Mostrando postagens com marcador iogurte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador iogurte. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Bolo de iogurte de cereja

Eu tinha uns iogurtes de cereja que iam vencer e me recuso a jogar comida fora. Resolvi testar uma receita que vi numa revista italiana uma vez e anotei num papelzinho (com as minhas devidas alteracoes, como sempre...).

Ingredientes para um bolo pequeno:

- 125gr de farinha (dividido em farinha branca e integral)
- 120gr de acucar mascavo
- 1 + 1/2 copinho* de iogurte de cereja (ou o sabor que quiser)
- 1 ovo
- 1 colher de sopa cheia de fermento quimico
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal

 Modo de fazer:

- Pré aquecer o forno a 180°C e untar + enfarinhar uma forma com buraco.
- Bater com um fué o ovo, o acucar e 1/2 copinho de iogurte.
- Dissolver o fermento no outro copo de iogurte.
- Colocar a farinha numa vasilha, adicionar a mistura feita com o ovo e também o iogurte com fermento misturando delicadamente e tomando cuidado p/nao formar carocos. Juntar o óleo e misturar.
- Despejar na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de meia hora. Fazer o teste do palito.
- Desenformar ainda morno e depois de frio cobrir com acucar de confeiteiro.

* 1 copo de iogurte = 125gr

Obs: para uma versao vegan, utilizar iogurte de soja e aumentar a quantidade em 1/2 copinho, omitindo o ovo.

Pra provar que é uma delicia segue foto do que restou dele depois de alguns minutos na mesa:

quinta-feira, 18 de junho de 2009

NA BEIRA DOS CAMINHOS


Se tem uma coisa que me agrada demais,
é colocar meus olhos nesta quantidade de legumes, verduras, vegetais de uma maneira geral, molhos etc!
Vou ficar sempre muito feliz se deparar com estas iguarias! Molhos diferentes, com distintas ervas, azeite extra virgem,
compondo aroma e paladar. E ainda, tendo a certeza de que uma salada faz muito bem a saúde!

Alguns molhinhos para degustar estas saladas:

MOLHO DE IOGURTE COM ERVAS

1 iogurte natural desnatado com ervas desidratadas (tomilho, orégano, salsa, pimenta vermelha seca, etc)
faca, um mix segundo a tua preferencia. Junte tudo muito bem com uma pitada de sal, um pouco de azeite e
1 colher de sopa de aceto balsamico. Vai ficar suigeneris, eu garanto.

MOLHO DE MOSTARDA E MEL

Para cada 3 colheres de sopa de mostarda de Dijon , 1 colher de mel. Misturar bem e servir na molheira. É somente isso,
e fica uma delícia.

MOLHO DE REQUEIJAO COM GORGONZOLA OU GRUYERE

1 copo de requeijao misturado com 1 porcao do queijo. Amassar bem e colocar uma porcao generosa de azeite.

MOLHO MARAVILHA

1/2 xíc de chá de maionese light + 1/2 xíc de chá de suco de laranja + 1 colher de sopa rasa de mostarda +
1 colher sopa de gengibre em pó + sal e salsa picadinha a gosto + 3 colheres de sopa de azeite.
Misture bem todos os ingredientes e sirva sobre as saladas.


MOLHO RO

1 copo de azeite extra virgem + 1/2 copo de shoyu + 1 colher de sopa de mel + ervas desidratadas.
Mesclar tudo muito bem e saborear.

Por hoje é só!!!!

(a foto é da rede suíca Marche- restaurante no meio do caminho por esta Europa da vida!)
Este blog entra de férias por 15 dias!

Bye!!!!!

terça-feira, 14 de abril de 2009

MERCADOS!!

Gente!!! Eu adoro mercados, feiras e tudo que se refere ao genero.
Estas fotos sao do Mercado de Erfurt-Alemanha, que se realiza as quartas-feiras e aos sábados.
Tem de tudo um pouco, mas eu sou fissurada em molhos, ervas, cheiros e ando sempre em busca de algo novo.
Adoro passear pelos temperos, (este será um post para depois, porque tempero do mundo todo é uma neura!!)
O colorido das feiras e mercados me fascinam.

Há muito tempo que cheguei a conclusao que o colorido dos mercados é uma arte!
A maneira e disposicao das barracas é sempre um quadro novo.
Sempre que chego em algum lugar vou visitar os mercados e olho maravilhada para as berinjelas,
pimentoes, verduras verdes, legumes diversos, etc etc etc.
Já imagino a salada que sairá e a quem vou convidar para degustar comigo.
Porém, mesmo que nao tenha alguém para dividir o prato, eu faco para saborea-lo sozinha, sem nenhum incoveniente.
Arrumo a mesa, coloco a comida numa bela travessa, uma toalha de mesa sempre bonita e o prazer de agradecer e comer.

Hoje apresento uma salada que comi ontem, comemorando meu niver, no restaurante WALDCASINO, Erfurt. 


SALADA FANTASIA C/ MOLHO DE IOGURTE
1 pé de alface americano cortado em fatias +1 tomate cortado em quatro+ 6 azeitonas sem caroco (aqui eram verdes, (eu colacaria a preta Azapa chilena) + 1/2 pimentao vermelho cortado em tiras finas+ 1/2 pimentao amarelo cortado igual+ 1 pepino japones com casca em rodelas finas + queijo prato (ou algum outro amarelo, eu usaria até branco) em quadradinhos + 1 cenoura ralada + 3 fatias de abacaxi em calda escorridas e picadas grandes + 1/2 melao em fatias pequenas + umas folhas de rúcula para decorar + 200 gramas de camaroes médios aferventados por 5 min com 1 pitada de sal e 1 folha de louro.
Molho de Iogurte
1 iogurte natural desnatado + 1 pitada de sal + 3 colheres de sopa de azeite extra virgem + 1 pitada de gengibre em pó + 1 pitada de noz-moscada + 1 colher de sopa de hortela picadinha. Mesclar tudo e mexer bem.
Misturar os ingredientes da salada, colocar os camaroes aferventados por cima. Regue com o molho de iogurte. Use as folhas de rúcula e o tomate para decorar.
Deguste e saboreie porque esta salada é peculiar. Acompanha qualquer prato.

Dica: Acrescente uma boa quantidade de raspas de um bom queijo parmesao sobre a salada.

Bye bye!!