um molhinho de tahini e limao ou maionese vegan e bom apetite!!

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O nosso Hummus de todo dia....

Aqui em casa temos hummus sempre pronto na geladeira. Somos "hummusnáticos"! Muitos amigos que vem aqui experimentam, gostam e pedem a receita. Entao, pra facilitar, resolvi postar. Aí vai:

Ingredientes:

- 1 xic de grao de bico cozido
- 1 dente de alho
- suco de meio limao (siciliano ou verde, tanto faz)
- 1 colher de sopa cheia de tahini (pasta de gergelim)
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de chá de óleo de gergelim (opcional)
- água morna (colocar aos poucos de acordo com a consistencia que deseja)
- 1 pitada de curcuma, cominho e paprica doce
- sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

- Colocar todos os ingredientes no processador de alimentos, menos a água, que será adicionada aos poucos depois que estiver tudo triturado.
- Servir com pao, cenoura, pepino.... o que a imaginacao mandar!

Bom apetite!

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Polpetta de lentilha com za'atar

Ingredientes para 20 polpette (plural de polpetta, em italiano):

- 2 xic de lentilha cozida
- 1/2 cebola grande
- 2 punhados de oleaginosas várias (nozes, avelas, castanhas, amendoas, castanhas do Pará)
- 4 colheres de sopa de aveia
- 5 colheres de sopa de farinha de milho
- 2 colheres de sopa de água
- 1 colher de sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto
- za'atar a gosto (se vc nao sabe o que é, clique aqui )

Modo de fazer:

- Processar a cebola, as oleaginosas e a aveia no mixer, sem exagerar, nao precisa virar "pó".
- Juntar as lentilhas e processar um pouco, sem deixar virar creme.
- Tirar do mixer e adicionar o restante dos ingredientes.
- Fazer bolinhas de tamanho pequeno a médio, colocar numa forma forrada com papel pra forno ou levemente untada com óleo e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos.
- Servir com maionese vegan, creme de abacate com menta, como na foto, ou o molho que preferir.

Delícia!!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Creme de verduras com grao de bico

Um creme muito simples mas sinceramente um dos melhores dos ultimos tempos. Tenho usado muito o "spiralizer*"e isso faz com que sobre pedacinhos de batata doce e abobrinha, por exemplo, que nao tenho coragem de jogar fora. Resolvi criar uma sopa com esses "restos" e ficou uma delicia! Mas, por isso, nao tenho como informar a quantidade exata de alguns ingredientes.

Serve 2 pessoas.

Ingredientes:

- alguns pedacos de batata doce
- alguns pedacos de abobrinha
- 1 cenoura grande
- 1/2 xícara de alho poró
- 1/2 xícara de salsao
- 1 pimentinha vermelha
- 1 + 1/2 xícara de caldo de legumes (ou o necessário p/cobrir as verduras)
- 1 xícara de grao de bico cozido
- harissa** a gosto
- curcuma a gosto
- 1 pitada de sal marinho defumado
- sementes de girassol para servir

Modo de fazer:

- Refogar o alho poró e o salsao em 1 colher de sopa de azeite.
- Adicionar harissa, curcuma e o restante das verduras cortadas em dadinhos.
- Cobrir com o caldo de legumes, deixar ferver, tampar e cozinhar por 20 minutos no fogo baixo.
- Deixar esfriar um pouco e bater no liquidificador. Levar de volta à panela e ao fogo baixo pra reaquecer e acrescentar o sal marinho defumado. Se estiver muito grossa, acrescentar um pouquinho de água até chegar à consistencia desejada.
- Servir com um punhado de grao de bico no centro do prato e sementes de girassol em volta.

Bom apetite!

Obs:

* (http://www.lurch-shop.com/D/ProductFrames.asp?SessionId=A5B829555002418B9E8465877AA3580F&adilang=D&KatId=40&ArtNr=00010306&Offset=0&IsAktion=)

** um tempero da Tunisia

domingo, 20 de outubro de 2013

Sanduiche saudável (vegan)

Após um longo "inverno", aqui estou de volta! Esse sanduíche virou o "hit" aqui de casa, entao resolvi compartilhar com voces, porque é realmente maravilhoso!

Ingredientes:

- 1 maco grande de salsinha
- 1 mao cheia de castanhas de caju
- 1/4 a 1/2 xícara de azeite extra virgem (como faco a olho, nao sei bem, diria pra comecar com 1/4 e se for pouco aumentar até 1/2)
- algumas gotas de limao siciliano espremido (na verdade, eu uso o suco de 1/4 dele, se for grande)
- sal e pimenta a gosto
- meio pimentao vermelho
- algumas fatias de tofu com amendoas defumado
- algumas "listras" de cenoura
- broto de alfafa (o meu é feito por mim em casa)
- 1 baguete integral

Modo de fazer:

* Pesto de salsinha

- num processador colocar a salsinha, as castanhas, o azeite, suco de limao, sal e pimenta e bater até ficar numa consistencia de pate.

* Recheio do sanduíche

- aquecer uma colher de sopa de azeite numa frigideira anti-aderente e colocar as fatias de tofu, deixando bem douradas. Devem ficar crocantes mas nao queimadas. Separar.
- nesse mesmo azeite, passar o pimentao vermelho cortado em fatias fininhas até perder a água e dourar. Separar.
- descascar a cenoura e cortar com o descascador de verduras.

* Montagem do sanduíche

- abrir a baguete e colocar uma porcao generosa do pesto nos dois lados.
- distribuir as fatias de tofu, o pimentao, a cenoura e o broto de alfafa de um lado.
- caso goste picante, salpicar com pimenta calabresa.
- fechar com a outra parte da baguete e degustar essa delicia!

obs: baseado numa receita de Attila Hildmann (cozinheiro vegan alemao)

segunda-feira, 18 de março de 2013

Torta "ao acaso" de cogumelos frescos

Essa torta surgiu por acaso. Sem vontade de sair na neve, a geladeira estava meio vazia, resolvi tentar algo diferente com o que tinha em casa e deu certo!

Ingredientes para 8 porcoes:

Massa:
- 200gr de tofu
- 1 xícara de leite de soja
- 1/2 xícara de água
- 1/2 xícara de azeite
- 1 xícara de farinha branca
- 1+1/2 xícara de farinha integral
- 1 colher de farinha de linhaca (bata a linhaca no liquidificador para obter a farinha)
- 1 colher de sopa de queijo ralado
- um pacote de fermento quimico (mais ou menos 2 colheres de sopa)
- sal e pimenta a gosto

Recheio:
- azeite
- 1/2 xícara de alho poró
- 500gr de cogumelos frescos (eu tinha champignon marrom)
- 1/2 pimentao vermelho
- tofu defumado em tiras
- sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:

- Esquentar o azeite, juntar o alho poró até amolecer um pouco e adicionar o cogumelo, o pimentao, o tofu defumado, sal e pimenta. Tampar e mexer de vez em quando. Qdo os cogumelos comecarem a perder água, destampar e ir mexendo até que essa água seque. Deixar esfriar.
- Bater no liquidificador (ou usar o mixer) o tofu, leite de soja, água e azeite, até misturar bem.
- Adicionar os cogumelos ao preparado feito com o tofu e acrescentar as farinhas, o queijo ralado, sal, pimenta e por ultimo o fermento. Misturar delicadamente, sem bater.
- Colocar numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido, a 180°-200°C por 30-35 minutos, até que comece a dourar. Vale fazer o teste do palito.

Ótimo acompanhado de uma boa salada! Bom apetite!

 Obs: para fazer uma versao vegana, é só nao colocar o queijo ralado.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Berinjela com gosto de verao


Ingredientes para 4 porcoes (servido como entrada):

- 1 berinjela média
- 5-6 tomatinhos cereja (depende do tamanho, os meus eram médios)
- 100gr de queijo feta
- 2 colheres de sopa de suco de limao siciliano
- 3 colheres de sopa de azeite
- sal, pimenta, temperos a gosto (orégano, tomilho, manjericao)

Modo de fazer:

- Fatiar finamente a berinjela no sentido do comprimento e pincelar os dois lados das fatias com azeite.
- Grelhar tudo e separar para esfriar um pouco. Após esfriar, cortar as fatias em tirinhas e colocar num recipiente.
- Cortar os tomatinhos em 2 (ou 4, depende do tamanho) e juntar à berinjela.
- Cortar o queijo em dadinhos e adicionar ao restante.
- Emulsionar bem o azeite, o limao, sal, pimenta e temperos (se forem secos). Incorporar à salada. Se usar temperos frescos, colocar por ultimo.

Servir com fatias de pao torrado.

Uma opcao fresca e gostosa para dias quentes!

sábado, 3 de novembro de 2012

Sformato di funghi (torta de cogumelos frescos)


Ingredientes (uma torta do tamanho da que está na foto abaixo):

- pure de batatas
- 1 colher de sopa de azeite
- alho poró (a gosto)
- 250gr de champignons frescos
- 100ml de creme de leite de soja
- queijo ralado

Modo de fazer:

- Preparar um pure de batatas (nao coloquei receita do pure porque cada um faz à sua maneira - o meu faco com manteiga light e leite de soja, temperando com um pouco de noz moscada). Deixar de lado.
- Limpar os champignons, cortar bem fininhos.
- Aquecer o azeite e refogar um pouco o alho poró. Acrescentar os champignons, temperar com sal e pimenta e esperar secar toda a água que soltar. Quando secar, juntar o creme de leite de soja, misturar bem e tirar do fogo.
- Num refratário untado com azeite, colocar uma camada generosa do pure de batatas, colocar os cogumelos e cobrir com mais uma boa camada do pure de batatas. Polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 10-15 minutos.

Bom apetite!


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Plumcake de palmito e alho poró



Ingredientes para 6 pessoas:

- aproximadamente 110gr de palmito em conserva picadinho
- 1/2 alho poró picadinho
- 1 ovo
- 1/2 xícara de iogurte natural
- 50gr de farinha de trigo integral
- 50gr de farinha de trigo branca
- 100ml de leite de soja
- 1 colher de sopa de fermento quimico
- 150gr de queijo gruyère ralado (ou outro queijo que derreta)
- 3 colheres de sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:

- Pré aquecer o forno a 180°C e untar com manteiga uma forma de plumcake (forma de bolo ingles).
- Misturar o ovo e o iogurte. Adicionar as farinhas e misturar bem. Juntar o leite e continuar misturando. Incorporar o azeite, sal e pimenta a gosto e o fermento. Misturar delicadamente até criar um composto homogeneo. Neste ponto, unir à massa o queijo, o alho poró e o palmito.
- Colocar o composto na forma e nivelar a superficie. Levar ao forno a 180°C por cerca de 40 minutos, até ficar douradinho (fazer o teste do palito).
- Quando estiver fora do forno, deixar amornar bem e desenformar. Cortar em fatias e servir.

Dica: nao desenformar enquanto a forma ainda estiver quente, corre o risco de quebrar no meio.

É delicioso!

terça-feira, 31 de julho de 2012

Salada morna de grao de bico com maca verde


Ingredientes:

- 1+1/4 copo de requeijao de grao de bico já cozido
- 1/2 maca verde cortada em fatias finas e depois no meio
- 1/4 de pimentao vermelho cortado em fatias finas
- 3 cebolinhas cortadas em rodelas
- sal aromatizado à ervas de Provence à gosto
- suco de meio limao siciliano
- 3-4 folhas de manjericao fresco
- azeite

Modo de preparo:

- refogar no azeite as cebolinhas, a maca e o pimentao até que a maca comece a amolecer.
- juntar o grao de bico, adicionar o sal aromatizado e deixar refogando em fogo médio/baixo por uns 5 minutos.
- tirar do fogo e acrescentar o manjericao e o suco do meio limao.
- servir morna ou em temperatura ambiente.

Bom apetite!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Tortinhas vegetarianas de palmito

Ingredientes e modo de preparo para a massa:

- 100gr de farinha de trigo integral
- 50gr de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de farelo de trigo
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 pitada de sal
- água morna qb (ir colocando aos poucos de acordo com a necessidade)

Misturar tudo até ficar homogeneo. Embrulhar numa película plástica e levar à geladeira por 20 minutos.

Ingredientes e modo de preparo do recheio:

- 2 xícaras de palmito cortado em rodela
- 1/2 cebola picada
- 1/2 xicara de azeitonas verdes picadas
- 1 colher de sopa de alcaparras
- 3 colheres de sopa de tomatinhos sem pele com um pouquinho do molho
- 1 xícara meio a meio de leite de soja e água
- 1 colher de chá cheia de maizena
- sal e pimenta a gosto

Refogar a cebola no azeite e juntar os tomatinhos. Cozinhar por alguns minutos e juntar o palmito, as azeitonas e as alcaparras. Colocar sal e pimenta a gosto. Cozinhar por mais um tempinho e juntar a maizena dissolvida no leite/água. Deixar engrossar bem e aguardar esfriar.

Abrir a massa e forrar 4 formas untadas de azeite. Fazer vários furos com a ajuda de um garfo em todas elas. Rechear e levar ao forno pré-aquecido por 20-30 minutos a 180°C.

Servir com uma salada de folhas verdes e está pronto o almoco! Sao deliciosas!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Paezinhos com malte e azeite

Ingredientes para 16 paezinhos:

- 3 xícaras de farinha de trigo integral
- 3/4 xícara de farinha de trigo
- 3/4 xícara de leite de soja morno
- mais ou menos 20-25gr de fermento fresco (pouco mais da metade de 1 tablete de fermento alemao, que tem 42gr)
- 1 colher de sopa de acucar mascavo
- 1 colher de sopa de malte
- 1/2 colher de chá de sal
- 3/4 xícara de azeite
- leite de soja para pincelar (ou uma gema de ovo, se preferir)

Modo de fazer:

- Reservar as farinhas num recipiente.
- Bater o restante dos ingredientes no liquidificador por 2 minutos.
- Juntar a massa à farinha reservada, misturar e sovar bem.
- Deixar descansar por uma hora ou até dobrar de tamanho.
- Dividir a massa em 16 pedacos, modelar os paezinhos e colocar num tabuleiro forrado com papel manteiga. Deixar crescer por 45 minutos, pincelar com o leite e deixar ainda em repouso por mais 45 minutos ou até que estejam bem crescidos.
- Pré-aquecer o forno na temperatura máxima e levar os paes p/assar a 180°-200°C (abaixar o fogo quando colocar os paes no forno) por mais ou menos 20 minutos ou até quando tirando um e batendo na parte de baixo saia um barulho oco.

obs: meu filho de 4 anos diz que o nome da receita deveria ser "paozinho lecker". Lecker significa "gostoso" em alemao.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Sopa de brócolis com tofu


Ingredientes para 4 porcoes:

- 1 maco de brócolis grande (mais ou menos 450-500gr)
- 1 cebola grande
- 1 dente de alho grande
- 1 tofu natural (200gr)
- 4 xicaras e meia de caldo de legumes (se quiser menos grossa, no final acrescentar um pouquinho mais de água)
- azeite
- amendoas em lascas (opcional)
- suco de meio  limao (opcional - eu uso o siciliano)
- sal, pimenta

Modo de fazer:

- Regofar a cebola e o alho no azeite. Bater no liquidificar com o tofu até formar uma pasta.
- Voltar essa pasta para a panela, juntar o brócolis e o caldo de legumes. Quando comecar a ferver, tapar e baixar o fogo, cozinhar por 10 min.
- Deixar esfriar um pouco e bater tudo no liquidificador. Voltar à panela pra esquentar, ajustar de sal e pimenta e adicionar o suco de limao.
- Servir polvilhada com as amendoas em lascas ou com croutons de pao integral (como na foto).

domingo, 18 de março de 2012

Quibe vegetariano assado recheado com feta

Ingredientes para uma assadeira retangular média (mais ou menos 21x30cm):

- 250gr de proteína de soja texturizada
- 1+1/2 xicara de trigo para quibe (bulgur extra fino)
- 1 cebola picada bem fina
- 4 colheres de sopa de azeite
- folhas de hortela a gosto
- uma pitada de canela
- sal e pimenta a gosto
- shoyu a gosto
- 1 colher de sopa de pure de tomate
- 200gr de queijo feta ralado

Modo de fazer:

- Deixar a soja de molho na água morna por 15-20 minutos.
- Deixar o trigo de molho na água por 15-20 minutos.
- Após esse tempo, escorrer a soja e o trigo, apertando bem com as maos pra sair toda a água.
- Temperar a soja com shoyu, o pure de tomate, sal, pimenta, gengibre, orégano ou qq outro tempero a gosto.
- Misturar o trigo, a soja, o azeite, cebola, hortela, canela, sal e pimenta.
- Untar uma assadeira com azeite e estender metade do preparado apertando bem com as maos. Espalhar o queijo feta e cobrir com a outra metade, sempre apertando bem.
- Regar com um pouco de azeite e levar a forno médio pré-aquecido (180°C-200°C) por 20-30 minutos, até que esteja douradinho por cima.
- Servir com sua salada preferida.

Simples, fácil, rápido e uma delícia!