Mostrando postagens com marcador coalhada. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador coalhada. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 1 de junho de 2009

VEGETAIS COM MOLHO BRANCO


Se tem uma coisa que me agrada numa mesa, além dela estar sempre muito bonita e arrumada, é um belo prato de vegetais!

Vegetais sao uma fonte rica em sais minerais, vitaminas, carboidratos e fibras.
Em geral apresentam poucas calorias e baixos conteúdos de sódio e colesterol.
Os verdes ou amarelos estao entre as principais fontes de vitamina C:
Aspargos, brícolos, couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor, espinafre, nabo, tomate e mostarda.
Considerados "alimentos livres", pois contem um número insignificante de calorias:
Abobrinha, acelga, agriao, aipo, alface, almeirao, chicória, chuchu, cogumelo, couve, endivia, escarola, espinafre, mostarda, palmito, pepino, rabanete e repolho crú.
(Cozinhando com baixas calorias*Alimentacao Saudável n° 1)




LEGUMES COM MOLHO BRANCO

Cortar em rodelas meio grossas duas abóbrinhas italianas + 2 cenouras em rodelas + 1 couve-flor em pedacos + 1 brócolis também em pedacos + 1/2 pimentao vermelho em tiras grossas + 1/2 pimentao amarelo em tiras grossas + 1/2 pimentao verde em tiras grossas.
Cozinhe "al dente" salteando todos os legumes com um pouco de sal. Reserve num pirex ou assadeira.

MOLHO BRANCO

Levar ao fogo 3 colheres de sopa de azeite de oliva, + 2 cebolas cortadas em pequenos quadrados + 3 dentes de alho triturado no espremedor e refogar.
Acrescentar 1/2 ricota ou um copo de coalhada, com 1/2 litro de leite de soja (ou qualquer outro leite) + 1 colher de sobremesa rasa de sal + 2 colheres de café de záttar (tempero árabe) + 1colher café de tomilho seco + 2 colheres de sopa de farinha de trigo dissolvida em 1/2 copo de água fria e apurar o ponto conforme o gosto mais espesso ou mais fino.

Depois de apurado mesclar nos legumes tapando-os por quase completo.
Salpicar 50 gramas de um bom queijo parmesao ralado e levar ao forno por mais ou menos 30-35 min.
Pode ser prato principal servido com uma salada crua e arroz integral para os vegetarianos, ou com carne ou peixe para outros.
Posso garantir que esta mescla de temperos é muito boa!!!! Hummmmm

Záttar - tempero árabe
Faca um mix de gengibre, cominho, orégano, gergelim branco, gergelim preto, salsa desidratada, pimenta do reino preta, e já tens aí um bom záttar.
Este da foto eu fiz num jantarzinho muito gostoso na Alemanha.

Bye!!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

DICAS E PIZZA DO GRINGO

DICAS DE SAÚDE

1- Coma devagar, apreciando o colorido dos alimentos e sentindo o cheiro que exala dos temperos.
2- Faca da sua refeicao um bálsamo para o físico, procurando comer num lugar aprazível e tranquilo.
3- Em hipótese alguma coma andando, ou vendo televisao, ou ainda discutindo com alguém, sem saber o que está fazendo.
4- Nao é salutar dormir logo após as refeicoes, pois a digestao torna-se lenta e engorda-se mais.
5- Ame muito. Agradece o que tens a mesa e valoriza! Bom apetite!!

Minha filha Roberta foi convidada para juntar-se com algumas pessoas de vários países aqui na Alemanha, para enfeitar uma pizza com as cores do seu país.
Bem, a festa foi um sucesso. A base da pizza era sempre a mesma, e como foi um ingles que apresentou a receita, ficou como sendo a "Pizza do Gringo", e o resultado foi tao bom, que já a fizemos várias vezes pela facilidade com que se apresenta. Esta da foto degustamos com um grande amigo. Este, afinal, é um bom motivo para se fazer uma delícia de pizza.

PIZZA DO GRINGO


250 gramas de farinha de trigo + 1 colher de chá de sal + 1 colher de sopa cheia de fermento tipo Royal + 1 pote de coalhada (na Alemanha usa-se quark, na Italia pode ser a ricotta) , (125 gramas +ou-), 4 colheres sopa de azeite + 1 ovo medio.
Misturar todos os ingredientes até ficar homogeneo, com carinho.
Esticar com o rolo e levar num recipiente untado com azeite.
Recheio* use o da sua preferencia. Eu usei abobrinhas cortadas em rodelas e pimentoes em tiras.
Esticar a massa sobre a forma untada, e passar molho de tomate em toda ela. Acrescentar os legumes ou recheio da tua preferencia. Colocar novamente o molho de tomate e acrescentar uma boa quantidade de queijo ralado, tipo mussarela, e orégano. Levar ao forno por mais ou menos 35 min.
*É uma massa facílima de ser manuseada.
E depois da festa, todos ficaram sabendo que a receita da pizza do gringo era alema!!
Tem pessoas que preferem telefonar e mandar vir a pizza em casa. Sempre igual, uma mesmice sem tamanho. Mas eu confesso que adoro colocar a mao na massa e ver o resultado.
Bye bye!!