quarta-feira, 14 de outubro de 2009

SOJA!!! SAÚDE É TUDO!!!


BOLO DE SOJA COM VERDURAS (fácil e delicioso)

300 gramas de soja texturizada hidratada + 1 cebola ralada ou picadinha + alho amassado a gosto + 1 colher de sopa de margarina light ou (4 colheres de azeite)+ 1 copo de iogurte natural desnatado + 2 ovos + 1 colher de sopa de molho ingles + 1 xícara de chá de aveia + sal a gosto + 40 gramas de azeitonas verdes picadas + 1 pimentao verde pequeno picado + 2 cenouras raladas + 2 colheres sopa de ervilhas e 2 de milho verde + 1/2 xícara de salsinha + 1 colher de café de noz moscada.

Misturar todos os ingredientes e colocar numa forma tipo de bolo ingles untada e polvilhada com farinha de rosca.
Assar até que enfiando um palito ele saia seco. Servir com legumes passados no azeite de oliva ou legumes grelhados.

* Faca com carne moída (bovina ou de frango), se nao gostar de soja ou nao quiser uma versao vegetariana.

Dicas de Saúde!!

O que é que a SOJA tem??
Essa leguminosa é riquissima em proteínas e está cheia de isoflavonas, substancias que podem prevenir tumores, doencas cardíacas e
osteoporose.
A Soja também tem saponinas, que atuam na absorcao do cálcio e por isso sao úteis contra a osteoporose.
Além delas, há os ácidos fíticos, que melhoram o aproveitamento do zinco.
Quando o mineral fica sobrando no sangue, o acúmulo contribui para a aterosclerose.

* Comer 25 gramas de proteína de soja por dia reduz o mau colesterol e os triglicérides.

Curiosidades
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja, e só 2% da safra chega a mesa do consumidor.
Os orientais a consomem 50 vezes mais do que nós por acreditarem no seu poder de absorcao e cura.

A lipoxigenase, é a enzima que é capaz de dar um gosto um tanto ruím a soja e faz com que algumas pessoas desistam de comer.
O único jeito de neutralizar este gosto é afundando os graos em água fervente por pelo menos, 5-10 minutos, antes de utiliza-los. (Revista Saúde n°22-2002)

Voltarei várias vezes neste blog para falar de soja, minha proteína favorita!!!

Bye bye!!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SÓ PRA INICIAR!! EM TECNICOLOR!!


O prato principal para o vegetariano é a salada! e aqui na minha casa nao poderia ser diferente!
Eu tenho loucura, neura por salada do mundo todo, e acreditem, eu sempre encontro saladas com diferentes gostos!!
Na realidade o que temos visto em muitos lugares é que nunca tem nada diferente para o vegetariano comer.
As saladas sao sempre pobres de ingredientes e sabores.
Esta é italiana. É conhecida e talvez nao seja uma novidade, mas eu adoro! Simples demais e o segredo realmente,
é o ponto de cozimento dos ingredientes, um azeite maravilhoso e muito apetite com um paladar agucado.

SALTEADO DE PIMENTOES EM TECNICOLOR

2 pimentoes verdes médios + 2 vermelhos médios + 2 amarelos médios +
2 cebolas cortadas em fatias grandes + azeitonas azápa chilena a vontade (ou da tua preferencia).

Preparar uma wok com um pouco bom ( 1 copo + ou -) de azeite extra virgem (vai colocando o azeite aos poucos),
e adicionar os pimentoes e as cebolas.
Vai mexendo pelo cabo sem esquecer de balancar. Assim nao cozinha demais. O segredo é ficar "al dente".
Acrescentar o tempero Adobo (mescla de ervas secas, pimenta vermelha , coentro, orégano, salsas, pimentoes).
Este tempero é característico do Uruguai, (
www.montecudine.com), podes mesclar outras ervas, ou as mesmas separadamente.
Nao esquecer de 1 colher de café de sal marinho!

Servir com carnes ou peixes, se gostas, ou como acompanhamento de paes e pastas!
É fácil, saborosa e faz um sucesso tremendo, além de um efeito bonito!
Bom apetite!!

COZINHA MAIS SAUDÁVEL

DIETOTERAPIA CHINESA

A culinária na China é considerada "terapia alimentar" e usada como uma das formas de tratamento da saúde adotada pela
medicina tradicional do país.
A prática é conhecida como Dietoterapia Chinesa, em que sao empregados os conceitos filosóficos do yin-yang.
Os chineses acreditam que os alimentos classificados como yang aumentam o calor do corpo (aceleram o metabolismo).
O ideal é ingerir os dois tipos de comida para manter equiíbrio. Uma pessoa que coma em demasia alimentos yang pode sofrer de acne e mau hálito, enquanto uma pessoa com falta desse tipo de alimento pode se tornar letárgica ou anemica.
ALIMENTOS YIN-
Carnes bovinas, aves , peixes, ovos e derivados do leite.
ALIMENTOS YANG-
Alimentos elaborados com farinha de trigo (pizza, pao, macarrao, tortas),
arroz, frutas e alguns legumes (batata, beterraba, inhame, cará, mandioquinha e mandioca).

ALIMENTOS NEUTROS-
Verduras e legumes, exceto aqueles mencionados nas refeicoes yang.
(Revista Viva Saúde n° 64 pag 34 - 2009)

Bye bye!!!!!!!!

sábado, 12 de setembro de 2009

DIVINOS QUEIJOS!!!


A HISTÓRIA DO QUEIJO

O queijo surgiu primeiramente entre os assírios, os caldeus e os egipcios,
para depois cair nas gracas dos gregos e dos romanos, que o utilizavam na alimentacao dos soldados e atletas.
Foram esses dois últimos povos que elaboraram diversas variedades de queijo e foi em Roma que nasceu o
comércio deste alimento.
Mas, segundo a lenda...
...o queijo teria sido descoberto por Aristeu, Rei de Arcádia e filho de Apolo, o deus do Sol.

Cremoso, saboroso, prático e essencial na alimentacao.

TIPOS DE QUEIJOS

COTTAGE - de origem norte-americana, provém do leite de vaca e possui, no máximo, 15% de gordura.
Por isso é ideal para dietas.
GORGONZOLA - de sabor forte e picante, o gorgonzola é um dos tipos mais gordurosos de queijo italiano.
Sua marca principal sao os mofos em tons de cinza e azul que surgem no queijo devido
a presenca do fungo Penicillium gorgonzola.
MUSSARELA - muito usada na culinária como ingrediente para tortas, sanduíches e massas, possui uma
casca lisa, cor clara e sabor suave, quando é feita com o leite de vaca. Já mussarela de búfala
tem um sabor mais acentuado.
PARMESAO - Sua forma mais usada é a ralada. Assim como a mussarela, é originário da Itália.
Provém do leite de vaca, possui uma cor escura, consistencia dura e sabor forte.
PRATO - sua origem é no Brasil. Possui sabor suave, consistencia macia e uma coloracao amarela, indicando
que seu teor de gordura é maior que, por exemplo, o da mussarela.
PROVOLONE - Suas características marcante sao: o formato circular e o sabor defumado. Também feito do
leite de vaca e vindo da Itália, esse queijo tem uma casca bem firme e um tom de amarelo intenso.
QUEIJO DE MINAS - Muito utilizado na cozinha brasileira e fácil de ser produzido ( a partir do leite de vaca pasteurizado).
Fresco, macio e de sabor suave, é presenca garantida nas mesas de café da manha.
ROQUEFORT - Assim como o gorgonzola, esse queijo apresenta mofos, que surgem na forma de pontos azuis.
É feito a partir do leite de ovelha nao-pasteurizado. De origem francesa, o roquefort tem coloracao
clara, consistencia macia e sabor picante.
MEIA CURA - É muito parecido com o queijo-de-minas. No entanto, seu tempo de cura é maior e
seu grau de gordura também.
RICOTA - Esse queijo de sabor suave, é de origem italiana e produzido a partir do soro de leite de vaca ou de ovelha.
É mole, possui coloracao esbranquicada e derrete na boca. Ótimo para ser usado em tortas, massas, pastéis
e, até mesmo, em sobremesas.

CREMOSOS

CREAM CHEESE - Originário dos Estados Unidos, possui sabor suave e um leve toque de acidez.
CATUPIRY- esse queijo é criacao brasileira de marca registrada. Foi inventado, em 1911.
REQUEIJAO- De origem brasileira, pode ser encontrado nos seguintes tipos: de corte, de bisnaga (ou culinário),
de balde e requeijao cremoso.

VOCE SABIA??? Melhor nao saber...
Que o coalho, ingrediente essencial para a fabricacao de queijos, é uma enzima digestiva extraída do estomago dos
bezerros e cabritos??
Sem comentários...
(Revista Guia da Cozinha - Ano 1 - n° 7)

Para quem associa queijos aos vinhos vale uma dica:

QUEIJOS SUAVES - Vinhos tintos leves
QUEIJOS DE GOSTO MAIS FORTE - Vinhos tintos encorpados
QUEIJOS PICANTES - Vinhos brancos secos

Conheco uma infinidade de queijos por este mundo afora. Degusto-os prazeirosamente.
Para mim valem uma refeicao.


As fotos da montagem sao de um supermercado maravilhoso em CHIAVENNA- Itália - 2009.

 
***Este blog entra de férias comigo. Beijos e até breve! quando voltar atualizo minhas visitas ao blogs amigos!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

HUMMMMMM.... Cuscuz brasileiro + DICAS DE SAÚDE!


Rápido e prático, para degustar ao meio dia,
ou fazendo companhia para um cafezinho amigo pelas tardes;
ou ainda desfrutando aleatóriamente do jantar, acompanhado de uma bela salada verde!

 
CUSCUZ DE PANELA DE ATUM E LEGUMES (pra quem nao come atum, somente legumes)


INGREDIENTES: 1cebola picada + 3 alhos amassados + 3 colheres (sopa) de azeite + 1 abobrinha em cubos pequenos + 1 berinjela em cubos pequenos +
1 xícara de chá de milho verde + 1 lata de ervilha + 50 gramas de azeitonas pretas picadas + 1 xícara chá de palmito picado (opcional) +
1 lata de atum light+ sal a gosto + cheiro verde a gosto + 1/2 xícara de polpa de tomate + 1 cenoura ralada no ralo grosso + 1 colher de café de orégano + 1 colher de café de gengibre em pó + 1 colher de café de cominho + 1 1/2 xícara de chá de farinha de milho amarela em flocos (na Alemanha pode usar "Maismehl" diminuindo a quantidade para 1 xicara e tendo em mente que nao vai ficar igual ao cuscuz que se faz no Brasil)

FAZENDO... Coloque todos os ingredientes, exceto a farinha de milho, em uma panela com tampa e cozinhe por 12 a 15 min no fogo médio.
Retire do fogo, adicione a farinha de milho e mexa bem até obter uma mistura firme.
Coloque numa forma pequena de buraco no meio, sem untar, e enfeitada com ingredientes da própria receita, (separados antes de irem ao fogo,) e leve ao forno por + ou - 20
-25 min. Deixe esfriar um pouco, coberto com um pano. Transfira da forma para o prato e sirva.

Posso garantir que fica uma delícia!!!!! Degustem!!


DICAS:

 1- Observe a data de fabricacao e validade de todos os produtos.
Mercadorias com prazo de validade vencido nao podem estar a venda.
2- Atencao com as promocoes. Geralmente, as mercadorias em promocao estao próximas do prazo de validade
3- Verifique a higiene dos corredores dos Supermercados, balcoes, prateleiras e dos funcionários que manipulam os alimentos.

 
HORTIFRUTI

* VERDURAS-devem ter a coloracao bem viva. Nao leve para casa folhas amareladas, furadas e com manchas escuras. Folhas que se soltam facilmente indicam que a verdura nao está tao fresca.
* FRUTAS-Nao devem ter manchas escuras na casca. Examinar a fruta é necessário, mas nada de ficar apertando muito, pois poderá amassar. Confie nos seus sentidos: fruta fresquinha e no ponto tem aroma inconfundível.
*LEGUMES- Nao devem estar amolecidos, com brotos ou manchas esverdeadas. (Revista Guia da cozinha-ano 2- n° 21)

Bye bye!!!

domingo, 23 de agosto de 2009

DELICIAS COM SUCRILHOS!!!!!


Gente quanto tempo!!!!!
Mas minha ausencia foi por uma boa causa,
e junto com esta boa causa, estive uma semana num paraíso regado de quitutes, saladas e docinhos!
Coisa boa é pouco!
Depois de procurar nos cadernos de receitas um docinho diferente para o lanche da noite, minha amiga
Zuleika, enveredou pela cozinha e meteu a mao na massa mesmo!!!!! e saiu esta maravilha que tentei de toda maneira retratar fielmente.

Eu nao conhecia a iguaria, mas meu filho Lucas diz que a receita é proveniente dos Estados Unidos.
Bem, sem mais milongas, vamos ao que interessa:

BOLINHOS DE SUCRILHOS

4 ovos inteiros + 2 xícaras chá de acucar + 200 grs de manteiga + 4 colheres de sopa de creme de leite sem soro + 4 xícaras de chá de farinha de trigo + 1 colher sopa rasa de fermento tipo Royal + 1 colher de sobremesa de baunilha +1 pacote de sucrilhos.

MODO DE FAZER

Coloque o Sucrilho numa vazilha funda e reserve.
Colocar no liquidificador os ovos + a manteiga + o creme de leite. Bater bem.
Num outro recipiente adicionar este creme + a farinha de trigo + a baunilha + fermento
misturar. ( a massa fica bem grossa)

Pegar colheradas desta massa, embolar na mao e colocar dentro da vasilha dos Sucrilhos
e assar em forminhas de tefal sem untar, ou em forminhas de papel.
Levar ao forno quente por 35 min + ou -

Posso garantir que fica uma delícia!!!!!! Provem!!!!! A criancada vai adorar e os marmanjos agradecer!!!!

Bye!!!!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

HUMMMM, QUE DELÍCIA!!!!!!




Aniversário da Mamae!!!!

Delícia de bolo!!!!

Sei que muitas pessoas conhecem este bolo, mas ele é sempre um "Su"cesso quando aparece
numa festa para ser degustado. Vou colocar a receita para aqueles que ainda nao tiveram o prazer de experimentar.

BOLO VERDE ??

Ingredientes: 3 ovos + 1 copo de iogurte natural desnatado + 1 gelatina de limao + 1 pacote de massa pronta para bolo sabor laranja +
1/2 copo de óleo + 1 colher de sopa rasa de fermento tipo Royal + raspas de 1 limao.

Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos as raspas de limao. Colocar em forma untada e forno quente (200°C), por mais ou menos 35 min. Lavo o liquidificador com um pouquinho de água e aproveito para anexar na massa, antes de leva-la ao forno, claro.

COBERTURA:
1 lata de leite condensado + suco de 1 limao + 1 lata de creme de leite light sem soro.
Bater tudo no liquidificador e colocar sobre o bolo FRIO, anexando sobre ele as raspas raladas de um limao. (esta receita chegou até a mim, através de uma amiga).

Tem pessoas que o levam a geladeira. Eu nao faco isso porque gosto de bolo muito molhado e fofo, e o gelo tira este particular.
A minha prima Doro, faz a mesma receita com a gelatina de morango, e o recheia com morangos. Também fica muito bom, e vale a criatividade.
Deliciem-se!!!!!

Bye bye!!!!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

NA BEIRA DOS CAMINHOS


Se tem uma coisa que me agrada demais,
é colocar meus olhos nesta quantidade de legumes, verduras, vegetais de uma maneira geral, molhos etc!
Vou ficar sempre muito feliz se deparar com estas iguarias! Molhos diferentes, com distintas ervas, azeite extra virgem,
compondo aroma e paladar. E ainda, tendo a certeza de que uma salada faz muito bem a saúde!

Alguns molhinhos para degustar estas saladas:

MOLHO DE IOGURTE COM ERVAS

1 iogurte natural desnatado com ervas desidratadas (tomilho, orégano, salsa, pimenta vermelha seca, etc)
faca, um mix segundo a tua preferencia. Junte tudo muito bem com uma pitada de sal, um pouco de azeite e
1 colher de sopa de aceto balsamico. Vai ficar suigeneris, eu garanto.

MOLHO DE MOSTARDA E MEL

Para cada 3 colheres de sopa de mostarda de Dijon , 1 colher de mel. Misturar bem e servir na molheira. É somente isso,
e fica uma delícia.

MOLHO DE REQUEIJAO COM GORGONZOLA OU GRUYERE

1 copo de requeijao misturado com 1 porcao do queijo. Amassar bem e colocar uma porcao generosa de azeite.

MOLHO MARAVILHA

1/2 xíc de chá de maionese light + 1/2 xíc de chá de suco de laranja + 1 colher de sopa rasa de mostarda +
1 colher sopa de gengibre em pó + sal e salsa picadinha a gosto + 3 colheres de sopa de azeite.
Misture bem todos os ingredientes e sirva sobre as saladas.


MOLHO RO

1 copo de azeite extra virgem + 1/2 copo de shoyu + 1 colher de sopa de mel + ervas desidratadas.
Mesclar tudo muito bem e saborear.

Por hoje é só!!!!

(a foto é da rede suíca Marche- restaurante no meio do caminho por esta Europa da vida!)
Este blog entra de férias por 15 dias!

Bye!!!!!