sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Tapioca na "Zoropa"


Muita gente se pergunta (e ME pergunta) o que come no café da manha alguém que nao quer comer queijo, manteiga, margarina, presunto, requeijao, cream cheese, pao frances e outras opcoes mais "normais" pro "pequeno almoco". Uma das alternativas é a tapioca! E sim, dá pra fazer fora do Brasil.
Confesso, eu NUNCA tinha comido na vida e a primeira vez que experimentei foi semana passada, depois de quase jogar uma frigideira novinha no lixo porque queimei tudo!
Entao, vamos lá, à explicacao de como fazer sem ter a farinha brasileira.

Para uma unidade como essa da foto voce vai precisar de:

- 1/2 xicara de fécula de mandioca (na Alemanha chama-se "tapiokamehl" e compra-se nas lojas turcas ou asiáticas. Em ingles, "tapioca starch")
- algumas gotas de água
- 1 peneira com rede que nao seja de plástico
- 1 frigideira revestida de teflon
- 1 gota de azeite espalhada com papel toalha na frigideira (só pra evitar surpresas, vai saber...)

Como hidratar e peneirar a fécula:

- Colocar gotas de água aos poucos e esfregar a farinha com os dedos, tipo esfarelando, até formar bastante grumos pequenos. Nao exagerar na água senao a fécula se desfaz.
- Depois de toda hidratada, peneirar numa vasilha a parte com a ajuda de uma colher de chá. Vai sair uma farinha bem fininha.

Como formar a tapioca:

- Untar a frigideira bem de leve e esquentar no fogo médio.
- Quando estiver quente, colocar a farinha peneirada no centro e dar a forma com uma colher.
- Deixar alguns minutos e a tapioca se formará sozinha. Rechear ali mesmo e fechar no meio.

Essa da foto tem chia (assim que der a forma na tapioca, na frigideira, acrescentar uma colher de chá de chia por cima) e é recheada com creme de amendoim sem acucar e banana, coberta com um pouquinho de mel (se quiser fazer vegan, omitir o mel).

Já pode comecar bem o dia!!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Bolinhos de brócolis com molho ranch vegan

Outro dia caí numa receita de hamburguer de brócolis. Toda animada fui tentar fazer e foi uma desgraca. Nao dava liga, na hora de fritar se desmanchava.... pra nao jogar tudo fora, tive que improvisar, mudar toda a receita e acabei criando esses bolinhos de brócolis, assados, que desaparecem da mesa!

Ingredientes para os bolinhos (10-12 unidades):

- 2 xic de brócolis cozidos al dente
- 1 dente de alho
- 1 punhado de oleaginosas várias (eu usei castanhas do Pará, amendoas e castanhas de caju)
- 50gr de aveia
- 50gr de farinha de milho integral (na Alemanha tem e nao é transgenica)
- 1 colher de sopa cheia de farinha de grao de bico (caso nao tenha, use a de milho ou a que preferir. A de grao de bico ajuda a dar liga)
- 1 punhado de salsinha fresca
- 1 colher de sopa de azeite
- colheres de água quanto basta (no máximo 10)
- sal e pimenta a gosto
- farinha de rosca ou de milho mais grossa para empanar

Modo de fazer:

- Triturar no processador a aveia com o alho e as oleaginosas. Adicionar o brócolis e o restante dos ingredientes com 5 colheres de sopa de água e processar sem deixar formar uma pasta.
- Verificar se precisa mais água e adicionar aos poucos, sempre à colheradas. Nao pode ficar molhada demais senao complica pra enrolar.
- Formar bolinhas e passar na farinha de rosca ou de milho grossa para empanar e colocar numa forma forrada com papel pra forno ou levemente untada com azeite/óleo.
- Pincelar com pouco azeite e levar a forno pré-aquecido a 180°C por 30-35 minutos.

Ingredientes para o molho ranch vegan:

- 1 xic de cafézinho de leite de soja (tem que ser de soja porque contém a lecitina de soja, o que dá a consistencia cremosa no molho)
- 1 xic de cafézinho de azeite extra virgem
- 1 xic de cafézinho de óleo de girassol
- 1 colher de café de vinagre de maca ou suco de limao
- 1 colher de café rasa de mostarda de Dijon
- 1 pitada de curcuma
- 1 colher de café de alho em pó
- sal e pimenta a gosto
- um punhado grande de salsinha e endro (dill) frescos

Modo de fazer:

- Usando um mixer de imersao (varinha mágica, como dizem meus amigos portugueses), misturar o leite de soja com o azeite, o óleo, o vinagre (ou suco de limao), a mostarda, a curcuma, o alho em pó, sal e pimenta, como se estivesse fazendo uma maionese.
- Quando estiver cremoso, acrescentar a salsinha e o endro, triturá-los e está pronto!

Bom apetite!!

ps: o queijo vegano que também acompanha os bolinhos fica pra uma próxima ;-)

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Falafel do meu jeito

Amo falafel, mas nao gosto dessas misturas prontas e estou sempre em busca de coisas mais saudáveis. Já segui várias receitas e nunca me dei bem. Entao resolvi criar a minha, meio que baseada nas polpette de lentilha e deu muito certo!

Ingredientes para 10 unidades:

- 1 xic de grao de bico cozido
- 1 dente de alho
- 1 punhado de oleaginosas (amendoas, castanhas, avelas, nozes, o que preferir ou um pouco de cada mesmo)
- 2 colheres de sopa de aveia
- 3 1/2 colheres de sopa de farinha de grao de bico
- 1 pitada de sal e pimenta
- salsinha fresca e/ou coentro fresco a gosto
- 1 pitada de tempero para falafel (eu trouxe do Egito mas tem pra vender. Ee todo jeito, uma pitada de cominho, de canela, de curcuma já está ótimo)
- 1 colher de sopa de tahini
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de água

Modo de preparo:

- Processar sem transformar em pó as oleaginosas com a aveia, o grao de bico cozido, o alho e a salsinha.
- Transferir para uma vasilha e juntar o restante dos ingredientes secos e misturar.
- Juntar os ingredientes liquidos e amassar. Formar bolinhas e achatá-las colocando numa forma forrada com papel pra forno. Pincelar com um minimo de azeite.
- Levar a forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos.

Servir com um molhinho de tahini e limao ou maionese vegan e bom apetite!!

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O nosso Hummus de todo dia....

Aqui em casa temos hummus sempre pronto na geladeira. Somos "hummusnáticos"! Muitos amigos que vem aqui experimentam, gostam e pedem a receita. Entao, pra facilitar, resolvi postar. Aí vai:

Ingredientes:

- 1 xic de grao de bico cozido
- 1 dente de alho
- suco de meio limao (siciliano ou verde, tanto faz)
- 1 colher de sopa cheia de tahini (pasta de gergelim)
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de chá de óleo de gergelim (opcional)
- água morna (colocar aos poucos de acordo com a consistencia que deseja)
- 1 pitada de curcuma, cominho e paprica doce
- sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

- Colocar todos os ingredientes no processador de alimentos, menos a água, que será adicionada aos poucos depois que estiver tudo triturado.
- Servir com pao, cenoura, pepino.... o que a imaginacao mandar!

Bom apetite!

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Polpetta de lentilha com za'atar

Ingredientes para 20 polpette (plural de polpetta, em italiano):

- 2 xic de lentilha cozida
- 1/2 cebola grande
- 2 punhados de oleaginosas várias (nozes, avelas, castanhas, amendoas, castanhas do Pará)
- 4 colheres de sopa de aveia
- 5 colheres de sopa de farinha de milho
- 2 colheres de sopa de água
- 1 colher de sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto
- za'atar a gosto (se vc nao sabe o que é, clique aqui )

Modo de fazer:

- Processar a cebola, as oleaginosas e a aveia no mixer, sem exagerar, nao precisa virar "pó".
- Juntar as lentilhas e processar um pouco, sem deixar virar creme.
- Tirar do mixer e adicionar o restante dos ingredientes.
- Fazer bolinhas de tamanho pequeno a médio, colocar numa forma forrada com papel pra forno ou levemente untada com óleo e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos.
- Servir com maionese vegan, creme de abacate com menta, como na foto, ou o molho que preferir.

Delícia!!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Minha sopa de miso

De vez em quando escuto: "Como?? Voce nao gosta de sopa de miso?? A hora que voce tomar uma boa, vai viciar!"
Em todos os restaurantes asiáticos que fui, nunca me convenceu, entao resolvir fazer a minha primeira sopa de miso hoje! E, por incrivel que pareca, realmente dá pra viciar!!

Ingredientes:

- 500gr de brócolis
- 1 pimentao amarelo
- 1 xic de alho poró cortado em rodelas
- 2 cenouras grandes
- 1 batata grande
- 1 colher de sopa de miso em pasta
- 700ml de água
- 1 colher de sobremesa de óleo de gergelim
- 1 colher de sopa de shoyu
- gengibre fresco ralado a gosto
- pimenta vermelha a gosto
- 1 pitada de lemongrass em pó
- gergelim a gosto

Modo de preparo:

- Cortar o brócolis em macos pequenos. Cortar o pimentao, as cenouras e a batata em julienne. Levar a uma panela grande junto com o alho poró, o gengibre fresco, o óleo de gergelim e o shoyu. Temperar com a pimenta e o lemongrass, tampar e cozinhar por 10 min em fogo médio-baixo.
- Adicionar metade da água e cozinhar por mais 5-10 min, até a batata estar no ponto mas sem que as outras verduras amolecam demais.
- Em uma panelinha separada, ferver o restante da água, diluir o miso e juntar às verduras.
- Servir a sopa com gergelim salpicado.

Sejam bem vindos ao vício!!

obs: se voce nao sabe o que é miso, clique aqui .

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Aqui na Alemanha é tempo de Apfel, Apfelmuß

Outubro é época de maçãs! Todo mundo tem macieira nos seus jardins e até nas ruas, como uma árvore qualquer. É a fruta alema por excelencia.
Bom, entao entrei na onda e fiz o famoso e tradicional Apfelmuß! Claro que o meu nao é tao tradicional porque nao uso quilos de acucar e também usei outros aromas.

 



Ingredientes:

- 800gr de maçãs descascadas e sem carocos (tem gente que faz com casca)
- 80ml de água
- suco de meio limao
- 1 colher de sopa de acucar mascavo
- canela, cravo e cardamomo a gosto

Procedimento:

- Levar as maçãs cobertas com a água e o suco de limao ao fogo. Quando comecar a ferver, deixar cozinhar por 10-15 minutos com a tampa entreaberta. 
- Transformar em pure e juntar o acucar e os aromas.
- Colocar ainda quente (nao fervendo) em vidros esterilizados, tapá-los e virá-los de cabeca pra baixo até esfriar pra criar vácuo.

Divirtam-se!