sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O nosso Hummus de todo dia....

Aqui em casa temos hummus sempre pronto na geladeira. Somos "hummusnáticos"! Muitos amigos que vem aqui experimentam, gostam e pedem a receita. Entao, pra facilitar, resolvi postar. Aí vai:

Ingredientes:

- 1 xic de grao de bico cozido
- 1 dente de alho
- suco de meio limao (siciliano ou verde, tanto faz)
- 1 colher de sopa cheia de tahini (pasta de gergelim)
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de chá de óleo de gergelim (opcional)
- água morna (colocar aos poucos de acordo com a consistencia que deseja)
- 1 pitada de curcuma, cominho e paprica doce
- sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

- Colocar todos os ingredientes no processador de alimentos, menos a água, que será adicionada aos poucos depois que estiver tudo triturado.
- Servir com pao, cenoura, pepino.... o que a imaginacao mandar!

Bom apetite!

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Polpetta de lentilha com za'atar

Ingredientes para 20 polpette (plural de polpetta, em italiano):

- 2 xic de lentilha cozida
- 1/2 cebola grande
- 2 punhados de oleaginosas várias (nozes, avelas, castanhas, amendoas, castanhas do Pará)
- 4 colheres de sopa de aveia
- 5 colheres de sopa de farinha de milho
- 2 colheres de sopa de água
- 1 colher de sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto
- za'atar a gosto (se vc nao sabe o que é, clique aqui )

Modo de fazer:

- Processar a cebola, as oleaginosas e a aveia no mixer, sem exagerar, nao precisa virar "pó".
- Juntar as lentilhas e processar um pouco, sem deixar virar creme.
- Tirar do mixer e adicionar o restante dos ingredientes.
- Fazer bolinhas de tamanho pequeno a médio, colocar numa forma forrada com papel pra forno ou levemente untada com óleo e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos.
- Servir com maionese vegan, creme de abacate com menta, como na foto, ou o molho que preferir.

Delícia!!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Minha sopa de miso

De vez em quando escuto: "Como?? Voce nao gosta de sopa de miso?? A hora que voce tomar uma boa, vai viciar!"
Em todos os restaurantes asiáticos que fui, nunca me convenceu, entao resolvir fazer a minha primeira sopa de miso hoje! E, por incrivel que pareca, realmente dá pra viciar!!

Ingredientes:

- 500gr de brócolis
- 1 pimentao amarelo
- 1 xic de alho poró cortado em rodelas
- 2 cenouras grandes
- 1 batata grande
- 1 colher de sopa de miso em pasta
- 700ml de água
- 1 colher de sobremesa de óleo de gergelim
- 1 colher de sopa de shoyu
- gengibre fresco ralado a gosto
- pimenta vermelha a gosto
- 1 pitada de lemongrass em pó
- gergelim a gosto

Modo de preparo:

- Cortar o brócolis em macos pequenos. Cortar o pimentao, as cenouras e a batata em julienne. Levar a uma panela grande junto com o alho poró, o gengibre fresco, o óleo de gergelim e o shoyu. Temperar com a pimenta e o lemongrass, tampar e cozinhar por 10 min em fogo médio-baixo.
- Adicionar metade da água e cozinhar por mais 5-10 min, até a batata estar no ponto mas sem que as outras verduras amolecam demais.
- Em uma panelinha separada, ferver o restante da água, diluir o miso e juntar às verduras.
- Servir a sopa com gergelim salpicado.

Sejam bem vindos ao vício!!

obs: se voce nao sabe o que é miso, clique aqui .

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Aqui na Alemanha é tempo de Apfel, Apfelmuß

Outubro é época de maçãs! Todo mundo tem macieira nos seus jardins e até nas ruas, como uma árvore qualquer. É a fruta alema por excelencia.
Bom, entao entrei na onda e fiz o famoso e tradicional Apfelmuß! Claro que o meu nao é tao tradicional porque nao uso quilos de acucar e também usei outros aromas.

 



Ingredientes:

- 800gr de maçãs descascadas e sem carocos (tem gente que faz com casca)
- 80ml de água
- suco de meio limao
- 1 colher de sopa de acucar mascavo
- canela, cravo e cardamomo a gosto

Procedimento:

- Levar as maçãs cobertas com a água e o suco de limao ao fogo. Quando comecar a ferver, deixar cozinhar por 10-15 minutos com a tampa entreaberta. 
- Transformar em pure e juntar o acucar e os aromas.
- Colocar ainda quente (nao fervendo) em vidros esterilizados, tapá-los e virá-los de cabeca pra baixo até esfriar pra criar vácuo.

Divirtam-se!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Creme de verduras com grao de bico

Um creme muito simples mas sinceramente um dos melhores dos ultimos tempos. Tenho usado muito o "spiralizer*"e isso faz com que sobre pedacinhos de batata doce e abobrinha, por exemplo, que nao tenho coragem de jogar fora. Resolvi criar uma sopa com esses "restos" e ficou uma delicia! Mas, por isso, nao tenho como informar a quantidade exata de alguns ingredientes.

Serve 2 pessoas.

Ingredientes:

- alguns pedacos de batata doce
- alguns pedacos de abobrinha
- 1 cenoura grande
- 1/2 xícara de alho poró
- 1/2 xícara de salsao
- 1 pimentinha vermelha
- 1 + 1/2 xícara de caldo de legumes (ou o necessário p/cobrir as verduras)
- 1 xícara de grao de bico cozido
- harissa** a gosto
- curcuma a gosto
- 1 pitada de sal marinho defumado
- sementes de girassol para servir

Modo de fazer:

- Refogar o alho poró e o salsao em 1 colher de sopa de azeite.
- Adicionar harissa, curcuma e o restante das verduras cortadas em dadinhos.
- Cobrir com o caldo de legumes, deixar ferver, tampar e cozinhar por 20 minutos no fogo baixo.
- Deixar esfriar um pouco e bater no liquidificador. Levar de volta à panela e ao fogo baixo pra reaquecer e acrescentar o sal marinho defumado. Se estiver muito grossa, acrescentar um pouquinho de água até chegar à consistencia desejada.
- Servir com um punhado de grao de bico no centro do prato e sementes de girassol em volta.

Bom apetite!

Obs:

* (http://www.lurch-shop.com/D/ProductFrames.asp?SessionId=A5B829555002418B9E8465877AA3580F&adilang=D&KatId=40&ArtNr=00010306&Offset=0&IsAktion=)

** um tempero da Tunisia

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Muffin de chocolate "pá-pum"

Eu digo que é "pá-pum" porque é muito rápido, facil e nem suja a cozinha! :-)


Ingredientes:

- 1/2 xic de farinha integral
- 1/2 xic de farinha branca
- 1/2 xic de farelo de aveia
- 1/3 xic de cacau em pó
- 1 xic rasa de acucar mascavo
- 1 colher de chá de cremor tártaro
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de baunilha moída
- 1 pitada de pimenta da Jamaica
- 1/2 xic de óleo de girassol
- 1 copo de suco de laranja (suco 1 laranja espremida e completar o copo com água. Também pode ser usado café frio ou só água)

Modo de fazer:

- Misturar os ingredientes secos.
- Em outra vasilha misturar o suco e o óleo e juntar à mistura dos ingredientes secos.
- Misturar até que esteja tudo incorporado. Nao mexer demais senao o muffin fica duro.
- Levar ao forno pré-aquecido a 180°-200°C por 15-20 minutos. Fazer o teste do palito.

obs: se quiser um gosto de laranja acentuado, fazer o suco com 2 laranjas ao invés de uma.

domingo, 20 de outubro de 2013

Sanduiche saudável (vegan)

Após um longo "inverno", aqui estou de volta! Esse sanduíche virou o "hit" aqui de casa, entao resolvi compartilhar com voces, porque é realmente maravilhoso!

Ingredientes:

- 1 maco grande de salsinha
- 1 mao cheia de castanhas de caju
- 1/4 a 1/2 xícara de azeite extra virgem (como faco a olho, nao sei bem, diria pra comecar com 1/4 e se for pouco aumentar até 1/2)
- algumas gotas de limao siciliano espremido (na verdade, eu uso o suco de 1/4 dele, se for grande)
- sal e pimenta a gosto
- meio pimentao vermelho
- algumas fatias de tofu com amendoas defumado
- algumas "listras" de cenoura
- broto de alfafa (o meu é feito por mim em casa)
- 1 baguete integral

Modo de fazer:

* Pesto de salsinha

- num processador colocar a salsinha, as castanhas, o azeite, suco de limao, sal e pimenta e bater até ficar numa consistencia de pate.

* Recheio do sanduíche

- aquecer uma colher de sopa de azeite numa frigideira anti-aderente e colocar as fatias de tofu, deixando bem douradas. Devem ficar crocantes mas nao queimadas. Separar.
- nesse mesmo azeite, passar o pimentao vermelho cortado em fatias fininhas até perder a água e dourar. Separar.
- descascar a cenoura e cortar com o descascador de verduras.

* Montagem do sanduíche

- abrir a baguete e colocar uma porcao generosa do pesto nos dois lados.
- distribuir as fatias de tofu, o pimentao, a cenoura e o broto de alfafa de um lado.
- caso goste picante, salpicar com pimenta calabresa.
- fechar com a outra parte da baguete e degustar essa delicia!

obs: baseado numa receita de Attila Hildmann (cozinheiro vegan alemao)