Bom dia!! Cheguei a tempo de postar uma receitinha de biscoitos pro terceiro Advento! Esse já é um pouco mais "tradicional". Nao tao saudável porque tem margarina vegan, um tipo de gordura que nao gosto, mas uma vez ao ano nao vai matar ninguém ;-)
Ingredientes (mais ou menos 50 biscoitos, dependendo da forma):
- 150gr farinha de espelta 630
- 150gr farinha de espelta integral
- 1 colher de chá cheia de cremor tartaro
- 100gr de avelãs moídas (ou amendoas, a oleaginosa que quiser. Na Alemanha encontram-se já moídas, mas pode usar inteira e moer no processador)
- 60gr de acucar mascavo batido no processador até ficar super fino, tipo acucar de confeiteiro (quem preferir pode usar direto o acucar de confeiteiro normal)
- 2 colheres de chá de canela
- 200gr de margarina vegan (usei Alsan Bio, que nao é tao ruim como as outras. Quem preferir manteiga ou margarina normal, pode substituir)
- 1 colher de sopa de maizena diluida em 2 colheres de sopa de água (ou 1 ovo pra quem usa ovo)
- chocolate de sua preferencia e granulados para enfeitar
Modo de fazer:
- Misturar as farinhas e o cremor tartaro em uma vasilha usando um fue (batedor de claras), assim nao precisa peneirar. Adicionar as avelãs, acucar, canela, a margarina em flocos e a maizena por ultimo e amassar tudo.
- Formar uma bola, envolver com uma pelicula plastica e deixar descansar na geladeira por uma hora.
- Após os 60 minutos, pré-aquecer o forno a 200°C e preparar uma superficie forrada com papel de forno.
- Pegar um pedaco da massa, colocar em cima do papel de forno e cobrir com um outro pedaco de papel e com a ajuda de um rolo de macarrao estender até ficar fina (sem exagerar). Assim nao precisa enfarinhar a casa toda pra massa nao grudar ;-) . O pedaco que nao estiver usando no momento, deixar na geladeira pra nao amolecer.
- Cortar em formas variadas (bota, sino, estrela, lua...). Caso nao tenha, pode usar uma xicara de cafézinho e fazer bolachinhas redondas. Repetir a operacao até terminar a massa, levando ao forno aos poucos.
- Assar por mais ou menos 10-12 minutos, no meio do forno e colocar para esfriar em cima de uma grade. Os biscoitos endurecem depois de sair do forno.
- Quando estiverem frios, derreter o chocolate em banho maria e cobrir e decorar como desejar. Estao prontos quando o chocolate endurecer.
- Como sao fininhos, também pode-se fazer "sanduiche" e rechear com geléia, por ex.
obs: a farinha usada por de ser de trigo.
Bom Terceiro Advento!!
Experiencias culinárias vegetarianas, tentando ser o mais saudável possivel e com forte tendencia vegan.
sábado, 13 de dezembro de 2014
Biscoitinhos de avelã (podem ser vegan ou nao)
Ingredientes
acucar de confeiteiro,
acucar mascavo,
avelã,
biscoitos,
bolachas,
canela,
cookies,
cremor tártaro,
farinha de espelta,
maizena,
margarina,
sem leite,
sem ovos,
vegan,
vegetariana
terça-feira, 9 de dezembro de 2014
Tofu no café da manha (tofu mexido)
Ingredientes:- aproximadamente 100gr de tofu natural
- 1 tomate
- 1 cebola pequena
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de tamari (que é um tipo diferente de molho de soja, também pode usar shoyu, se preferir)
- pimenta, curcuma e paprica defumada a gosto
- gergelim e salsinha a gosto
Como preparar:
- Refogar a cebola no azeite numa frigideira.
- Apertar o tofu com um papel toalha pra tirar bem a água e despedacar com as maos dentro da frigideira. Misturar e tampar. Deixar por alguns minutos no fogo médio.
- Acrescentar a curcuma, a paprica defumada, os tomates em cubos e o tamari, misturar, abaixar o fogo e tampar. Mexer de vez em quando.
- Quando o tomate estiver quase se desmanchando, está pronto!
- Servir coberto de gergelim e salsinha picada.
Prometo que voce nao vai sentir fome até a hora do almoco!!
Ingredientes
azeite extra virgem,
café da manha,
cebola,
curcuma,
gergelim,
paprica defumada,
pimenta,
salsa,
sem ovos,
shoyu,
tamari,
tofu,
tomates,
vegan,
vegetariana
domingo, 7 de dezembro de 2014
Biscoitos de amendoas com tahini (vegan)
Estou atrasada pra postar a receita de biscoitos pro segundo advento! Mas como nunca é tarde e ainda tem dois adventos pela frente, lá vai:
Ingredientes (19-20 unidades):
- 150gr farinha de espelta 630 (nao sei se encontra no Brasil, na Alemanha é "Dinkelmehl", muito comum. Por que uso espelta e nao trigo comum? Porque é um grao nao refinado, mais digerivel e tem valores nutricionais melhores que o trigo)
- 50gr de farinha de amendoa (ou simplesmente passar as amendoas no processador de alimentos até virar farinha)
- 50gr de farinha de arroz
- 60gr de acucar mascavo
- 40gr de tahini (se nao sabe o que é tahini, clique aqui , na Alemanha encontra-se em qualquer loja turca, mas também em supermercados grandes)
- casca ralada de limao ou laranja (ou os dois), a gosto
- 1/2 colher de chá de cremor tártaro (se voce usa fermento quimico, pode ser também)
- leite de soja colocado aos poucos até dar ponto, mais ou menos 60ml
- amendoa e chocolate derretido para decorar
Procedimentos:
- Pré-aquecer o forno a 170°C.
- Misturar todos os ingredientes e acrescentar o leite, aos poucos, por ultimo. Tem que formar uma massa lisa.
- Numa forma coberta com papel pra forno, com a ajuda de uma colher, colocar pequenos montinhos de massa e afundar uma amendoa no meio de cada um.
- Levar ao forno por 15 minutos e deixar esfriar em cima de uma grade pra biscoitos.
- Quando estiverem frios, pode cobrir uma parte com chocolate derretido e colocar pra secar pra endurecer o chocolate. Eu usei algo muito especial, o "cioccolato di Modica", que é o chocolate de verdade, só cacau e acucar, sem leite e sem gordura adicionados e feito em casa, mas isso é coisa pra outro post ;-) .
Bom advento!!
obs: se voce está acostumado com biscoitos comprados prontos, um aviso, nao é super doce e nem endurece demais!!
Ingredientes (19-20 unidades):
- 150gr farinha de espelta 630 (nao sei se encontra no Brasil, na Alemanha é "Dinkelmehl", muito comum. Por que uso espelta e nao trigo comum? Porque é um grao nao refinado, mais digerivel e tem valores nutricionais melhores que o trigo)
- 50gr de farinha de amendoa (ou simplesmente passar as amendoas no processador de alimentos até virar farinha)
- 50gr de farinha de arroz
- 60gr de acucar mascavo
- 40gr de tahini (se nao sabe o que é tahini, clique aqui , na Alemanha encontra-se em qualquer loja turca, mas também em supermercados grandes)
- casca ralada de limao ou laranja (ou os dois), a gosto
- 1/2 colher de chá de cremor tártaro (se voce usa fermento quimico, pode ser também)
- leite de soja colocado aos poucos até dar ponto, mais ou menos 60ml
- amendoa e chocolate derretido para decorar
Procedimentos:
- Pré-aquecer o forno a 170°C.
- Misturar todos os ingredientes e acrescentar o leite, aos poucos, por ultimo. Tem que formar uma massa lisa.
- Numa forma coberta com papel pra forno, com a ajuda de uma colher, colocar pequenos montinhos de massa e afundar uma amendoa no meio de cada um.
- Levar ao forno por 15 minutos e deixar esfriar em cima de uma grade pra biscoitos.
- Quando estiverem frios, pode cobrir uma parte com chocolate derretido e colocar pra secar pra endurecer o chocolate. Eu usei algo muito especial, o "cioccolato di Modica", que é o chocolate de verdade, só cacau e acucar, sem leite e sem gordura adicionados e feito em casa, mas isso é coisa pra outro post ;-) .
Bom advento!!
obs: se voce está acostumado com biscoitos comprados prontos, um aviso, nao é super doce e nem endurece demais!!
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
Entrando no clima do "Adventszeit" - Cookies de aveia com azeite (vegan)
Comecou a corrida à preparacao dos biscoitos caseiros pra comemorar o Advento . Super tradicional na Alemanha, toda família prepara suas bolachinhas junto com as criancas pra distribuir entre amigos e familiares. Este ano comecei com os cookies de aveia, mais saudáveis do que as receitas cheias de margarina/manteiga, ovos e acucar, além de muito mais práticos e rápidos. O toque natalício está na canela, na baunilha e no cardamomo, podendo ainda acrescentar pimenta da Jamaica, noz moscada,cravo em pó, gengibre, todas essas especiarias com cheiro de Natal!
Ingredientes (20-25 biscoitos):
- 250gr de aveia em flocos finos
- 1 colher de sopa cheia de cremor tártaro
- 2 1/2 colher de sopa de acucar mascavo
- 1 envelope de acucar mascavo baunilhado (ou baunilha diretamente, aumentando meia colher de acucar mascavo na quantidade acima)
- 1/4 xic de azeite
- 1/2 xic de leite de soja
- 1 colher de café de canela e de cardamomo moído
- 1 colher de chá cheia de chocolate em pó
Modo de fazer:
- Misturar todos os ingredientes menos o chocolate e amassar bem até formar uma massa.
- Dividir em partes iguais e numa das partes acrescentar a colher de chá de chocolate em pó e amassar até misturar bem.
- Pré aquecer o forno a 180°C , forrar uma forma com papel pra forno e com as maos umidas dar forma aos biscoitos. Assar por 20 minutos.
- Deixar esfriar apoiados numa grade (se nao comerem tudo antes!) ;-) e servir.
Bom Advento!
Ingredientes (20-25 biscoitos):
- 250gr de aveia em flocos finos
- 1 colher de sopa cheia de cremor tártaro
- 2 1/2 colher de sopa de acucar mascavo
- 1 envelope de acucar mascavo baunilhado (ou baunilha diretamente, aumentando meia colher de acucar mascavo na quantidade acima)
- 1/4 xic de azeite
- 1/2 xic de leite de soja
- 1 colher de café de canela e de cardamomo moído
- 1 colher de chá cheia de chocolate em pó
Modo de fazer:
- Misturar todos os ingredientes menos o chocolate e amassar bem até formar uma massa.
- Dividir em partes iguais e numa das partes acrescentar a colher de chá de chocolate em pó e amassar até misturar bem.
- Pré aquecer o forno a 180°C , forrar uma forma com papel pra forno e com as maos umidas dar forma aos biscoitos. Assar por 20 minutos.
- Deixar esfriar apoiados numa grade (se nao comerem tudo antes!) ;-) e servir.
Bom Advento!
Ingredientes
acucar mascavo,
aveia,
azeite extra virgem,
biscoitos,
bolachas,
canela,
cardamomo,
chocolate,
cookies,
leite de soja,
Natal,
sem ovos,
vegan,
vegetariana
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
Tapioca na "Zoropa"
Muita gente se pergunta (e ME pergunta) o que come no café da manha alguém que nao quer comer queijo, manteiga, margarina, presunto, requeijao, cream cheese, pao frances e outras opcoes mais "normais" pro "pequeno almoco". Uma das alternativas é a tapioca! E sim, dá pra fazer fora do Brasil.
Confesso, eu NUNCA tinha comido na vida e a primeira vez que experimentei foi semana passada, depois de quase jogar uma frigideira novinha no lixo porque queimei tudo!
Entao, vamos lá, à explicacao de como fazer sem ter a farinha brasileira.
Para uma unidade como essa da foto voce vai precisar de:
- 1/2 xicara de fécula de mandioca (na Alemanha chama-se "tapiokamehl" e compra-se nas lojas turcas ou asiáticas. Em ingles, "tapioca starch")
- algumas gotas de água
- 1 peneira com rede que nao seja de plástico
- 1 frigideira revestida de teflon
- 1 gota de azeite espalhada com papel toalha na frigideira (só pra evitar surpresas, vai saber...)
Como hidratar e peneirar a fécula:
- Colocar gotas de água aos poucos e esfregar a farinha com os dedos, tipo esfarelando, até formar bastante grumos pequenos. Nao exagerar na água senao a fécula se desfaz.
- Depois de toda hidratada, peneirar numa vasilha a parte com a ajuda de uma colher de chá. Vai sair uma farinha bem fininha.
Como formar a tapioca:
- Untar a frigideira bem de leve e esquentar no fogo médio.
- Quando estiver quente, colocar a farinha peneirada no centro e dar a forma com uma colher.
- Deixar alguns minutos e a tapioca se formará sozinha. Rechear ali mesmo e fechar no meio.
Essa da foto tem chia (assim que der a forma na tapioca, na frigideira, acrescentar uma colher de chá de chia por cima) e é recheada com creme de amendoim sem acucar e banana, coberta com um pouquinho de mel (se quiser fazer vegan, omitir o mel).
Já pode comecar bem o dia!!
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Bolinhos de brócolis com molho ranch vegan
Outro dia caí numa receita de hamburguer de brócolis. Toda animada fui tentar fazer e foi uma desgraca. Nao dava liga, na hora de fritar se desmanchava.... pra nao jogar tudo fora, tive que improvisar, mudar toda a receita e acabei criando esses bolinhos de brócolis, assados, que desaparecem da mesa!Ingredientes para os bolinhos (10-12 unidades):
- 2 xic de brócolis cozidos al dente
- 1 dente de alho
- 1 punhado de oleaginosas várias (eu usei castanhas do Pará, amendoas e castanhas de caju)
- 50gr de aveia
- 50gr de farinha de milho integral (na Alemanha tem e nao é transgenica)
- 1 colher de sopa cheia de farinha de grao de bico (caso nao tenha, use a de milho ou a que preferir. A de grao de bico ajuda a dar liga)
- 1 punhado de salsinha fresca
- 1 colher de sopa de azeite
- colheres de água quanto basta (no máximo 10)
- sal e pimenta a gosto
- farinha de rosca ou de milho mais grossa para empanar
Modo de fazer:
- Triturar no processador a aveia com o alho e as oleaginosas. Adicionar o brócolis e o restante dos ingredientes com 5 colheres de sopa de água e processar sem deixar formar uma pasta.
- Verificar se precisa mais água e adicionar aos poucos, sempre à colheradas. Nao pode ficar molhada demais senao complica pra enrolar.
- Formar bolinhas e passar na farinha de rosca ou de milho grossa para empanar e colocar numa forma forrada com papel pra forno ou levemente untada com azeite/óleo.
- Pincelar com pouco azeite e levar a forno pré-aquecido a 180°C por 30-35 minutos.
Ingredientes para o molho ranch vegan:
- 1 xic de cafézinho de leite de soja (tem que ser de soja porque contém a lecitina de soja, o que dá a consistencia cremosa no molho)
- 1 xic de cafézinho de azeite extra virgem
- 1 xic de cafézinho de óleo de girassol
- 1 colher de café de vinagre de maca ou suco de limao
- 1 colher de café rasa de mostarda de Dijon
- 1 pitada de curcuma
- 1 colher de café de alho em pó
- sal e pimenta a gosto
- um punhado grande de salsinha e endro (dill) frescos
Modo de fazer:
- Usando um mixer de imersao (varinha mágica, como dizem meus amigos portugueses), misturar o leite de soja com o azeite, o óleo, o vinagre (ou suco de limao), a mostarda, a curcuma, o alho em pó, sal e pimenta, como se estivesse fazendo uma maionese.
- Quando estiver cremoso, acrescentar a salsinha e o endro, triturá-los e está pronto!
Bom apetite!!
ps: o queijo vegano que também acompanha os bolinhos fica pra uma próxima ;-)
segunda-feira, 17 de novembro de 2014
Falafel do meu jeito
Amo falafel, mas nao gosto dessas misturas prontas e estou sempre em busca de coisas mais saudáveis. Já segui várias receitas e nunca me dei bem. Entao resolvi criar a minha, meio que baseada nas polpette de lentilha e deu muito certo!
Ingredientes para 10 unidades:
- 1 xic de grao de bico cozido
- 1 dente de alho
- 1 punhado de oleaginosas (amendoas, castanhas, avelas, nozes, o que preferir ou um pouco de cada mesmo)
- 2 colheres de sopa de aveia
- 3 1/2 colheres de sopa de farinha de grao de bico
- 1 pitada de sal e pimenta
- salsinha fresca e/ou coentro fresco a gosto
- 1 pitada de tempero para falafel (eu trouxe do Egito mas tem pra vender. Ee todo jeito, uma pitada de cominho, de canela, de curcuma já está ótimo)
- 1 colher de sopa de tahini
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de água
Modo de preparo:
- Processar sem transformar em pó as oleaginosas com a aveia, o grao de bico cozido, o alho e a salsinha.
- Transferir para uma vasilha e juntar o restante dos ingredientes secos e misturar.
- Juntar os ingredientes liquidos e amassar. Formar bolinhas e achatá-las colocando numa forma forrada com papel pra forno. Pincelar com um minimo de azeite.
- Levar a forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos.
Servir com um molhinho de tahini e limao ou maionese vegan e bom apetite!!
Ingredientes para 10 unidades:
- 1 xic de grao de bico cozido
- 1 dente de alho
- 1 punhado de oleaginosas (amendoas, castanhas, avelas, nozes, o que preferir ou um pouco de cada mesmo)
- 2 colheres de sopa de aveia
- 3 1/2 colheres de sopa de farinha de grao de bico
- 1 pitada de sal e pimenta
- salsinha fresca e/ou coentro fresco a gosto
- 1 pitada de tempero para falafel (eu trouxe do Egito mas tem pra vender. Ee todo jeito, uma pitada de cominho, de canela, de curcuma já está ótimo)
- 1 colher de sopa de tahini
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de água
Modo de preparo:
- Processar sem transformar em pó as oleaginosas com a aveia, o grao de bico cozido, o alho e a salsinha.
- Transferir para uma vasilha e juntar o restante dos ingredientes secos e misturar.
- Juntar os ingredientes liquidos e amassar. Formar bolinhas e achatá-las colocando numa forma forrada com papel pra forno. Pincelar com um minimo de azeite.
- Levar a forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos.
Servir com um molhinho de tahini e limao ou maionese vegan e bom apetite!!
Ingredientes
alho,
almondega vegetal,
aveia,
azeite extra virgem,
falafel,
farinha de grao de bico,
grao de bico,
oleaginosas,
sem leite,
sem ovos,
tahini,
vegan,
vegetariana
Assinar:
Postagens (Atom)




