Aqui em casa temos hummus sempre pronto na geladeira. Somos "hummusnáticos"! Muitos amigos que vem aqui experimentam, gostam e pedem a receita. Entao, pra facilitar, resolvi postar. Aí vai:
Ingredientes:
- 1 xic de grao de bico cozido
- 1 dente de alho
- suco de meio limao (siciliano ou verde, tanto faz)
- 1 colher de sopa cheia de tahini (pasta de gergelim)
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de chá de óleo de gergelim (opcional)
- água morna (colocar aos poucos de acordo com a consistencia que deseja)
- 1 pitada de curcuma, cominho e paprica doce
- sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
- Colocar todos os ingredientes no processador de alimentos, menos a água, que será adicionada aos poucos depois que estiver tudo triturado.
- Servir com pao, cenoura, pepino.... o que a imaginacao mandar!
Bom apetite!
Experiencias culinárias vegetarianas, tentando ser o mais saudável possivel e com forte tendencia vegan.
sexta-feira, 7 de novembro de 2014
terça-feira, 4 de novembro de 2014
Polpetta de lentilha com za'atar
Ingredientes para 20 polpette (plural de polpetta, em italiano):
- 2 xic de lentilha cozida
- 1/2 cebola grande
- 2 punhados de oleaginosas várias (nozes, avelas, castanhas, amendoas, castanhas do Pará)
- 4 colheres de sopa de aveia
- 5 colheres de sopa de farinha de milho
- 2 colheres de sopa de água
- 1 colher de sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto
- za'atar a gosto (se vc nao sabe o que é, clique aqui )
Modo de fazer:
- Processar a cebola, as oleaginosas e a aveia no mixer, sem exagerar, nao precisa virar "pó".
- Juntar as lentilhas e processar um pouco, sem deixar virar creme.
- Tirar do mixer e adicionar o restante dos ingredientes.
- Fazer bolinhas de tamanho pequeno a médio, colocar numa forma forrada com papel pra forno ou levemente untada com óleo e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos.
- Servir com maionese vegan, creme de abacate com menta, como na foto, ou o molho que preferir.
Delícia!!
- 2 xic de lentilha cozida
- 1/2 cebola grande
- 2 punhados de oleaginosas várias (nozes, avelas, castanhas, amendoas, castanhas do Pará)
- 4 colheres de sopa de aveia
- 5 colheres de sopa de farinha de milho
- 2 colheres de sopa de água
- 1 colher de sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto
- za'atar a gosto (se vc nao sabe o que é, clique aqui )
Modo de fazer:
- Processar a cebola, as oleaginosas e a aveia no mixer, sem exagerar, nao precisa virar "pó".
- Juntar as lentilhas e processar um pouco, sem deixar virar creme.
- Tirar do mixer e adicionar o restante dos ingredientes.
- Fazer bolinhas de tamanho pequeno a médio, colocar numa forma forrada com papel pra forno ou levemente untada com óleo e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos.
- Servir com maionese vegan, creme de abacate com menta, como na foto, ou o molho que preferir.
Delícia!!
Ingredientes
almondega vegetal,
amendoas,
aveia,
avelas,
azeite extra virgem,
castanhas,
castanhas do Pará,
cebola,
farinha de milho,
lentilha,
nozes,
oleaginosas,
polpetta,
vegan,
vegetariana,
za'atar,
zattar
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
Minha sopa de miso
De vez em quando escuto: "Como?? Voce nao gosta de sopa de miso?? A hora que voce tomar uma boa, vai viciar!"
Em todos os restaurantes asiáticos que fui, nunca me convenceu, entao resolvir fazer a minha primeira sopa de miso hoje! E, por incrivel que pareca, realmente dá pra viciar!!
Ingredientes:
- 500gr de brócolis
- 1 pimentao amarelo
- 1 xic de alho poró cortado em rodelas
- 2 cenouras grandes
- 1 batata grande
- 1 colher de sopa de miso em pasta
- 700ml de água
- 1 colher de sobremesa de óleo de gergelim
- 1 colher de sopa de shoyu
- gengibre fresco ralado a gosto
- pimenta vermelha a gosto
- 1 pitada de lemongrass em pó
- gergelim a gosto
Modo de preparo:
- Cortar o brócolis em macos pequenos. Cortar o pimentao, as cenouras e a batata em julienne. Levar a uma panela grande junto com o alho poró, o gengibre fresco, o óleo de gergelim e o shoyu. Temperar com a pimenta e o lemongrass, tampar e cozinhar por 10 min em fogo médio-baixo.
- Adicionar metade da água e cozinhar por mais 5-10 min, até a batata estar no ponto mas sem que as outras verduras amolecam demais.
- Em uma panelinha separada, ferver o restante da água, diluir o miso e juntar às verduras.
- Servir a sopa com gergelim salpicado.
Sejam bem vindos ao vício!!
obs: se voce nao sabe o que é miso, clique aqui .
Em todos os restaurantes asiáticos que fui, nunca me convenceu, entao resolvir fazer a minha primeira sopa de miso hoje! E, por incrivel que pareca, realmente dá pra viciar!!
Ingredientes:
- 500gr de brócolis
- 1 pimentao amarelo
- 1 xic de alho poró cortado em rodelas
- 2 cenouras grandes
- 1 batata grande
- 1 colher de sopa de miso em pasta
- 700ml de água
- 1 colher de sobremesa de óleo de gergelim
- 1 colher de sopa de shoyu
- gengibre fresco ralado a gosto
- pimenta vermelha a gosto
- 1 pitada de lemongrass em pó
- gergelim a gosto
Modo de preparo:
- Cortar o brócolis em macos pequenos. Cortar o pimentao, as cenouras e a batata em julienne. Levar a uma panela grande junto com o alho poró, o gengibre fresco, o óleo de gergelim e o shoyu. Temperar com a pimenta e o lemongrass, tampar e cozinhar por 10 min em fogo médio-baixo.
- Adicionar metade da água e cozinhar por mais 5-10 min, até a batata estar no ponto mas sem que as outras verduras amolecam demais.
- Em uma panelinha separada, ferver o restante da água, diluir o miso e juntar às verduras.
- Servir a sopa com gergelim salpicado.
Sejam bem vindos ao vício!!
obs: se voce nao sabe o que é miso, clique aqui .
Ingredientes
alho-poró,
batata,
brócolis,
cenoura,
gengibre,
gergelim,
lemongrass,
miso,
óleo de gergelim,
pimenta vermelha,
pimentao,
shoyu,
sopa,
vegan,
vegetariana
terça-feira, 14 de outubro de 2014
Aqui na Alemanha é tempo de Apfel, Apfelmuß
Outubro é época de maçãs! Todo mundo tem macieira nos seus jardins e até nas ruas, como uma árvore qualquer. É a fruta alema por excelencia.
Bom, entao entrei na onda e fiz o famoso e tradicional Apfelmuß! Claro que o meu nao é tao tradicional porque nao uso quilos de acucar e também usei outros aromas.
Ingredientes:
- 800gr de maçãs descascadas e sem carocos (tem gente que faz com casca)
- 80ml de água
- suco de meio limao
- 1 colher de sopa de acucar mascavo
- canela, cravo e cardamomo a gosto
Procedimento:
- Levar as maçãs cobertas com a água e o suco de limao ao fogo. Quando comecar a ferver, deixar cozinhar por 10-15 minutos com a tampa entreaberta.
- Transformar em pure e juntar o acucar e os aromas.
- Colocar ainda quente (nao fervendo) em vidros esterilizados, tapá-los e virá-los de cabeca pra baixo até esfriar pra criar vácuo.
Divirtam-se!
Bom, entao entrei na onda e fiz o famoso e tradicional Apfelmuß! Claro que o meu nao é tao tradicional porque nao uso quilos de acucar e também usei outros aromas.
Ingredientes:
- 800gr de maçãs descascadas e sem carocos (tem gente que faz com casca)
- 80ml de água
- suco de meio limao
- 1 colher de sopa de acucar mascavo
- canela, cravo e cardamomo a gosto
Procedimento:
- Levar as maçãs cobertas com a água e o suco de limao ao fogo. Quando comecar a ferver, deixar cozinhar por 10-15 minutos com a tampa entreaberta.
- Transformar em pure e juntar o acucar e os aromas.
- Colocar ainda quente (nao fervendo) em vidros esterilizados, tapá-los e virá-los de cabeca pra baixo até esfriar pra criar vácuo.
Divirtam-se!
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Creme de verduras com grao de bico
Um creme muito simples mas sinceramente um dos melhores dos ultimos tempos. Tenho usado muito o "spiralizer*"e isso faz com que sobre pedacinhos de batata doce e abobrinha, por exemplo, que nao tenho coragem de jogar fora. Resolvi criar uma sopa com esses "restos" e ficou uma delicia! Mas, por isso, nao tenho como informar a quantidade exata de alguns ingredientes.
Serve 2 pessoas.
Ingredientes:
- alguns pedacos de batata doce
- alguns pedacos de abobrinha
- 1 cenoura grande
- 1/2 xícara de alho poró
- 1/2 xícara de salsao
- 1 pimentinha vermelha
- 1 + 1/2 xícara de caldo de legumes (ou o necessário p/cobrir as verduras)
- 1 xícara de grao de bico cozido
- harissa** a gosto
- curcuma a gosto
- 1 pitada de sal marinho defumado
- sementes de girassol para servir
Modo de fazer:
- Refogar o alho poró e o salsao em 1 colher de sopa de azeite.
- Adicionar harissa, curcuma e o restante das verduras cortadas em dadinhos.
- Cobrir com o caldo de legumes, deixar ferver, tampar e cozinhar por 20 minutos no fogo baixo.
- Deixar esfriar um pouco e bater no liquidificador. Levar de volta à panela e ao fogo baixo pra reaquecer e acrescentar o sal marinho defumado. Se estiver muito grossa, acrescentar um pouquinho de água até chegar à consistencia desejada.
- Servir com um punhado de grao de bico no centro do prato e sementes de girassol em volta.
Bom apetite!
Obs:
* (http://www.lurch-shop.com/D/ProductFrames.asp?SessionId=A5B829555002418B9E8465877AA3580F&adilang=D&KatId=40&ArtNr=00010306&Offset=0&IsAktion=)
** um tempero da Tunisia
Serve 2 pessoas.
Ingredientes:
- alguns pedacos de batata doce
- alguns pedacos de abobrinha
- 1 cenoura grande
- 1/2 xícara de alho poró
- 1/2 xícara de salsao
- 1 pimentinha vermelha
- 1 + 1/2 xícara de caldo de legumes (ou o necessário p/cobrir as verduras)
- 1 xícara de grao de bico cozido
- harissa** a gosto
- curcuma a gosto
- 1 pitada de sal marinho defumado
- sementes de girassol para servir
Modo de fazer:
- Refogar o alho poró e o salsao em 1 colher de sopa de azeite.
- Adicionar harissa, curcuma e o restante das verduras cortadas em dadinhos.
- Cobrir com o caldo de legumes, deixar ferver, tampar e cozinhar por 20 minutos no fogo baixo.
- Deixar esfriar um pouco e bater no liquidificador. Levar de volta à panela e ao fogo baixo pra reaquecer e acrescentar o sal marinho defumado. Se estiver muito grossa, acrescentar um pouquinho de água até chegar à consistencia desejada.
- Servir com um punhado de grao de bico no centro do prato e sementes de girassol em volta.
Bom apetite!
Obs:
* (http://www.lurch-shop.com/D/ProductFrames.asp?SessionId=A5B829555002418B9E8465877AA3580F&adilang=D&KatId=40&ArtNr=00010306&Offset=0&IsAktion=)
** um tempero da Tunisia
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Muffin de chocolate "pá-pum"
Eu digo que é "pá-pum" porque é muito rápido, facil e nem suja a cozinha! :-)
Ingredientes:
- 1/2 xic de farinha integral
- 1/2 xic de farinha branca
- 1/2 xic de farelo de aveia
- 1/3 xic de cacau em pó
- 1 xic rasa de acucar mascavo
- 1 colher de chá de cremor tártaro
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de baunilha moída
- 1 pitada de pimenta da Jamaica
- 1/2 xic de óleo de girassol
- 1 copo de suco de laranja (suco 1 laranja espremida e completar o copo com água. Também pode ser usado café frio ou só água)
Modo de fazer:
- Misturar os ingredientes secos.
- Em outra vasilha misturar o suco e o óleo e juntar à mistura dos ingredientes secos.
- Misturar até que esteja tudo incorporado. Nao mexer demais senao o muffin fica duro.
- Levar ao forno pré-aquecido a 180°-200°C por 15-20 minutos. Fazer o teste do palito.
obs: se quiser um gosto de laranja acentuado, fazer o suco com 2 laranjas ao invés de uma.
Ingredientes:
- 1/2 xic de farinha integral
- 1/2 xic de farinha branca
- 1/2 xic de farelo de aveia
- 1/3 xic de cacau em pó
- 1 xic rasa de acucar mascavo
- 1 colher de chá de cremor tártaro
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de baunilha moída
- 1 pitada de pimenta da Jamaica
- 1/2 xic de óleo de girassol
- 1 copo de suco de laranja (suco 1 laranja espremida e completar o copo com água. Também pode ser usado café frio ou só água)
Modo de fazer:
- Misturar os ingredientes secos.
- Em outra vasilha misturar o suco e o óleo e juntar à mistura dos ingredientes secos.
- Misturar até que esteja tudo incorporado. Nao mexer demais senao o muffin fica duro.
- Levar ao forno pré-aquecido a 180°-200°C por 15-20 minutos. Fazer o teste do palito.
obs: se quiser um gosto de laranja acentuado, fazer o suco com 2 laranjas ao invés de uma.
domingo, 20 de outubro de 2013
Sanduiche saudável (vegan)
Após um longo "inverno", aqui estou de volta! Esse sanduíche virou o "hit" aqui de casa, entao resolvi compartilhar com voces, porque é realmente maravilhoso!
Ingredientes:
- 1 maco grande de salsinha
- 1 mao cheia de castanhas de caju
- 1/4 a 1/2 xícara de azeite extra virgem (como faco a olho, nao sei bem, diria pra comecar com 1/4 e se for pouco aumentar até 1/2)
- algumas gotas de limao siciliano espremido (na verdade, eu uso o suco de 1/4 dele, se for grande)
- sal e pimenta a gosto
- meio pimentao vermelho
- algumas fatias de tofu com amendoas defumado
- algumas "listras" de cenoura
- broto de alfafa (o meu é feito por mim em casa)
- 1 baguete integral
Modo de fazer:
* Pesto de salsinha
- num processador colocar a salsinha, as castanhas, o azeite, suco de limao, sal e pimenta e bater até ficar numa consistencia de pate.
* Recheio do sanduíche
- aquecer uma colher de sopa de azeite numa frigideira anti-aderente e colocar as fatias de tofu, deixando bem douradas. Devem ficar crocantes mas nao queimadas. Separar.
- nesse mesmo azeite, passar o pimentao vermelho cortado em fatias fininhas até perder a água e dourar. Separar.
- descascar a cenoura e cortar com o descascador de verduras.
* Montagem do sanduíche
- abrir a baguete e colocar uma porcao generosa do pesto nos dois lados.
- distribuir as fatias de tofu, o pimentao, a cenoura e o broto de alfafa de um lado.
- caso goste picante, salpicar com pimenta calabresa.
- fechar com a outra parte da baguete e degustar essa delicia!
obs: baseado numa receita de Attila Hildmann (cozinheiro vegan alemao)
Ingredientes:
- 1 maco grande de salsinha
- 1 mao cheia de castanhas de caju
- 1/4 a 1/2 xícara de azeite extra virgem (como faco a olho, nao sei bem, diria pra comecar com 1/4 e se for pouco aumentar até 1/2)
- algumas gotas de limao siciliano espremido (na verdade, eu uso o suco de 1/4 dele, se for grande)
- sal e pimenta a gosto
- meio pimentao vermelho
- algumas fatias de tofu com amendoas defumado
- algumas "listras" de cenoura
- broto de alfafa (o meu é feito por mim em casa)
- 1 baguete integral
Modo de fazer:
* Pesto de salsinha
- num processador colocar a salsinha, as castanhas, o azeite, suco de limao, sal e pimenta e bater até ficar numa consistencia de pate.
* Recheio do sanduíche
- aquecer uma colher de sopa de azeite numa frigideira anti-aderente e colocar as fatias de tofu, deixando bem douradas. Devem ficar crocantes mas nao queimadas. Separar.
- nesse mesmo azeite, passar o pimentao vermelho cortado em fatias fininhas até perder a água e dourar. Separar.
- descascar a cenoura e cortar com o descascador de verduras.
* Montagem do sanduíche
- abrir a baguete e colocar uma porcao generosa do pesto nos dois lados.
- distribuir as fatias de tofu, o pimentao, a cenoura e o broto de alfafa de um lado.
- caso goste picante, salpicar com pimenta calabresa.
- fechar com a outra parte da baguete e degustar essa delicia!
obs: baseado numa receita de Attila Hildmann (cozinheiro vegan alemao)
Ingredientes
azeite extra virgem,
baguete integral,
broto de alfafa,
castanhas,
cenoura,
pimentao,
salsa,
sanduíche,
suco de limao siciliano,
tofu,
vegan,
vegetariana
Assinar:
Postagens (Atom)






