quinta-feira, 13 de maio de 2010

DELÍCIAS DE QUEIJO!!!!


EMPADINHAS SABOROSAS E FACÍLIMAS

MASSA

2 ovos inteiros + 1 xícara de chá de leite + 1/2 xíc de óleo + 2 xícaras de chá de farinha de trigo +
2 colheres de sopa bem cheias de queijo ralado + 1 colher de sopa de fermento em pó, tipo Royal +
1 colher de óregano + 1 pouco de salsinha + 1 pitada de záttar (tempero árabe comercializado) + 1 pitada de sal

RECHEIO

O legume da preferencia salteado com cebolas, alho e azeite. Eu usei escarola refogada.

PREPARO

Bater todos os ingredientes no liquidificador.
Untar e enfarinhar as forminhas de empada e despejar levemente metade da massa, recheio e massa.
Salpicar queijo ralado em cima antes de levar ao forno quente por 20 min + ou -

O leite pode ser de soja e a farinha, integral ou misturada com a branca.

DICAS DE SAÚDE

COMER VÁRIAS VEZES AO DIA FAZ BEM??

Sim. Ao contrário do que se pode imaginar, o organismo nao fica sobrecarregado, pois tudo o que consumimos
é aproveitado aos poucos. O ideal, segundo especialistas, é fazer de 4 a 6 pequenas refeicoes por dia.
Isso inclui café da manhä, lanche, almoco, lanche da tarde, jantar e ceia.
Mas nada de ficar beliscando entre uma refeicao e outra. Nao substitua, por exemplo, os lanches por bolachas,
salgadinhos e outros produtos industrializados. Um lanche nutritivo, por exemplo, pode combinar iogurte com
frutas, paes e torradas. (Rev.Guia da Cozinha n°39 )

PIZZA CONGELADA E EXCESSO DE GORDURA

Pesquisa realizada pelo idec (Inst. de Defesa do Consumidor) revela que as pizzas congeladas (aquelas que sao
encontradas prontas nos supermercados) apresentam quantidade de gordura e de sódio acima do ideal.
De acordo com o instituto apenas 2 pedacos de pizza contém toda a gordura saturada e metade da quantidade de
sódio que um adulto deve consumir durante o dia.
É importante lembrar que o excesso de sódio está diretamente relacionado a hipertensao arterial.
Já a gordura saturada contribui para o aumento de colesterol ruím no sangue, podendo causar o entupimento
das artérias. Ambos sao fatores de risco cardiovascular.
Vale a pena ressaltar a importancia de moderar o consumo desse tipo de alimento para a saúde.
Fique de olho! (Rev. Guia da Cozinha n° 39)

Quero agradecer o carinho da minha amiga Margarida Fernades, do blog A sombra do vento, pelo selo
(This blog makes me happy), que me ofereceu.

Bye bye!!!!!

terça-feira, 27 de abril de 2010

SAÚDE A TODA PROVA!!!


Coracao Saudável

Descubra como manter a saúde em dia

Alguns alimentos ajudam a garantir a livre circulacao do sangue, prevenindo o aparecimento de
doencas cardiovasculares, como hipertensao, infarto e derrames.
Por isso, sao considerados protetores do coracao. Invista neles!!

Abacate, azeite e castanhas : sao ricos em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a diminuir
os níveis de colesterol ruím, o LDL, e aumentar o colesterol bom, o HDL.

Banana, couve e feijao: tem vitaminas do complexo B, que previnem o entupimento das artérias.

Peixes de água fria, como salmao: Contém Omega-3, que elimina a gordura das artérias e diminui
a agregacao de plaquetas, impedindo o surgimento de coágulos e o entupimento dos vasos sanguíneos,
que provocam infarto e derrame. Alem disso, age nos impulsos elétricos do coracao, reduzindo o risco
de arritmias.

Aveia: Contém fibras solúveis, que levam embora parte da gordura da comida, diminuindo, assim, as
taxas de LDL do sangue.

Obs ( aqui eu acrescento a Linhaca, que ingerida diariamente em forma de farinha, controla o colesterol, regula o intestino
e elimina a gordura do corpo. Mas sobre ela e seus benefícios falaremos outro dia).

Tome Cuidado com... Álcool, gorduras saturadas (presentes em carnes, leites integrais, maionese e ovos) e trans
encontradas em margarinas, sorvetes, bolachas, chocolates, frituras com óleo reutilizado), que aumentam o LDL
e as chances de derrames.
(Fonte : Revista Guia da Cozinha - Ano 5, n° 50 - junho de 2009)

Pesquisas comprovam que as doencas cardiovasculares representam, em seu conjunto, a principal causa de mortalidade nos indivíduos acima de 65 anos de idade de ambos os sexos.
A prevencao, tanto de um primeiro evento cardiovascular quanto de sua reincidencia, deve ser priorizada durante toda a vida.
A alimentacao tem um papel fundamental. Uma dieta pobre em gorduras animais e rica em vegetais e frutas deve ser encorajada em qualquer idade. A frequencia de determinados alimentos também é importante para a composicao de uma dieta alimentar saudável. (Dr José Antonio Franchini Ramires-Cozinha Classica-baixo Colesterol n° 5)

Todas as receitas que foram e serao acrescentadas neste blog, visam o bem estar, a saúde e a qualidade de vida de todos.

(As fotos sao da Feira em Maldonado, Uruguai, em fevereiro-2010)

bye bye!!!!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

INTEGRAL É VIDA!!!!!!


Uma das coisas boas da vida é realmente o paladar das iguarias que encontramos nos sabores.
É uma infinidade de sabores e gostos por este mundo afora.
Eu tenho uma memória gustativa fantástica! O que nao sinto, vou buscar na memória e, pronto, eis o gosto.
Há duas correntes médicas em relacao a esta memória. Uma diz que a memória gustativa nao existe e a outra considera. Eu estou aqui para dizer que ela existe e eu interajo com ela todos os dias na hora de comer e sentir o paladar apurado.
Pra quem nao entende direito o que estou falando, entra no meu outro blog
http://www.marlenemaravilha.blogspot.com/, (entra no meu testemunho), ou vai direto daqui, e vai entender melhor; porque este espaco só fala de comidinhas e dicas de saúde!!!!!

BOLO DE PANQUECAS (INTEGRAL)

Massa

2 xícaras de leite desnatado + 1 ovo + 1 pitada de sal + 1 pitada de acucar ( para dar mais cor) + 1 cebola branca + 1 dente de alho +2 xícaras de chá (bem cheias) de farinha de trigo integral .
Bater tudo no liquidificador. Se a massa ficar dura acrescentar mais um pouquinho de leite.
Usar uma concha pequena e fazer as panquecas numa frigideira anti-aderente com um pingo de azeite e ir reservando.
(mantenha-as aquecidas)

MOLHO BRANCO (DE ESPINAFRE) ou cogumelos ou o que tu preferires

2 colheres de sopa de azeite extra virgem + 1 cebola branca em cubos pequenos ou raladas + 2 xícaras de chá de leite desnatado + + 1 pitada de noz moscada + + 1 cubo de caldo de legumes + 1 pote de iogurte natural desnatado + 1/2 xícara de chá de salsa picada ou desidratada.

Aqueca o azeite e refogue a cebola. Acrescente o leite desnatado e quando comecar a ferver desfaca o caldo de legumes. Mexa bem e agregue a noz moscada e o pote de iogurte natural ou (1 caixa de creme de leite de soja), e 1colher de sopa bem cheia de amido de milho tipo Maizena, mexa sem parar dando o ponto. Veja se a quantidade do sal do caldo é suficiente, se nao for, acrescente sal a gosto.

Faca o espinafre, ou o cogumelo, refogado com alho e azeite e pique-o acrescentando no molho que deve estar bem quente.



MONTAGEM


Ponha uma concha de molho branco com espinafre no fundo e uma panqueca. Agregue mais molho emcima e assim sucessivamente até a ultima, acrescentando todo o molho restante. Coloque uma porcao de queijo ralado na hora de servir.

Sirva a seguir, em fatias, com o arroz da sua preferencia, peixe ou legumes. 
E aproveite este momentos delicioso!



DICAS DE SAÚDE!!!!!

Intestino - Consuma regularmente sementes de linhaca, porque ela ajuda e reforca os anticorpos do corpo criando defesas necessárias que aliviam sintomas de menopausa, ajudam o transito intestinal, fazendo com que a pele fique clara, saudável e linda!
Misture uma colher de sopa de linhaca na sua banana amassada diariamente pelas manhas!
O potássio da banana e a potencia da linhaca dao um equilibrio saudável ao corpo.

Bye bye!!!!!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

TRIGO É SAUDÁVEL!!!!!!!!!!!


Hummmmm, que delicia voltar ao blog com novidades gostosas e muitos comentários sobre saúde!!
Ano novo, reafirmando hábitos saudáveis e agradáveis.
Logo atualizarei minhas visitas aos blogs amigos, de onde já sinto o cheirinho das iguarias!!!!!Obrigada
por esperarem por mim!

Hoje falarei um pouco sobre O TRIGO

Na festa hebraíca de Shavuot, um ramo de trigo representa a primeira colheita e a fartura de tempos muito antigos.
O trigo é um dos cereais mais importantes no mundo. Com suas fibras, proteínas e energia, ele previne doencas e nos permite
manter a serenidade.
O trigo simboliza o ciclo da vida. É saúde, na alimentacao correta, na dieta equilibrada, incluindo a dos diabéticos e a dos
obesos, as voltas com a balanca. É considerado o Rei dos cereais, justamente porque seus graos eram imbatíveis como matéria-
prima para fabricar o pao.
Antes de o homem entrar na era da panificacao, povos antigos, como os sumérios e os assírios, que viveram na Mesopotamia,
prefeririam degustar os graos de trigo numa espécie de papa, em que eram misturados com peixes, castanhas, frutas e água.
O trigo é o cereal das civilizacoes.
Os primeiros graos
Após a chamada era do Gelo, por volta de 1000 a.C., os homens viviam da caca e da coleta de frutas e outros vegetais,
além de graos selvagens de cereais como o trigo.
Boas Colheitas
O cultivo do trigo também era fundamental para abastecer o antigo Egito (4500-641 A.C.,).
As colheitas eram inspecionadas por funcionários do faraó, os escribas.
Origem da escrita
Estima-se que povos que viveram na Mesopotamia, atual Iraque, comecaram a cultivar o trigo entre 8500 e 7000 a.C.
Entre ele, destacam-se os sumérios, que também inventaram a escrita, por volta de 3500 a.C., em placas de argila.
Um dos principais motivos para escrever no barro era controlar o comércio dos graos.
Trigo na receita
Uma das portas de entrada para o Trigo na Europa foi mesmo a Grécia.
Segundo alguns experts em história da alimentacao, foram os antigos gregos que, por volta de 1000 a.C., diversificaram
incrivelmente as receitas de pao.
( Do livro- Trigo na dieta saudável- Dr Marcello D. Bronstein e Dr. Mauro Fisberg -
aconselho a leitura para os interessados em Saúde!!)

Como cozinhar
Deixar 2 xícs de trigo em grao, de molho em água quente, de um dia para o outro.
Cozinhar em 2 litros de água (eu cozinho na panela de pressao) em fogo baixo por 1 hora,com duas folhas de Louro e 4 cravos da India.
Escorrer e reservar, usando aonde e como desejar.

Salada de trigo Integral em graos

2 xícs de chá de trigo cozido (dinkel em alemao, farro em italiano) + 1 cebola cortada em quadradinhos pequenos + 1 tomate cortado em cubinhos sem sementes
+
1 metade de 1 pimentao verde, metade de um pimentao vermelho, metade de um pimentao amarelo + 1 pepino (opcional) cortado em cubos pequenos + suco de 1 limao + 100 grs de queijo branco cortado em cubos pequenos (pode substituir por tofu firme para uma versao vegan) + salsa desidratada a gosto + sal marinho a gosto + folhas de hortela a gosto cortadinhas + azeite extra virgem ( uma quantidade considerável para molhar bem) + 1 colher de sobremsa de aceto balsamico.

Juntar todos os ingredientes misturando bem, (a foto é aqui na minha mesa) e degustar com batatas ou arroz integral, branco, conforme o gosto de cada um.

Dica * Os pimentoes e a cebola eu coloco 30 segs numa vasilha com água, no microondas e coo em seguida.
Excelente dica para quem tem gastrite ou qualquer outro problema no estomago.


Salut!!!!!

Bye bye!!!!!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

É NATAL!!!


Além de amor, saude, alegria, prosperidade e muitas, mas muitas esperancas,
este blog deseja a todos os amigos um FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DA GLORIA DE DEUS,
REGADO A ESPECIARIAS E MUITAS IGUARIAS!!!!! SINTA O AROMA...!!!!

(Por total falta de tempo e viagens curtas por vários motivos, nao tenho o blog atualizado, e estou devendo
comentários nos blogs amigos, mas prometo colocar em dia tao logo possa.)
Por enquanto estamos de férias!!! Até 2010!!!!!!!
(a foto foi um pouquinho da festa de Natal do ano passado na Alemanha, na casa da Roberta-Martin)

Bye bye!!!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

YES, NÓS TEMOS BANANAS!!!!!!!


Fruta suculenta, colorida e popular, de preco acessível e muitas variedades.
Delícia pelas manhas com aveia e linhaca. Assim comeca o meu dia.
Nao sou ninguem se nao comer uma banana amassadinha junto com o meu café matinal!
Cheia de potássio, energética, e "braco direito" do atleta. Por conta dos seus nutrientes,
da forca e disposicao para iniciar o dia.

VARIEDADES DE BANANA

BANANA PRATA (no sul do Brasil se chama BANANA BRANCA)
Suas principais características: o comprimento (pode chegar a medir 15 cm), a casca amarelo-esverdeada
e a consistencia, sendo indicada para frituras.

BANANA NANICA
Pode ser encontrada como banana-dágua, banana-da-china, banana-anä ou banana chorona.
Tem casca fina amarelo-esverdeada e polpa doce.
é uma das variedades mais populares. ( e é a que eu mais gosto!!)

BANANA MACA
Também conhecida como banana-branca, é um pouco curva, tem casca fina amarelo-claro,
polpa branca e aroma e sabor característicos. É uma banana muito recomendada como alimento
para bebes, pois fica muito gostosa amassada e misturada com aveia.

BANANA DA TERRA
É uma das mairores variedades da fruta, chegando a medir até 30 cm.
Ela tem casca amarelo-escura com manchas pretas e é levemente achatada em um dos lados.
Por ser muito rica em amido, essa banana é bem consistente e compacta,
o que a torna ideal para assar, cozinhar e fritar. (é deliciosa acompanhando peixes).

BANANA OURO
nenhuma outra banana é tao pequena como a banana-ouro (ou baby), medindo no máximo 10 cm.
Sua forma é cilíndrica, tem casca cor amarelo-ouro e polpa bem doce.
É ótima para fazer croquetes.

CURIOSIDADES

Se deixares um cacho de banana já maduro ao lado de outro ainda verde,
a banana madura faz com que a verde amadureca mais depressa.
Isso acontece porque a fruta madura libera quantidades de um hormonio chamado etileno,
que pode acelerar o amadurecimento de outras frutas que estiverem ao redor.

***As bananas brasileiras sao excelentes no paladar. Uma vez crescido e apanhado o cacho delas, o pé tem
de ser cortado para nascer outro rápido no lugar. Assim ela se prolifera em mudas.
YES, nós temos bananas, bananas pra dar e vender!!!!!

A variedade de receitas com bananas é algo espetacular de se ver e de comer.
YES, nós temos bananas, bananas pra dar e vender!!!!!
(revista Puro Sabor-Tudo com banana
)
- Ano 6, n° 61) (A montagem é da Ro, e as fotos sao do acervo dela e do Martin)

Bye, bye!!!!!!

domingo, 15 de novembro de 2009

DELICIA SAUDAVEL!!!!


Comer um doce com sabor de saúde é algo inusitado. Eu vivo procurando estas delícas!
Sou mais chegada a salgados, porém um docinho tem sempre um lugar guardado!!

DELICIA DE AVEIA

1 xíc (chá) de leite desnatado + 1 xíc (chá) de água + 1 colher (sobremesa) de maisena + 1 sache de gelatina sem sabor + 4 colheres (sopa) de mel + 200 g de iogurte natural desnatado + 1 colher (sobremesa) de essencia de baunilha + 1 pitade de noz-moscada +3 colheres (sopa)de aveia em flocos + 1 lata de creme de leite light ou de soja + 1/2 xícara (chá) de acucar.

1-Levar o leite ao fogo até levantar fervura.
2-Acrescente a aveia, metade do mel, a essencia de baunilha, a noz-moscada e o acucar. Misture bem.
3-Mexendo com uma colher de pau, adicione a maisena dissolvida na água e cozinhe por 2 minutos.
4-Retire do fogo e coloque cuidadosamente a gelatina sem sabor, preparada de acordo com as instrucoes da embalagem.
5-Junte o iogurte natural desnatado e o creme de leite, misturando bem.
6-Disponha em uma forma de fundo removível e leve para gelar por, no mínimo 2 horas.
Sirva com o restante do mel e acrescente mais, dependendo do gosto pessoal.

(Esta receitinha é de um Guia da Cozinha-Especial, n°11-ano 3 -doces gelados, acrescentei a parte light e noz-moscada)

DICAS DE SAÚDE!!!

ALIMENTOS QUE MELHORAM O HUMOR!!!!!

Segundo pesquisadores, alguns alimentos tem o poder de espantar a tristeza, combater a depressao e a ansiedade e melhorar o humor.
Isso acontece porque estimulam a producao e liberacao de neurotransmissores, substancias responsáveis por transmitir ao cérebro as
sensacoes de prazer e bem-estar.

O QUE CONSUMIR?
Uma dieta rica em carboidratos (paes e massas) é importante para manter o humor em alta, mas deve ser adotada com cuidado e orientacao de um nutricionista, para evitar um ganho excessivo de peso. Já os doces, embora também sejam ricos em carboidratos, podem
melhorar o humor no momento do consumo, mas logo depois agravar um quadro de tristeza ou depressao. Isso acontece porque o excesso
de acucar no organismo reduz a tolerancia aos fatores que geram estresse.
Outros nutrientes que contribuem para manter o animo é a
vitamina B6, encontrada nos cereais integrais, na banana e no atum, e o selenio, presente nas castanhas, nozes e peixes.

PODEROSO ÁCIDO FÓLICO
O ácido fólico, encontrado em grandes quantidades no espinafre, na laranja, na maca e na soja, é um potente antidepressivo.
É importante lembrar que nao existe um alimento que possa alterar o nosso humor sozinho, mas um conjunto de nutrientes apropriados
para melhorar o estado de espírito. (Revista Guia da Cozinha-agosto 2009)

Bye bye!!