quinta-feira, 18 de junho de 2009

NA BEIRA DOS CAMINHOS


Se tem uma coisa que me agrada demais,
é colocar meus olhos nesta quantidade de legumes, verduras, vegetais de uma maneira geral, molhos etc!
Vou ficar sempre muito feliz se deparar com estas iguarias! Molhos diferentes, com distintas ervas, azeite extra virgem,
compondo aroma e paladar. E ainda, tendo a certeza de que uma salada faz muito bem a saúde!

Alguns molhinhos para degustar estas saladas:

MOLHO DE IOGURTE COM ERVAS

1 iogurte natural desnatado com ervas desidratadas (tomilho, orégano, salsa, pimenta vermelha seca, etc)
faca, um mix segundo a tua preferencia. Junte tudo muito bem com uma pitada de sal, um pouco de azeite e
1 colher de sopa de aceto balsamico. Vai ficar suigeneris, eu garanto.

MOLHO DE MOSTARDA E MEL

Para cada 3 colheres de sopa de mostarda de Dijon , 1 colher de mel. Misturar bem e servir na molheira. É somente isso,
e fica uma delícia.

MOLHO DE REQUEIJAO COM GORGONZOLA OU GRUYERE

1 copo de requeijao misturado com 1 porcao do queijo. Amassar bem e colocar uma porcao generosa de azeite.

MOLHO MARAVILHA

1/2 xíc de chá de maionese light + 1/2 xíc de chá de suco de laranja + 1 colher de sopa rasa de mostarda +
1 colher sopa de gengibre em pó + sal e salsa picadinha a gosto + 3 colheres de sopa de azeite.
Misture bem todos os ingredientes e sirva sobre as saladas.


MOLHO RO

1 copo de azeite extra virgem + 1/2 copo de shoyu + 1 colher de sopa de mel + ervas desidratadas.
Mesclar tudo muito bem e saborear.

Por hoje é só!!!!

(a foto é da rede suíca Marche- restaurante no meio do caminho por esta Europa da vida!)
Este blog entra de férias por 15 dias!

Bye!!!!!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

VEGETAIS COM MOLHO BRANCO


Se tem uma coisa que me agrada numa mesa, além dela estar sempre muito bonita e arrumada, é um belo prato de vegetais!

Vegetais sao uma fonte rica em sais minerais, vitaminas, carboidratos e fibras.
Em geral apresentam poucas calorias e baixos conteúdos de sódio e colesterol.
Os verdes ou amarelos estao entre as principais fontes de vitamina C:
Aspargos, brícolos, couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor, espinafre, nabo, tomate e mostarda.
Considerados "alimentos livres", pois contem um número insignificante de calorias:
Abobrinha, acelga, agriao, aipo, alface, almeirao, chicória, chuchu, cogumelo, couve, endivia, escarola, espinafre, mostarda, palmito, pepino, rabanete e repolho crú.
(Cozinhando com baixas calorias*Alimentacao Saudável n° 1)




LEGUMES COM MOLHO BRANCO

Cortar em rodelas meio grossas duas abóbrinhas italianas + 2 cenouras em rodelas + 1 couve-flor em pedacos + 1 brócolis também em pedacos + 1/2 pimentao vermelho em tiras grossas + 1/2 pimentao amarelo em tiras grossas + 1/2 pimentao verde em tiras grossas.
Cozinhe "al dente" salteando todos os legumes com um pouco de sal. Reserve num pirex ou assadeira.

MOLHO BRANCO

Levar ao fogo 3 colheres de sopa de azeite de oliva, + 2 cebolas cortadas em pequenos quadrados + 3 dentes de alho triturado no espremedor e refogar.
Acrescentar 1/2 ricota ou um copo de coalhada, com 1/2 litro de leite de soja (ou qualquer outro leite) + 1 colher de sobremesa rasa de sal + 2 colheres de café de záttar (tempero árabe) + 1colher café de tomilho seco + 2 colheres de sopa de farinha de trigo dissolvida em 1/2 copo de água fria e apurar o ponto conforme o gosto mais espesso ou mais fino.

Depois de apurado mesclar nos legumes tapando-os por quase completo.
Salpicar 50 gramas de um bom queijo parmesao ralado e levar ao forno por mais ou menos 30-35 min.
Pode ser prato principal servido com uma salada crua e arroz integral para os vegetarianos, ou com carne ou peixe para outros.
Posso garantir que esta mescla de temperos é muito boa!!!! Hummmmm

Záttar - tempero árabe
Faca um mix de gengibre, cominho, orégano, gergelim branco, gergelim preto, salsa desidratada, pimenta do reino preta, e já tens aí um bom záttar.
Este da foto eu fiz num jantarzinho muito gostoso na Alemanha.

Bye!!

terça-feira, 26 de maio de 2009

MIX DE IDÉIAS E TEMPEROS!


O mundo está cheio de idéias, recheios, saladas, ensopados, assados, tortas e afins.
E com certeza, a grande vantagem que temos em diversificar, é ver as diversas maneiras que cada um tem em preparar as suas receitas, dando o seu toque especial.
Este blog é um mix de idéias, temperos e diferencas, e cada um é um na sua maneira de ser.

Depois de experimentar muitas receitas de massa de Quiche, eu optei por esta.

QUICHE DE ALHO-PORÓ

MASSA - 3 xíc de chá de farinha de trigo
(que pode ser 1 1/2 de trigo branco e 1 1/2 integral) +
200 grs de manteiga em temperatura ambiente + 1 colher de chá de sal + 8 colheres de sopa de água gelada + 1 colher de chá de záttar (tempero árabe) ou 1 pitada de noz-moscada.

Amasse todos os ingredientes obtendo uma massa homogenea formando uma bola maleável.
Abra-a formando o disco para forrar uma forma de aro removivel própria para quiches.
Fure com um garfo e leve-a ao forno, por 15 min. (200°)

CREME - (molho base)
3 colheres sopa de manteiga + 2 colheres de sopa de farinha de trigo + 1 cebola grande ralada + 1/2 litro de leite desnatado ou (de soja) + 1 pitada de noz-moscada + sal + pimenta do reino branca + 1 caixa de creme de leite (ou creme de leite vegetal de soja).
Derreta a manteiga na panela e frite a cebola sem deixar queimar. Acrescentar a farinha de trigo e ir dourando aos poucos. Vá colocando o leite vagarosamente até ficar consistente e mexa sem parar para nao criar crumos.
Use o sal, a pimenta a noz-moscada.
Se ficar crumos use a peneira. Coloque entao o creme de leite, a gema e misture bem.

RECHEIO DE ALHO-PORÓ
3 alhos-porós ( eu uso um pouco da parte verde que estiver fina e boa) cortados em rodelas bem finas.
3 colheres de sopa de manteiga + 1 tablete de caldo de legumes
1/2 xícara chá de água quente
Doure o alho-poró na manteiga e acrescente o caldo de legumes desmanchado na água e ferva por 10 minutos +ou-
Deixe esfriar e coloque na massa pré cozida antes do creme.
Leve ao forno a quiche montada por mais 20-25 minutos.

* acrescente, uma boa dosagem de queijo ralado em cima para gratinar.
* Fica mais interessante esperar uns 10 minutos antes de degusta-la.
* Pode fazer tb em pequenas porcoes como na foto.

Há pessoas que misturam o recheio ao creme para colocar na massa pré-cozida.
Outros fazem por ordem: massa + recheio + creme. Use a tua preferencia.

(Esta receita eu fiz na casa da Roberta e do Martin em Erfurt e foi um "Su"cesso!!

********************************************************

LI E ACHEI INTERESSANTE!!

Descubra o que te faz comer sem ter fome

1- Angústia
- tente descobrir o que está causando essa sensacao de aperto
e faca algo que ajude a dissolve-la como caminhar ou, simplesmente, respirar fundo.
2- Ansiedade - identifique qual o problema que despertou essa sensacao e depois procure relaxar.
3- Carencia - busque pessoas que tragam trocas gratificantes.
4- Medo - descubra a causa e analise os riscos que ele de fato pode acarretar.
5- Monotonia - encontre coisas interessantes para fazer.
6- Raiva - lute pelos teus direitos e lute também com a pessoa que desencadeou essa sensacao.
7- Rejeicao - Analise por que isso aconteceu e, a partir daí, mude a sua forma de agir.
8- Solidao - Ligue para uma ou um amigo ou encontre alguém que preencha a sensacao de vazio.
9- Tristeza - Chore, esperneie ou , simplesmente, curta o momento.

(Revista Dieta Já Ano 1 n° 3, pag. 70 - dez 96)


Bye!!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

UMA PAELLA COM CERTEZA!!!!!!!!


CONSELHOS:

1-Leia e compreenda toda a receita antes de comecar a cozinhar
2-Tenha em maos o que vai usar
3-Empenha-te com carinho ao prato em si
4-Degusta-o com pessoas que te dao prazer


Maos a obra!!!!!!

PAELLA VEGETARIANA!

1 xíc café de azeite extra virgem + 1 cebola grande picada + 4 dentes de alho macerado + 1 abobrinha italiana média em quadrados +
1 cenoura grande em rodelas + 1 xíc chá de pimentao vermelho em tiras + outra de pimentao verde em tiras+ outra de pimentao amarelo em tiras + 1 xíc de chá de ervilhas fresquissimas + 2 tomates picados em cubos + 4 xíc de chá de arroz integral cozido e molhadinho, com os temperos preferidos + sal marinho a gosto + pimenta seca vermelha ou a preferida + acafrao a gosto (3 colheres de sopa +ou-) + 1 colher de sobremesa de noz-moscada.

Aqueca o azeite e doure a cebola e o alho.
Em seguida acrescente a cenoura, a abobrinha, as ervilhas, adicione os tomates + metade dos pimentoes vermelhos ,verdes, amarelos (reserve a metade) e salteie na wok por + ou - 10 min, mexendo sem parar e sem deixar cozinhar demais.
Acrescente o sal, a pimenta, o acafrao, a noz-moscada, misturando bem.
Em seguida acrescente o arroz cozido.
Misture e deixe aquecer em fogo baixo.
Decore com os pimentoes em tiras, reservados.

É um prato vegetariano, e eu e a Roberta, minha filha, nos deliciamos com esta iguaria, junto a uma bela salada de folhas verdes!!!!!
Bom apetite!!!!!

Bye!!!!!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

COZINHANDO COM AMOR!!!





O essencial é cozinhar com amor!! Tudo o que fazemos na vida, devemos fazer com dedicacao e carinho.
Cozinhar nao está longe disso. Muito pelo contrário.
Escolhemos o prato, compramos os ingredientes, executamos a obra, chamamos alguém (ou já temos) para
participar da criatividade, arrumamos a mesa com esmero e aproveitamos as delícias do paladar.
Se gostamos do que fazemos é gratificante e servir faz parte daquele que cozinha.
O Martin também tem esta experiencia com a cozinha.
Vamos nos deliciar com este
Aspargos frescos ao molho Holandes com batatas!!! (Nota 10!) 

Aspargos frescos ao molho Holandes com batatas
 2 ks de aspargos frescos + 3 litros de água + sal + 1 colher de café de acucar.
Descasque os aspargos e corte-os colcando na panela com a água, o sal e o acucar.
Eles tem que ficar totalmente cobertos pela água. Ferver mais ou menos de
10 a 15 min, até uma faca atravessa-los, este é o ponto de cozimento.
 
Molho Holandes
Coloque num recipiente 3 gemas + 2 colheres de sopa de vinagre de macä ou (2 colheres de sopa sumo de limao)+ sal a gosto e 1 pitada de pimenta do reino branca moída + 3 colheres de sopa de azeite + 2 xícara de leite desnatado + 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo. Leve ao fogo um pouco do leite com o azeite e a farinha de trigo. Mexa até homogeneizar. Ponha o restante do leite. Acrescente as gemas batidas com o sumo do limao ou vinagre de maca na mistura do leite quente sempre mexendo com o fouet, até ficar bem espesso. É importante nao deixar ferver. Tempere com o sal e a pimenta. Há receitas que usam manteiga clarificada, mas eu prefiro com azeite. Se quiser muito molho, dobre a receita ou triplique. Tudo depende do gosto.
* O molho Holandes que usamos foi o comprado pronto, e usamos 4 caixinhas para servir com os dois quilos de aspargos cozidos. E outro dia, para repetir a dose, compramos molhos prontos de pacote, pois é facílimo de encontrar a venda.
Nao esqueca de cozinhar as batatas com sal, descascadas cortadas em 4 partes. Sirva porcoes de aspargos e batatas, regados com bastante molho. (Nao jogue fora a água do cozimento dos aspargos.) Guarde-a na geladeira e no outro dia faca um
Risoto da Roberta à moda italiana

Prepare uma panela com 4 colheres de sopa de azeite, e deixe transparente sem dourar, 1 cebola branca ( a da foto é roxa). Acrescente 2 xícaras de chá de arroz arbóreo e mexa mesclando com a cebola e o azeite. Em seguida, despeje 1 xícara de chá de vinho branco e vá mexendo sem parar até evaporar o alcool, sem ficar seco. Coloque 500 grs de aspargos frescos, limpos e cortados. Vá usando a água do cozimento dos aspargos, (fervente) que estava guardada, mexendo sempre com um garfo grande. Vá acrescentando mais água até cozinhar, sem nunca deixar ficar seco. Observe o ponto al dente do arroz. Quando comecar a entrar no ponto acrescente 100 grs de parmesao ou Grana Padano ralado, e mexa até o queijo se dissolver. Por último, com o fogo já desligado coloque 1colher de sopa cheia de manteiga. Misture bem até derreter e sirva esta delícia quentissima.

*Parece difícil?? Leia bem a receitinha antes de comecar a cozinhar o prato, e deixe tudo o que for usar separado. É facílima e eu garanto a delícia!!

Bye bye!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

DICAS E PIZZA DO GRINGO

DICAS DE SAÚDE

1- Coma devagar, apreciando o colorido dos alimentos e sentindo o cheiro que exala dos temperos.
2- Faca da sua refeicao um bálsamo para o físico, procurando comer num lugar aprazível e tranquilo.
3- Em hipótese alguma coma andando, ou vendo televisao, ou ainda discutindo com alguém, sem saber o que está fazendo.
4- Nao é salutar dormir logo após as refeicoes, pois a digestao torna-se lenta e engorda-se mais.
5- Ame muito. Agradece o que tens a mesa e valoriza! Bom apetite!!

Minha filha Roberta foi convidada para juntar-se com algumas pessoas de vários países aqui na Alemanha, para enfeitar uma pizza com as cores do seu país.
Bem, a festa foi um sucesso. A base da pizza era sempre a mesma, e como foi um ingles que apresentou a receita, ficou como sendo a "Pizza do Gringo", e o resultado foi tao bom, que já a fizemos várias vezes pela facilidade com que se apresenta. Esta da foto degustamos com um grande amigo. Este, afinal, é um bom motivo para se fazer uma delícia de pizza.

PIZZA DO GRINGO


250 gramas de farinha de trigo + 1 colher de chá de sal + 1 colher de sopa cheia de fermento tipo Royal + 1 pote de coalhada (na Alemanha usa-se quark, na Italia pode ser a ricotta) , (125 gramas +ou-), 4 colheres sopa de azeite + 1 ovo medio.
Misturar todos os ingredientes até ficar homogeneo, com carinho.
Esticar com o rolo e levar num recipiente untado com azeite.
Recheio* use o da sua preferencia. Eu usei abobrinhas cortadas em rodelas e pimentoes em tiras.
Esticar a massa sobre a forma untada, e passar molho de tomate em toda ela. Acrescentar os legumes ou recheio da tua preferencia. Colocar novamente o molho de tomate e acrescentar uma boa quantidade de queijo ralado, tipo mussarela, e orégano. Levar ao forno por mais ou menos 35 min.
*É uma massa facílima de ser manuseada.
E depois da festa, todos ficaram sabendo que a receita da pizza do gringo era alema!!
Tem pessoas que preferem telefonar e mandar vir a pizza em casa. Sempre igual, uma mesmice sem tamanho. Mas eu confesso que adoro colocar a mao na massa e ver o resultado.
Bye bye!!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

SABOR DE FRUTAS

Temos um corpo que perece.
E este corpo necessita de cuidados especiais para vivermos com saúde e longevidade.
Somos o que comemos.
E escolher bem os alimentos é indispensável para termos uma boa qualidade de vida.

Cozinhar para mim é uma terapia e uma arte.
As cores e formas dos alimentos é algo que me deixa inebriada.
Este espaco é para aliar prazer com nutricao e sabor.

Já fui em muitas cozinhas de restaurantes por este mundo afora em busca de receitas que chamava a minha atencao e agucava os sentidos do meu paladar.

Amo cozinhar e chamar os amigos pra degustar comigo.
Nao sei seguir a risca uma receita.
Tenho sempre que modificar a minha maneira, ousando com temperos e especiarias, criando um "toque"diferente.

Na minha vida optei pela alimentacao natural, integral, com muitas verduras, soja e vegetais .
Aqui usaremos de tudo um pouco, sem radicalizar.

Hoje eu vou falar de uma SOPA DE FRUTAS deliciosa.
Além de ser deliciosa, faz uma figura na mesa e impressiona os convidados.
É servida na poncheir
a. (mas se nao tiver, sirva como puder).
É característica de alguns países.
Ela é servida em Israel, Letonia, alguns países árabes, e cada um com algum "toque" diferente.
Apresento a de Israel e sua característica.




SOPA DE FRUTAS .

2 macas + 2 kiwis + 1 pera + 1/2 melao + 2 laranjas pera + 2 tangerinas + 1 manga + 2 bananas prata + 1 pedaco de mamao + 1 pedaco de abacaxi + 1 xíc. chá de uvas verdes partidas ao meio + 3 pessegos em calda cortados, ou da época + 8 damascos secos cortados em quatro + 1 xíc.de café de uvas passas brancas e 1 xíc. de café de uvas passas pretas + 1 colher de sobremesa de canela em pó + 1 pedaco de canela em pau + 1 colher de chá de noz-moscada + 1 colher de chá de cravo da India moído + alguns cravos inteiros + 10 ameixas secas em calda + 3 litros de água + 3 xíc de chá de acucar mascavo

Corte todas as frutas, menos as bananas, que sao em rodelas, em quadrados nao muito pequenos, acrescente as frutas secas, a água, o acucar mascavo, e as especiarias. Leve numa panela grande ao fogo e deixe ferver bem, macerando as frutas, formando uma calda grossa, sem dissolve-las por completo, mais ou menos 1 hora.
Sirva como sobremesa quente ou fria.

* Pode ser servida com um sorvete de sua preferencia.
* Pode acrescentar mais frutas segundo o gosto, para cozinhar junto a estas.
Degusta e comente!

*Meu amigo David Amorim, faz esta delicia com sabor da Letonia! Bye, bye!!