segunda-feira, 20 de abril de 2009

COZINHANDO COM AMOR!!!





O essencial é cozinhar com amor!! Tudo o que fazemos na vida, devemos fazer com dedicacao e carinho.
Cozinhar nao está longe disso. Muito pelo contrário.
Escolhemos o prato, compramos os ingredientes, executamos a obra, chamamos alguém (ou já temos) para
participar da criatividade, arrumamos a mesa com esmero e aproveitamos as delícias do paladar.
Se gostamos do que fazemos é gratificante e servir faz parte daquele que cozinha.
O Martin também tem esta experiencia com a cozinha.
Vamos nos deliciar com este
Aspargos frescos ao molho Holandes com batatas!!! (Nota 10!) 

Aspargos frescos ao molho Holandes com batatas
 2 ks de aspargos frescos + 3 litros de água + sal + 1 colher de café de acucar.
Descasque os aspargos e corte-os colcando na panela com a água, o sal e o acucar.
Eles tem que ficar totalmente cobertos pela água. Ferver mais ou menos de
10 a 15 min, até uma faca atravessa-los, este é o ponto de cozimento.
 
Molho Holandes
Coloque num recipiente 3 gemas + 2 colheres de sopa de vinagre de macä ou (2 colheres de sopa sumo de limao)+ sal a gosto e 1 pitada de pimenta do reino branca moída + 3 colheres de sopa de azeite + 2 xícara de leite desnatado + 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo. Leve ao fogo um pouco do leite com o azeite e a farinha de trigo. Mexa até homogeneizar. Ponha o restante do leite. Acrescente as gemas batidas com o sumo do limao ou vinagre de maca na mistura do leite quente sempre mexendo com o fouet, até ficar bem espesso. É importante nao deixar ferver. Tempere com o sal e a pimenta. Há receitas que usam manteiga clarificada, mas eu prefiro com azeite. Se quiser muito molho, dobre a receita ou triplique. Tudo depende do gosto.
* O molho Holandes que usamos foi o comprado pronto, e usamos 4 caixinhas para servir com os dois quilos de aspargos cozidos. E outro dia, para repetir a dose, compramos molhos prontos de pacote, pois é facílimo de encontrar a venda.
Nao esqueca de cozinhar as batatas com sal, descascadas cortadas em 4 partes. Sirva porcoes de aspargos e batatas, regados com bastante molho. (Nao jogue fora a água do cozimento dos aspargos.) Guarde-a na geladeira e no outro dia faca um
Risoto da Roberta à moda italiana

Prepare uma panela com 4 colheres de sopa de azeite, e deixe transparente sem dourar, 1 cebola branca ( a da foto é roxa). Acrescente 2 xícaras de chá de arroz arbóreo e mexa mesclando com a cebola e o azeite. Em seguida, despeje 1 xícara de chá de vinho branco e vá mexendo sem parar até evaporar o alcool, sem ficar seco. Coloque 500 grs de aspargos frescos, limpos e cortados. Vá usando a água do cozimento dos aspargos, (fervente) que estava guardada, mexendo sempre com um garfo grande. Vá acrescentando mais água até cozinhar, sem nunca deixar ficar seco. Observe o ponto al dente do arroz. Quando comecar a entrar no ponto acrescente 100 grs de parmesao ou Grana Padano ralado, e mexa até o queijo se dissolver. Por último, com o fogo já desligado coloque 1colher de sopa cheia de manteiga. Misture bem até derreter e sirva esta delícia quentissima.

*Parece difícil?? Leia bem a receitinha antes de comecar a cozinhar o prato, e deixe tudo o que for usar separado. É facílima e eu garanto a delícia!!

Bye bye!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

DICAS E PIZZA DO GRINGO

DICAS DE SAÚDE

1- Coma devagar, apreciando o colorido dos alimentos e sentindo o cheiro que exala dos temperos.
2- Faca da sua refeicao um bálsamo para o físico, procurando comer num lugar aprazível e tranquilo.
3- Em hipótese alguma coma andando, ou vendo televisao, ou ainda discutindo com alguém, sem saber o que está fazendo.
4- Nao é salutar dormir logo após as refeicoes, pois a digestao torna-se lenta e engorda-se mais.
5- Ame muito. Agradece o que tens a mesa e valoriza! Bom apetite!!

Minha filha Roberta foi convidada para juntar-se com algumas pessoas de vários países aqui na Alemanha, para enfeitar uma pizza com as cores do seu país.
Bem, a festa foi um sucesso. A base da pizza era sempre a mesma, e como foi um ingles que apresentou a receita, ficou como sendo a "Pizza do Gringo", e o resultado foi tao bom, que já a fizemos várias vezes pela facilidade com que se apresenta. Esta da foto degustamos com um grande amigo. Este, afinal, é um bom motivo para se fazer uma delícia de pizza.

PIZZA DO GRINGO


250 gramas de farinha de trigo + 1 colher de chá de sal + 1 colher de sopa cheia de fermento tipo Royal + 1 pote de coalhada (na Alemanha usa-se quark, na Italia pode ser a ricotta) , (125 gramas +ou-), 4 colheres sopa de azeite + 1 ovo medio.
Misturar todos os ingredientes até ficar homogeneo, com carinho.
Esticar com o rolo e levar num recipiente untado com azeite.
Recheio* use o da sua preferencia. Eu usei abobrinhas cortadas em rodelas e pimentoes em tiras.
Esticar a massa sobre a forma untada, e passar molho de tomate em toda ela. Acrescentar os legumes ou recheio da tua preferencia. Colocar novamente o molho de tomate e acrescentar uma boa quantidade de queijo ralado, tipo mussarela, e orégano. Levar ao forno por mais ou menos 35 min.
*É uma massa facílima de ser manuseada.
E depois da festa, todos ficaram sabendo que a receita da pizza do gringo era alema!!
Tem pessoas que preferem telefonar e mandar vir a pizza em casa. Sempre igual, uma mesmice sem tamanho. Mas eu confesso que adoro colocar a mao na massa e ver o resultado.
Bye bye!!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

SABOR DE FRUTAS

Temos um corpo que perece.
E este corpo necessita de cuidados especiais para vivermos com saúde e longevidade.
Somos o que comemos.
E escolher bem os alimentos é indispensável para termos uma boa qualidade de vida.

Cozinhar para mim é uma terapia e uma arte.
As cores e formas dos alimentos é algo que me deixa inebriada.
Este espaco é para aliar prazer com nutricao e sabor.

Já fui em muitas cozinhas de restaurantes por este mundo afora em busca de receitas que chamava a minha atencao e agucava os sentidos do meu paladar.

Amo cozinhar e chamar os amigos pra degustar comigo.
Nao sei seguir a risca uma receita.
Tenho sempre que modificar a minha maneira, ousando com temperos e especiarias, criando um "toque"diferente.

Na minha vida optei pela alimentacao natural, integral, com muitas verduras, soja e vegetais .
Aqui usaremos de tudo um pouco, sem radicalizar.

Hoje eu vou falar de uma SOPA DE FRUTAS deliciosa.
Além de ser deliciosa, faz uma figura na mesa e impressiona os convidados.
É servida na poncheir
a. (mas se nao tiver, sirva como puder).
É característica de alguns países.
Ela é servida em Israel, Letonia, alguns países árabes, e cada um com algum "toque" diferente.
Apresento a de Israel e sua característica.




SOPA DE FRUTAS .

2 macas + 2 kiwis + 1 pera + 1/2 melao + 2 laranjas pera + 2 tangerinas + 1 manga + 2 bananas prata + 1 pedaco de mamao + 1 pedaco de abacaxi + 1 xíc. chá de uvas verdes partidas ao meio + 3 pessegos em calda cortados, ou da época + 8 damascos secos cortados em quatro + 1 xíc.de café de uvas passas brancas e 1 xíc. de café de uvas passas pretas + 1 colher de sobremesa de canela em pó + 1 pedaco de canela em pau + 1 colher de chá de noz-moscada + 1 colher de chá de cravo da India moído + alguns cravos inteiros + 10 ameixas secas em calda + 3 litros de água + 3 xíc de chá de acucar mascavo

Corte todas as frutas, menos as bananas, que sao em rodelas, em quadrados nao muito pequenos, acrescente as frutas secas, a água, o acucar mascavo, e as especiarias. Leve numa panela grande ao fogo e deixe ferver bem, macerando as frutas, formando uma calda grossa, sem dissolve-las por completo, mais ou menos 1 hora.
Sirva como sobremesa quente ou fria.

* Pode ser servida com um sorvete de sua preferencia.
* Pode acrescentar mais frutas segundo o gosto, para cozinhar junto a estas.
Degusta e comente!

*Meu amigo David Amorim, faz esta delicia com sabor da Letonia! Bye, bye!!

terça-feira, 14 de abril de 2009

MERCADOS!!

Gente!!! Eu adoro mercados, feiras e tudo que se refere ao genero.
Estas fotos sao do Mercado de Erfurt-Alemanha, que se realiza as quartas-feiras e aos sábados.
Tem de tudo um pouco, mas eu sou fissurada em molhos, ervas, cheiros e ando sempre em busca de algo novo.
Adoro passear pelos temperos, (este será um post para depois, porque tempero do mundo todo é uma neura!!)
O colorido das feiras e mercados me fascinam.

Há muito tempo que cheguei a conclusao que o colorido dos mercados é uma arte!
A maneira e disposicao das barracas é sempre um quadro novo.
Sempre que chego em algum lugar vou visitar os mercados e olho maravilhada para as berinjelas,
pimentoes, verduras verdes, legumes diversos, etc etc etc.
Já imagino a salada que sairá e a quem vou convidar para degustar comigo.
Porém, mesmo que nao tenha alguém para dividir o prato, eu faco para saborea-lo sozinha, sem nenhum incoveniente.
Arrumo a mesa, coloco a comida numa bela travessa, uma toalha de mesa sempre bonita e o prazer de agradecer e comer.

Hoje apresento uma salada que comi ontem, comemorando meu niver, no restaurante WALDCASINO, Erfurt. 


SALADA FANTASIA C/ MOLHO DE IOGURTE
1 pé de alface americano cortado em fatias +1 tomate cortado em quatro+ 6 azeitonas sem caroco (aqui eram verdes, (eu colacaria a preta Azapa chilena) + 1/2 pimentao vermelho cortado em tiras finas+ 1/2 pimentao amarelo cortado igual+ 1 pepino japones com casca em rodelas finas + queijo prato (ou algum outro amarelo, eu usaria até branco) em quadradinhos + 1 cenoura ralada + 3 fatias de abacaxi em calda escorridas e picadas grandes + 1/2 melao em fatias pequenas + umas folhas de rúcula para decorar + 200 gramas de camaroes médios aferventados por 5 min com 1 pitada de sal e 1 folha de louro.
Molho de Iogurte
1 iogurte natural desnatado + 1 pitada de sal + 3 colheres de sopa de azeite extra virgem + 1 pitada de gengibre em pó + 1 pitada de noz-moscada + 1 colher de sopa de hortela picadinha. Mesclar tudo e mexer bem.
Misturar os ingredientes da salada, colocar os camaroes aferventados por cima. Regue com o molho de iogurte. Use as folhas de rúcula e o tomate para decorar.
Deguste e saboreie porque esta salada é peculiar. Acompanha qualquer prato.

Dica: Acrescente uma boa quantidade de raspas de um bom queijo parmesao sobre a salada.

Bye bye!!